POLÍTICA MT
Novo prédio da Unemat em Rondonópolis precisa de ajustes finais para ser inaugurado no primeiro semestre
Reunião com estudantes da Unemat
Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) recebeu em seu gabinete, no dia 27) a vereadora Kalynka Meirelles (Republicanos) e uma comitiva de estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis, para tratar sobre a instalação da Universidade no novo prédio que está sendo construído na área do antigo aeroporto.
Com o objetivo de intermediar o diálogo, o deputado Thiago Silva prontamente realizou uma reunião virtual com a presença do reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e do diretor, Sérgio Santos, onde eles informaram que o novo prédio ainda está sob posse da Prefeitura que precisa concluir a rede de energia e hidráulica para realizar a entrega. A Unemat irá fazer o investimento para compra de ares-condicionados e o deputado Thiago garantiu que, assim como já destinou mais de 2 milhões para abertura do curso de Direito e Jornalismo, também ajudará com emendas na parte da mobília.
“Precisamos somar esforços junto com o governo do estado e prefeitura para que a nova sede da Unemat possa ser entregue para a sociedade ainda no primeiro semestre e esta reunião foi importante para esclarecer aos estudantes como realmente está o andamento dos trabalhos para que o sonho da entrega do novo prédio da Universidade possa se concretizar”, disse o deputado Thiago Silva.
A vereadora Kalynka indagou sobre como ocorreu a instalação da Unemat nas demais cidades do Estado e se prontificou a ajudar para que a entrega da nova sede ocorra o quanto antes.
De acordo com o relato dos alunos, hoje a Unemat funciona junto com uma Escola Estadual, o que de certo forma atrapalha o estudo acadêmico dos estudantes. “Em razão de estarmos nas dependências de uma Escola Estadual no período da manhã, por diversas vezes toca o sino e acaba atrapalhando nossas aulas. Precisamos do novo prédio que trará independência e comodidade para toda a Unemat”, defendem.
Thiago Silva afirma que está a disposição da prefeitura e Unemat para ajudar a colocar o prédio para funcionar e atender os estudantes em um prédio próprio. O parlamentar acredita que com a mudança para o novo espaço será possível trazer mais cursos para a instituição nos próximos anos.

POLÍTICA MT
Dr. João cita morte de filho e defende implantação de hemodinâmica em Cáceres: “salva vidas”

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. João (MDB), tem se empenhado na luta pela implantação do serviço de hemodinâmica em Cáceres, um pedido antigo da população da cidade. Durante reunião, realizada na última quinta-feira (13), de autoridades do município com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), a deputada Janaína Riva (MDB) e representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o parlamentar reforçou a importância do serviço para salvar vidas e atender às necessidades da Saúde da região.
O deputado Dr. João destacou que a hemodinâmica é essencial para o tratamento de doenças cardiovasculares, como infartos, e que a falta desse serviço em cidades do interior tem causado perdas irreparáveis.
“Meu filho morreu com 30 e poucos anos após sofrer um infarto. Se houvesse um serviço de hemodinâmica em Tangará da Serra naquela época, ele poderia ter sido salvo. É algo que toda cidade precisa, pois salva vidas. A hemodinâmica é uma prioridade. É uma tecla que eu bato muito, que é a descentralização da Saúde em Mato Grosso, que é um estado com dimensões continentais”, afirmou o parlamentar.
Dr. João conheceu as instalações do hospital local há algum tempo e destacou a qualidade de alguns serviços já oferecidos. “Fiquei maravilhado com o que vi. O Hospital Regional de Cáceres realiza cirurgias urológicas e conta com um setor de oncologia de excelência, além do projeto Cáceres Mama, que faz um trabalho espetacular. Prometi levar cadeiras mais confortáveis para o pessoal do Cáceres Mama, que merece todo nosso reconhecimento”, disse o deputado.
No entanto, ele ressaltou que a falta de um serviço de hemodinâmica é uma lacuna que precisa ser urgentemente preenchida. “Cáceres é uma cidade que cresce e se desenvolve, mas precisa de investimentos em saúde para garantir o bem-estar da população. Ali, além de atender toda a região, também temos pacientes que vem da Bolívia”, completou.
A Secretaria de Estado de Saúde, representada pelos secretários adjuntos Kelluby de Oliveira e Juliano Melo, informou que a implantação do serviço de hemodinâmica em Cáceres está mapeada como uma necessidade prioritária.
“Reconhecemos a importância de um serviço de hemodinâmica, mesmo que em nível básico, para atender a demanda da região. Está dentro do nosso escopo de investimentos a médio e longo prazo”, disse Juliano.
O vereador Flávio Negação, presidente da Câmara Municipal de Cáceres, reforçou a importância da atuação do deputado Dr. João na luta pela hemodinâmica. “O deputado Dr. João tem sido um grande aliado de Cáceres, e seu apoio é fundamental para que esse sonho se torne realidade. A hemodinâmica vai transformar a saúde da nossa cidade, e contamos com a intervenção dele para que o governo do estado priorize esse investimento”, disse o vereador.
O deputado Dr. João se comprometeu a continuar pressionando o governo do estado para que a implantação do serviço de hemodinâmica em Cáceres seja concretizada. “Vamos trabalhar incansavelmente para garantir que Cáceres tenha esse serviço. A saúde é um direito de todos, e não medirei esforços para que a população tenha acesso a tratamentos de qualidade”, afirmou o parlamentar.
Fonte: ALMT – MT
-
Diversos6 dias ago
Flávia sanciona lei de cessão do “antigo Fórum” à Câmara de Vereadores
-
CUIABÁ4 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Frente Parlamentar da Segurança Pessoal deverá ser prorrogada e recebe sugestões para projetos de lei
-
POLÍTICA MT4 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Lei aprovada na ALMT cria programa para promover a participação das mulheres no setor cultural
-
Lucas do Rio Verde4 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT3 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário