MP MT
Página web para cadastramento de entidades do Terceiro Setor é criada

Com o objetivo de fortalecer o Terceiro Setor (como cooperativas, organizações religiosas, associações e fundações privadas), o Ministério Público de Mato Grosso criou uma página web para cadastramento das entidades, que está disponível no menu “Serviços ao cidadão”, em “Entidade do Terceiro Setor”, no site da instituição (acesse aqui). A ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), a pedido da 26ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá – Especializada em Fazenda Pública e Fundações.
Fonte: Ministério Público MT – MT

MP MT
Estado e MPMT firmam acordo para melhorias em unidade socioeducativa

Em audiência realizada nesta quarta-feira (10), o Estado de Mato Grosso firmou um acordo judicial com o Ministério Público de Mato Grosso, se comprometendo a promover uma série de melhorias estruturais e operacionais na unidade socioeducativa feminina provisória. A sessão de conciliação foi conduzida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Infância e Juventude e acordo foi homologado na hora pela Justiça.
O acordo contempla 11 compromissos assumidos pelo Estado, com prazos que variam entre 10 e 20 dias para execução. Entre as principais medidas acordadas estão: correção da fiação elétrica exposta e comprovação da adequação das instalações por meio de laudo técnico; instalação de ventiladores fixos em todos os quartos para garantir ventilação adequada; reparo das instalações hidráulicas; substituição de pias, chuveiros e vasos sanitários; e troca de todos os colchões utilizados pelas socioeducandas.O Estado também se comprometeu a realizar dedetização periódica para controle de pragas e insetos e implementar ferramenta de gestão interna, com checklist diário para monitoramento das condições da unidade. Por fim, assumiu o compromisso de, até 20 de agosto de 2025, solicitar vistoria pelo Corpo de Bombeiros para avaliação das condições estruturais e apresentar medidas para solucionar a falta de água na unidade.“A autocomposição, especialmente em casos que envolvem direitos fundamentais de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, é uma ferramenta essencial para garantir respostas rápidas e eficazes. Neste caso, conseguimos garantir melhorias urgentes para as adolescentes que estão na unidade”, argumentou a promotora de Justiça Daniele Crema da Rocha de Souza.A promotora de Justiça explica que o acordo é resultado de uma reclamação pré-processual ajuizada no dia 3 de julho contra o Estado, baseada em uma inspeção que constatou graves irregularidades na unidade provisória, onde as socioeducandas estão e permanecerão até o fim das obras de reforma da unidade definitiva.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Esportes2 dias ago
Fluminense perde para o Chelsea e é eliminado do Mundial de Clubes
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Participantes do Centro de Convivência de Barra do Bugres vistam a ALMT e recebem homenagem do deputado Chico Guarnieri
-
POLÍTICA MT7 dias ago
O deputado Juca do Guaraná participa de audiência pública sobre mineração em Peixoto de Azevedo
-
Tecnologia4 dias ago
Ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e social do BRICS
-
Saúde4 dias ago
Ministério da Saúde apresenta ao banco do BRICS projeto para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
-
ECONOMIA4 dias ago
Portal Único de Comércio Exterior torna mais ágil e simples o pagamento de taxas para importação
-
ECONOMIA4 dias ago
Corrente de comércio brasileira chega a US$ 312,2 bi de janeiro a 1° semana de julho
-
Saúde2 dias ago
Mutirão do Agora Tem Especialistas realiza em um único dia mais de 12 mil atendimentos para pacientes do SUS