MATO GROSSO
Obras na parte superior da trincheira Jurumirim começam nesta quarta-feira (02)
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) começa nesta quarta-feira (02.02) a realizar os reparos na parte superior do Complexo Viário Engenheiro José Luiz Borges Garcia, a trincheira Jurumirim.
Para a execução dos serviços, não haverá interrupção total do trânsito na trincheira, apenas bloqueios parciais. Nesta quarta-feira (02.02), a partir das 09h, será bloqueado o trecho entre o início da trincheira e o antigo hotel Global Garden, na pista sentido Rodoviária-Coxipó.
De acordo com a Secretaria Adjunta de Obras Especiais da Sinfra-MT, as obras irão começar neste trecho, para o qual já havia uma rota de desvio preparada para o período em que a trincheira esteve fechada.
O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, lembra que o trânsito não será totalmente interrompido para não prejudicar os cidadãos que passam pelo local, assim como os comerciantes da região.
Nesta fase da obra, serão trocadas as juntas de dilatação, estrutura fundamental para a sustentação da trincheira e que estavam desgastadas. Também serão realizados reparos em trechos do pavimento que apresentam patologias e nas rotatórias. Ao fim do serviço, será aplicado microrrevestimento nas pistas e a devida sinalização.
Obra
Na última sexta-feira (28.01), o Governo de Mato Grosso liberou o trânsito da parte inferior da trincheira, que estava fechado desde junho, para reconstrução dos sistemas de drenagem e correção das paredes. Também foi instalado um novo sistema de iluminação.
Orçada em R$ 14,2 milhões, o Governo já investiu R$ 10,5 milhões na primeira fase da obra.
A trincheira Jurumirim foi construída para a Copa do Mundo de 2014, mas a obra nunca foi completamente entregue pelo consórcio executor. Os primeiros defeitos no local começaram a aparecer ainda em 2014 e após uma série de tentativas frustradas de realizar um acordo com as construtoras, o Governo realizou um estudo e lançou nova licitação para resolver todos os problemas da trincheira.
MATO GROSSO
“Equilíbrio das contas públicas permite que investimentos impactem diretamente na vida dos cidadãos”, afirma secretário de Fazenda
O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, afirmou que o equilíbrio fiscal é um ponto fundamental para garantir que o Estado faça os investimentos necessários para melhorias à população.
“O equilíbrio das contas públicas permite os investimentos que impactam diretamente na vida dos cidadãos, como na infraestrutura, saúde e educação. Hoje, Mato Grosso é um exemplo de que o caminho para crescer passa por esse equilíbrio. Não há outro caminho e os resultados do Estado mostram o compromisso desta gestão com o equilíbrio fiscal e investimentos estratégicos”, destacou.
De acordo com o Ranking de Competitividades de Estados e Municípios, feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Mato Grosso é considerado o estado mais sólido financeiramente do país e ocupa o primeiro lugar em equilíbrio fiscal.
A avaliação do CLP analisou a capacidade dos estados de administrarem suas dívidas, com base nos dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), do Tesouro Nacional, referentes a 2023.
Em 2023, Mato Grosso consolidou sua posição com o fortalecimento das receitas, fruto de medidas de controle fiscal adotadas nos últimos anos. Esse cenário permitiu a realização de investimentos em infraestrutura, saúde, educação e outros setores estratégicos, sem comprometer a sustentabilidade financeira do estado.
O que é solvência fiscal?
A solvência fiscal mede a capacidade de um estado de honrar suas dívidas, considerando a Dívida Consolidada Líquida (DCL) e a Receita Corrente Líquida (RCL). Quanto menor o percentual, melhor a saúde financeira de um estado, pois indica que suas receitas regulares são suficientes para pagar dívidas e realizar novos investimentos.
Com a combinação de crescimento expressivo na arrecadação e gestão prudente, Mato Grosso alcançou a liderança nacional nesse indicador, mantendo suas dívidas sob controle.
Essa posição fortalece a imagem do estado como confiável para investidores, demonstrando sua capacidade de honrar compromissos e financiar novos projetos.
Além disso, o destaque no ranking possibilita que Mato Grosso obtenha financiamentos com condições mais vantajosas, garantindo recursos para ampliar obras e serviços essenciais.
Fonte: Governo MT – MT
-
Rondonópolis3 dias ago
80 casais rondonopolitanos se uniram oficialmente em evento promovido pela prefeitura no sábado (7)
-
POLÍTICA MT2 dias ago
AL convoca representantes de todos os poderes para evitar paralisação nos atendimentos à população
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Botelho propõe criação do núcleo permanente da PM no distrito de Aguaçu
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado Sebastião Rezende anuncia criação da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias ago
Ministros anunciam na Câmara novas ações voltadas para pessoas com autismo e doenças raras
-
CUIABÁ6 dias ago
Cuiabá conquista mais uma importante premiação: Selo Ouro no ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’
-
Policial3 dias ago
Delegado da Polícia Civil de MT se aposenta com o dever cumprido
-
CUIABÁ5 dias ago
Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá