POLÍTICA MT
Obras do trecho da MT-339 entre Glória d’Oeste a Quatro Marcos terão início em 60 dias
O trecho da MT-339, que liga Glória d’Oeste a São José dos Quatro Marcos, será contemplado com obras de pavimentação. O processo para contratação da empresa já está em andamento. O prazo é de até 60 dias para os trabalhos terem início na região. A data foi estipulada após cobrança do deputado Dr. Gimenez (PV), na manhã desta segunda-feira (31), durante reunião com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
“São melhorias que estou buscando desde 2021, porém, sabemos que muitos processos, nesses dois anos de pandemia, ficaram paralisados. Mas as demandas não foram esquecidas. Estou em constante diálogo com o governo, como o desta manhã, em que o Marcelo nos sinalizou para uma resolução às obras do trecho da MT-339 em até 60 dias”, frisou o parlamentar.
Nas tratativas, o deputado também dialogou sobre as obras da MT-175 e 170, que ligam municípios da região oeste. “Essas obras também terão continuidade. Na 175, os trabalhos de manutenção estão sendo realizados; as da 170, devido ao período chuvoso a equipe de obras não consegue executar os serviços, por isso a paralisação temporária. Porém, a equipe continua no local e todos os serviços serão executados”, garantiu Gimenez.
O deputado reiterou sua luta para garantir que obras como essas sejam realizadas na região. “ São trechos que formam relevantes rotas comerciais entre as cidades da nossa região e, por isso, precisam ser realizadas com urgência. Não vou me furtar de cobrar o governo e vou acompanhar de perto esses trabalhos. Agradeço a confiança e paciência de toda população da região, que há anos sofre com a falta de infraestrutura nesses trechos”, finalizou Dr. Gimenez.
POLÍTICA MT
Pacientes renais poderão de ter rede de atendimento ampliada
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta terça-feira (10), o parecer favorável à proposta que amplia a rede de atendimento a pacientes renais crônicos no estado. O Projeto de Lei 1409/2024 acrescente dispositivos à Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Diagnóstico de Doença Renal Crônica, estabelecida pela Lei 10.302/2015.
A proposta apresentada pelo deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) deverá agora passar por segunda votação em Plenário e, se aprovada, seguir para sanção do governador do Estado. O objetivo do projeto é garantir que os pacientes que precisam de atendimento contínuo, tenham acesso facilitado por meio da descentralização dos centros de tratamento.
“A política para os pacientes que têm insuficiência renal crônica é extremamente importante. Às vezes, com ações simples, a gente consegue melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Caso o projeto seja aprovado, será possível diminuir as distâncias percorridas para realização do tratamento. A proposta visa atender o povo do Mato Grosso, fazer a divisão de renda. Estamos num estado que produz tanto, que gera tanta riqueza, mas que muitas das vezes essa riqueza não chega até a ponta, até onde mais”, afirma o autor da proposta.
Para o presidente da CCJR, deputado Júlio Campo (União), a alteração na Política vai reduzir o sofrimento das pessoas em tratamento, que muitas vezes viajam por horas para ter acesso à diálise. “Não tem como uma pessoa que precisa fazer duas, três diálises por semana, viajar 200, 300 quilômetros por dia. Eu mesmo, por meio de emendas parlamentares, destinei recursos para viabilizar a implantação da rede de tratamento em Juína”.
O deputado Diego Guimarães (Republicanos) também chamou a atenção para a importância da descentralização e disse que as emendas são uma ferramenta importante para garantir que os recursos cheguem em lugares onde, muitas vezes, o governo não consegue identificar a demanda. “A gente fica feliz em ver que os deputados estão alinhados para poder proporcionar saúde e qualidade de vida para aqueles que não são ouvidos pelo poder público estadual, já que a demanda é volumosa”, destacou Guimarães.
De acordo com o Plano de Prevenção e Tratamento à Pessoa com Doença Renal Crônica (DRC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em Mato Grosso, o estado possui 267.584 pacientes renais crônicos com mais de 20 anos e 12 estabelecimentos habilitados para a realização de hemodiálise, sendo quatro sob gestão estadual e oito sob gestão municipal.
O PL 1409/2024 prevê a ampliação do acesso à atenção básica em saúde, com ênfase na prevenção, detecção e tratamento precoce da insuficiência renal crônica; a implementação dos programas de triagem e acompanhamento; promoção de ações de reabilitação e suporte multidisciplinar aos pacientes com insuficiência renal crônica em estágio avançado, entre outros.
Fonte: ALMT – MT
-
Rondonópolis3 dias ago
80 casais rondonopolitanos se uniram oficialmente em evento promovido pela prefeitura no sábado (7)
-
POLÍTICA MT2 dias ago
AL convoca representantes de todos os poderes para evitar paralisação nos atendimentos à população
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Botelho propõe criação do núcleo permanente da PM no distrito de Aguaçu
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado Sebastião Rezende anuncia criação da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias ago
Ministros anunciam na Câmara novas ações voltadas para pessoas com autismo e doenças raras
-
CUIABÁ6 dias ago
Cuiabá conquista mais uma importante premiação: Selo Ouro no ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’
-
Policial3 dias ago
Delegado da Polícia Civil de MT se aposenta com o dever cumprido
-
CUIABÁ5 dias ago
Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá