65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Policial

Operação da Polícia Civil apreende cargas ilegais de madeiras em duas empresas em Juína

Publicado em

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), deflagrou, entre a noite de quinta-feira (05.6) e a manhã desta sexta-feira (06), a Operação Cadeia Sustentável, com foco na fiscalização ambiental no município de Juína. Os trabalhos resultaram na apreensão de grandes volumes de madeira de origem ilegal, além da condução de cinco pessoas e apreensão de veículos utilizados no transporte clandestino.

A primeira ação ocorreu nas imediações de uma madeireira onde um caminhão carregado com aproximadamente 15 m³ de toras foi interceptado. Questionado, o motorista afirmou ter sido contratado para realizar o frete sem a documentação ambiental obrigatória. Na sequência, os policiais diligenciaram até o interior da madeireira, onde abordaram o responsável pelo estabelecimento, que confirmou a negociação. Foram apreendidos o caminhão, a carga e um aparelho celular.

Posteriormente, a equipe da Dema flagrou nova movimentação suspeita em outra madeireira, também situada em Juína. Um caminhão sem placas e outros dois veículos carregados com toras foram flagrados descarregando madeira no local, sendo acompanhados por uma camionete. Três suspeitos foram detidos em flagrante, e mais de 28 toras foram apreendidas, além de três caminhões e a camionete utilizada no transporte. O proprietário do estabelecimento apresentou-se posteriormente para prestar esclarecimentos.

As apreensões ocorreram com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que foram acionadas para realizar a medição da madeira e os procedimentos técnicos periciais. Os veículos apreendidos foram encaminhados ao pátio do Ibama no município de Juína.

As condutas constatadas se enquadram no artigo 46 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que trata da proibição de armazenar, transportar ou comercializar produtos de origem florestal sem licença válida. As investigações continuam com o objetivo de identificar demais envolvidos e desarticular eventuais esquemas de comércio ilegal de madeira na região noroeste do estado.

Cadeia Sustentável

O nome da operação ressalta o foco na cadeia produtiva da madeira, desde a origem até o destino final, enfatizando a necessidade de sustentabilidade e legalidade em todas as etapas do processo.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Polícia Civil fecha depósito de drogas de facção criminosa na zona rural de Rosário Oeste

Published

on

A Polícia Civil fechou nesta segunda-feira (16.6), em Rosário Oeste, um local utilizado como depósito de drogas por membros de uma facção criminosa. Um homem de 25 anos, apontado como integrante do grupo criminoso, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e integrar organização criminosa.

As diligências foram iniciadas depois que a equipe da Polícia Civil recebeu informações sobre um local na zona rural de Rosário Oeste, que estaria sendo utilizado por faccionados como depósito de entorpecentes e outros objetos de origem ilícita.

Com base na denúncia, os investigadores diligenciaram até o endereço e encontraram um barraco, onde estava o suspeito de integrar a facção. Em buscas no imóvel, foi encontrada uma sacola preta com dois tabletes grandes de maconha, porções menores da droga, uma pedra de pasta base, além de uma balança de precisão e um rolo de papel plástico utilizado para embalar entorpecentes.

As investigações apontam que a facção criminosa tomou a casa de uma vítima, que vinha sendo extorquida pelo grupo criminoso, deixando um dos seus integrantes responsável pelo local.

Diante dos fatos, todo o material ilícito foi apreendido. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Rosário Oeste, interrogado pelo delegado Mauro Perassoli Filho e autuado em flagrante por tráfico de drogas e por integrar organização criminosa. Em seguida, ele foi colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS