65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

Tecnologia

Novo golpe clona chip do celular e rouba dinheiro; saiba se proteger

Publicados

Tecnologia


source
Golpe clona chip do celular
Unsplash/Mika Baumeister

Golpe clona chip do celular

Um novo golpe impulsionado por vazamentos de dados permite que criminosos clonem chips de celulares, podendo se passar por outras pessoas e aplicarem diversas outras fraudes.

Conhecido como SIM Swap, o golpe consiste na transferência de uma linha de telefone de um chip para outro. “Um hábito comum do consumidor é a utilização do mesmo número quando há a compra de um novo aparelho ou perda de seu chip. Para que isso aconteça, precisamos entrar em contato com a operadora e passar os nossos dados, e é aí que o fraudador age” explica Gustavo Monteiro, manager director da plataforma de proteção a identidades digitais AllowMe.

Para concluir o golpe, o criminoso utiliza dados vazados para se passar pela vítima. Ou seja, ele compra um chip novo, liga na operadora e finge ser o dono da linha, passando todos os dados necessários para se apropriar dela. “É como se alguém tivesse clonado seu celular”, resume Gustavo.

Com o chip funcionando, o criminoso consegue aplicar os mais diversos tipos de golpes. “Ele poderá ligar para todos seus contatos se passando por você. E não é apenas por ligações que os golpes podem acontecer, ao ter o seu chip em mãos, ele pode receber o código para cadastrar o WhatsApp no novo aparelho e poderá falar com seus contatos, ver conversas antigas e até mesmo fazer backups de fotos e mensagens. Com o acesso ao seu telefone, ele poderá entrar em um app de e-commerce e realizar uma compra utilizando de seu cartão de crédito já cadastrado na plataforma. Isso sem falar em aplicativos de entrega, de transporte. Enfim, são incontáveis os golpes”, afirma o especialista.

Como se proteger da clonagem de chip

Gustavo dá algumas dicas para que os usuários não tenham o celular clonado. A primeira dica é a mesma dada para outros golpes: tenha senhas fortes e únicas. Assim, mesmo com o acesso ao seu chip, o criminoso pode ter dificuldades de acessar suas contas em sites e aplicativos. Além disso, ative a autenticação em duas etapas em todos os apps, o que dá uma camada extra de segurança.

Outra dica importante é ativar os códigos PIN e PUK de seu chip. Esses dois códigos protegem o seu chip, bloqueando-o caso a senha esteja incorreta.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia

iOS 16 vai finalmente dividir mensagens entre linhas telefônicas

Publicados

em

source
Mensagens poderão ser melhor organizadas
Reprodução/Apple

Mensagens poderão ser melhor organizadas

Com a chegada da nova fase beta do iOS 16 , a Apple anunciou novidades para seu sistema operacional mobile. Uma delas é a tão aguardada funcionalidade de filtragem de SMS por linha telefônica no iPhone. Além disso, há doze novas subcategorias para melhor organizar mensagens recebidas de números desconhecidos nas categorias de Transação e Promoção.

Conforme revelado pela Apple nas notas de lançamento do iOS 16 beta 2, aqueles com acesso ao sistema operacional já podem filtrar suas mensagens com base em cada linha telefônica presente no aparelho. Isso significa que usuários de iPhones que comportam dois chips vão poder visualizar separadamente os SMS recebidos em cada um dos cartões SIM.

O que há de novo no app Mensagens no iOS 16

Há novas opções de organização no aplicativo Mensagens. Os usuários vão poder selecionar “Todas as linhas” para exibir todas as mensagens recebidas no aparelho. É possível também selecionar cada número de celular para visualizar somente os SMS recebidos pelo SIM principal ou secundário.

Na nova versão beta do iOS 16, há também doze novas subcategorias no app Mensagens. Com elas, é possível organizar melhor todos os SMS recebidos de números desconhecidos nas categorias de Transação e Promoção.

Outra novidade é que, para algumas operadoras de telefonia dos Estados Unidos, o beta 2 do iOS 16 amplia a função de denunciar mensagens. Assim, os usuários vão poder reportar SMS recebidos como spam, por exemplo, diretamente às operadoras. No entanto, ainda não sabemos se esse recurso chegará ao Brasil.

Há ainda mais uma nova função, mas somente para usuários da Índia. Na fase beta 2 do iOS 16, o app Mensagens do iPhone passa a extrair eventos dos SMS recebidos. Isso significa que mensagens recebidas referentes a eventos e compromissos pode ser apresentadas no calendário e como sugestões da Siri.

Continue lendo

MAIS LIDAS