65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

CUIABÁ

Pai paga promessa e sai do Hospital Municipal de Cuiabá de joelhos em agradecimento pela recuperação da filha

Publicados

CUIABÁ

A cena emocionou a todos, o jardineiro Edevilson Ferreira pai da paciente  Brenda Vitoria Alves Ferreira, 18 anos, deixou no dia 31 de julho, o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, de joelhos, em cumprimento a promessa feita, caso a filha recebesse alta médica.

Foram mais de três meses de luta pela vida. A adolescente deu entrada no HMC no dia 11, após passar mal, em decorrência de um bullying sofrido na escola onde estuda, segundo afirmou a mãe de Brenda, Estefany Ferreira, que trabalha como diarista.

“Ela começou com crises convulsivas, após esse bullying. Minha filha nunca havia tido convulsão, ela começou a se debater, apresentar crises de choro, corpo trêmulo, braço dormente, salivar e entortar a boca e vomitar”. Esses foram os sintomas, revelou a mãe.

Ao dar entrada no HMC, a paciente passou por acompanhamento com neurologista, neurocirurgião, clínico geral e equipe multidisciplinar. Realizou vários exames laboratoriais e de imagem, e a conclusão do diagnóstico foi Encefalite Autoimune, uma inflamação do cérebro que surge quando o sistema imune ataca as próprias células cerebrais.

Segundo a mãe de Brenda, a doença pode ter sido desencadeada por uma crise de estresse intensa.  “Ela teve a parte emocional e neurológica afetadas. Minha  filha perdeu a fala e o movimento do corpo. No período de internação, ela teve parada cardíaca, passou por entubação e traqueostomia. Foram idas e vindas entre enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva. Estou muito feliz agora com a recuperação da Brenda. E muito agradecida por todo o cuidado, carinho e dedicação dos médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais equipes multiprofissionais do HMC”, ressaltou.

No dia da alta médica, o pai de Brenda agradeceu a Deus e a todos que colaboraram com a vitória de Brenda. “Foram meses de batalha, mas nós vencemos. Gratidão à administração do HMC e as profissionais da saúde, que aqui trabalham. Agradeço também aos amigos e a todos que oraram por nós”, enfatizou. 

Para Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o HMC, é uma alegria imensa quando os pacientes saem com vida e recuperados. “Diariamente o Hospital Municipal de Cuiabá salva-vidas. É muito gratificante, isso acontece graças à gestão Emanuel Pinheiro, que inaugurou e mantém esta unidade para a população do Sistema Único de Saúde – SUS. Gestão séria, humanizada e preparada, com profissionais de excelência e equipamentos modernos para a realização do tratamento adequado”, enfocou o diretor-geral.    

A gestão Emanuel Pinheiro inaugurou no ano de 2019, o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”– HMC, com 315 leitos abertos. A unidade é considerada o mais novo e moderno hospital de Mato Grosso e um dos três melhores hospitais públicos do país, no quesito infraestrutura. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CUIABÁ

Assistência Social realiza entrega de 150 cobertores para a população em situação de rua com a chegada de nova frente fria

Publicados

em

Com a chegada da nova frente fria, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, inicia nesta quarta-feira (09), a distribuição de 150 cobertores da ‘Campanha Aquece Cuiabá’. As entregas serão feitas pela equipe do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Centro Pop, a partir das 18h, em diferentes pontos de concentração da população em situação de rua.

A distribuição dos cobertores será feita enquanto permanecerem as baixas temperaturas, previstas até o final dessa semana. Desde o mês de abril, já foram distribuídos cerca de dois mil. Os locais percorridos são as regiões da Rodoviária, Porto, Praça Ipiranga e Morro da Luz.

Além dessa medida, o Executivo mantém o atendimento por meio do Centro POP. A unidade entregue no final do mês de maio desse ano, é voltada exclusivamente para atendimento desse público, onde é realizado o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade e acolhimento dessas pessoas.

A coordenadora de Proteção Especial, Fabiana Soares, lembra que muito mais que oferecer cobertores em razão do frio, a equipe possibilita acolhimento informando sobre as unidades existentes no município. “Sempre que realizamos esses tipos de trabalhos, realizamos essa abordagem para que essas pessoas sejam encaminhadas para as nossas unidades de acolhimento para adultos como, o Manoel Miraglia, da Guia e do Porto. No entanto, nem sempre eles aceitam”, comentou Fabiana.

A equipe de abordagem social realiza a entrega de 450 refeições diariamente, sendo 300 nos pontos de concentração da população em situação de rua e 150 aos trabalhadores do Aterro Sanitário. Essa ação acontece desde o início da adoção das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, no mês de março de 2020.

“É muito gratificante perceber que de uma forma ou de outra, estamos contribuindo para oferecer dignidade a essas pessoas que dependem do poder público. Graças ao empenho da gestão Emanuel Pinheiro, estamos mantendo a tradição, oferecendo acalento para os cuiabanos acostumados com o clima quente de Cuiabá”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

MAIS LIDAS