CUIABÁ
Ouvidoria setorial do HMC registra aprovação de 95% em 2021
Com a missão de dar vez e voz aos cidadãos dentro da Prefeitura de Cuiabá, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) tem desempenhado sua função com eficácia. É o que comprova a unidade setorial do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Em 2021, uma pesquisa de satisfação registrou uma aprovação de 95% (ótimo e bom), referente aos serviços prestados pelo complexo hospitalar. Ao todo, 3.864 pacientes foram ouvidos.
A Ouvidoria é o meio de comunicação oficial entre o Executivo Municipal e a população, responsável pelo recebimento de dúvidas, elogios, reclamações, sugestões e denúncias, respondendo às manifestações de forma célere.
O diretor do HMC, Dr. Paulo Rós, afirma que os projetos apresentados pela ouvidoria têm contribuído diretamente em melhorias internas e externas, alcançando resultados positivos.
“Todas as ferramentas (caixas de sugestões instaladas em pontos estratégicos do hospital, Linha telefônica aberta para contato direto com o Diretor, Pesquisa de satisfação com acesso facilitado via QR Code), entre outras inovações implantadas pela Ouvidoria e pela Diretoria da unidade, tem apenas um único objetivo: ouvir melhor a população atendida no HMC, as suas alegrias, angústias e principalmente as suas reais necessidades.”, pontuou o gestor.
O questionário avaliou todos os setores da unidade de saúde, começando pela enfermaria até a urgência e emergência, ambos conquistaram índices positivos, acima de 85%. A meta para este ano é ampliar a ferramenta, ouvindo o maior número de pessoas possíveis.
Para o ouvidor-geral, Heitor Reyes, a equipe vem desempenhando um excelente trabalho, em especial, na humanização dos atendimentos entre os pacientes e seus familiares, principal marca da Gestão Emanuel Pinheiro. “A ouvidoria do HMC faz um excelente trabalho entre os pacientes, funcionários, médicos e a população em geral. É um exemplo para que possamos melhorar a eficiência dos serviços públicos. As pessoas que estão internadas no hospital e que estão sofrendo por alguma doença, precisam ser assistidas e acalentadas pela administração municipal. Parabéns a toda a equipe do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC pelo grande trabalho”, destacou.
O trabalho consiste na análise individual das demandas. Em seguida, são encaminhadas aos departamentos responsáveis. Após o registro, um protocolo é gerado, possibilitando que o cidadão acompanhe sua dúvida pela internet, dispensando a necessidade de comparecimento presencial. O prazo para retorno é de 20 dias, porém, o mesmo pode ser prorrogado por mais 10, conforme a legislação.
O expediente na unidade setorial no complexo hospitalar ocorre de maneira remota, em razão da pandemia e surtos gripais no município. Com isso, os usuários podem entrar em contato com a ouvidoria do HMC pelo telefone: (65) 3318-4875 ou pelo e-mail: [email protected].

CUIABÁ
Prefeitura regulariza descarte irregular de lixo no Mercado do Porto

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Municipal de Obras Públicas está implementando ações para resolver, definitivamente, o descarte de lixo irregular nas proximidades da área de preservação ambiental do Mercado Antônio Moisés Nadaf, o Mercado do Porto.
Nesta semana foi realizada a limpeza para remoção de caixas de madeiras e demais materiais inservíveis que estavam nas proximidades da área verde.
“Nossa meta é que esse problema ambiental aqui no Mercado do Porto seja extinguido nos próximos dias e aí a gente vai para as próximas etapas de melhorias”, frisou o secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Fellipe Corrêa.
As iniciativas também incluem a concretagem das lixeiras e fechamento com alambrados para isolar a área e evitar que o lixo seja acumulado indevidamente.
A equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas executará o projeto de construção de uma caixa coletora do chorume. Com isso, o dejeto receberá tratamento adequado.
“O chorume não pode ser descartado assim. As regras do meio ambiente não permitem. Então, foi elaborado esse projeto, que deve ser implantado antes da concretagem do piso”, explicou o engenheiro Civil da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Paulo Tarcísio Mallmann.
O secretário Municipal de Turismo, Fernando Medeiros e o coordenador de Logística da Smated, Pablo Fernandes, vistoriaram a área na quarta-feira (12), após uma reunião de trabalho no Mercado do Porto.
#PraCegoVer
A foto mostra os secretários municipais de Turismo, Fernando Medeiros, e o de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Fellipe Corrêa, em vistoria nas proximidades da área de preservação ambiental no Mercado do Porto, em Cuiabá. Eles estão acompanhados de outras duas pessoas que fazem parte da equipe de trabalho. Atrás da equipe há uma estrutura de concreto na cor verde que é onde ficam as lixeiras e na parte lateral é uma tela que faz a divisa do Mercado com a área de preservação. A tela está praticamente coberta por plantas verdes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
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