Vanio Jordani, secretário de Saúde, ressalta que a gestão tem buscado ampliar e qualificar os serviços de saúde, proporcionando à população o acesso necessário para cuidados essenciais. “Os números alcançados são um reflexo do trabalho constante das nossas equipes. O objetivo é avançar cada vez mais e melhorar a infraestrutura de saúde, garantir atendimento e serviços preventivos e curativos, incluindo campanhas sobre higiene oral e prevenção de doenças bucais”, salienta.
Sorriso
O Município realizou mais de 121 mil atendimentos odontológicos entre janeiro e maio

Nos primeiros cinco meses de 2025, o setor de Saúde Bucal de Sorriso totalizou 121.874 atendimentos odontológicos, sendo 112.285 nas unidades de saúde e 9.589 no Centro de Especialidades Odontológicas, representando o investimento de R$ 2.018.903,44.
Os serviços realizados incluem consultas e exames de rotina, até tratamentos emergenciais e especializados, como próteses dentárias, periodontia (cuidados com gengiva e osso), odontopediatria (atendimento odontológico voltado para crianças), atendimento a pacientes especiais, além de tratamentos de canal (endodontia) e cirurgias de baixa e média complexidade, como remoções de dentes, frenectomia e biópsias.
O Município conta atualmente com 40 profissionais de saúde bucal, sendo 30 clínicos gerais, responsáveis pelos atendimentos nas unidades de saúde, e 10 especialistas que atuam no Centro de Especialidades Odontológicas, prestando suporte a casos mais complexos que exigem cuidados além da atenção básica.
A coordenadora de Saúde Bucal, Luciana Bussolaro, enfatiza a importância desses números e destaca que o Município tem investido não apenas em tratamento de problemas dentários, mas também na promoção de práticas preventivas.
“Este número abrange uma ampla gama de serviços. Estamos trabalhando para garantir que a população tenha acesso a tratamentos odontológicos de qualidade, mas também em ações de forma integrada de prevenção. Além de tratamentos, é importante que as pessoas entendam a importância da higiene e dos cuidados diários para evitar doenças e complicações.”
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Sorriso
Profissionais do SAE ampliam conhecimento técnico no 18º HepatoAIDS

A infectologista Ana Paula Jorge Fernandes e a enfermeira Michelle Saldanha, que também coordena o Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Sorriso, marcaram presença no 18º HepatoAIDS, que aconteceu entre 12 e 14 de junho, no IAMSPE- Centro de Convenções Ibirapuera, em São Paulo–SP.
Reconhecido nacionalmente como um dos principais fóruns de discussão sobre HIV/AIDS e hepatites virais, tuberculose e infecções sexualmente transmissíveis, o evento reuniu profissionais da saúde de diversas regiões para compartilhar experiências, atualizar protocolos e fortalecer as políticas de prevenção e cuidado.
A programação incluiu conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentações de casos clínicos, com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais abordando temas atuais, além de representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Sociedade Brasileira de Hepatologia.
“Foi uma oportunidade valiosa para aprofundar nosso conhecimento sobre as estratégias mais eficazes de prevenção, diagnóstico e tratamento de infecções como HIV, hepatites e outras ISTs. Além disso, o evento permitiu a atualização de protocolos e a troca de experiências práticas que serão incorporadas à rotina de atendimento, contribuindo diretamente para a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou a enfermeira e coordenadora do SAE/CTA, Michelle Saldanha.
A infectologista Ana Paula Jorge Fernandes, define a participação no encontro como primordial para ampliar horizontes e fortalecer o trabalho desenvolvido pelo SAE/CTA de Sorriso.
“O HepatoAIDS tem se consolidado como referência ao incorporar as estratégias mais atualizadas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Essa troca de experiências é fundamental para aprimorarmos nossos fluxos e protocolos, assegurando um cuidado cada vez mais qualificado, humanizado e centrado nas necessidades da população”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso