Diversos
Noventa e cinco agentes estão visitando bairros de Várzea Grande

É preciso que os moradores permitam a entrada dos profissionais em suas residências e comércios. O chamamento vale também para administradores de prédios e condomínios. Só o combate ao mosquito pode reduzir doenças até óbitos
Três grandes regiões de Várzea Grande – Cristo Rei, Centro Sul e Mapim – estão recebendo nesta semana a visita de agentes de endemias, de vigilância sanitárias e comunitários, que estão fazendo o trabalho de conscientização da população para a importância do combate à dengue, zika e chicungunya.
A ação faz parte de uma estratégia realizada pelo município – e que segue determinação do Ministério da Saúde -, para minimizar as notificações de casos de arboviroses. Noventa e cinco agentes estão a campo.
Os agentes já percorreram o bairro Cristo Rei e bateram na porta de 1.442 imóveis, destes 1.030 receberam os agentes para a inspeção. “A ação tem tido um bom resultado, porém, ainda encontramos dificuldades em fazer o nosso trabalho. Ainda encontramos resistência dos moradores, mas a maioria entende o nosso propósito”, destacou a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Rosimeire Fernandes de Souza.
Na terça-feira (11), os agentes atuaram na região centro sul, onde percorreram uma área com 2.155 imóveis, entre casas, prédios residenciais, comércios e até terrenos sem edificações. Em residencial de prédios, o zelador não só abriu o portão como fez questão de mostrar o espaço, bem conservado e as caixas tampadas e bem protegidas. “Sabemos da importância do trabalho realizado por essas pessoas, por isso todas as vezes que eles vêm aqui, recebemos e fazemos questão que entrem e que certifiquem todos os espaços”, destacou o zelador do residencial, João Pedro da Costa Campos.
Para a agente de endemias, Ana Rita do Nascimento, essa colaboração, seja de moradores, seja predial, residencial ou comércio em geral, agiliza o trabalho dos agentes. “Se o local está fechado temos de visitar outras vezes. É importante que todos tenham essa consciência, e que respeitem o nosso trabalho. Nem sempre a recepção é calorosa, mas é importante que os moradores saibam que estamos aqui para ajudar no combate ao mosquito”, reforçou.
Nesta quarta-feira (12), os agentes estarão percorrendo o bairro Mapim onde 1.827 imóveis serão visitados.
Além dos servidores da secretaria de Saúde, profissionais que atuam nas secretárias de Serviços Públicos (Código de Postura) e Educação também estão concentrados nesta ação estratégica.

Diversos
Prefeitura recebe comissão e ouve demandas das pessoas com deficiência

Uma reunião deverá ser agendada para que a atual gestão possa apresentar respostas, concretizando ações que façam realmente, e para melhor, diferença na rotina desse público
A Prefeitura de Várzea Grande recebeu, nesta terça-feira (18), uma comissão formada por pessoas com deficiência e seus familiares que vieram fazer reivindicações acerca de melhorias no atendimento do serviço público, que segundo eles perdeu a qualidade desde outubro do ano passado.
A comitiva foi recebida pelo secretário de Governo, Benedito Lucas, e pela Assessora Especial de Políticas Públicas de Inclusão, Priscila Lima. Conforme o representante da Comissão, Tadeu Bezerra Gomes da Silva, o município precisa melhorar a qualidade dos produtos oferecidos às pessoas com deficiência como: sondas e fraldas.
“Estou feliz em ser bem-recebido pelo secretário e pela Priscila. Viemos apenas cobrar alguns direitos nossos, principalmente sobre os insumos oferecidos que baixaram a qualidade desde outubro. Além disso, precisamos de mais médicos para nos atender, principalmente neurologista, urologista e outros importantes profissionais para a gente”, argumentou Tadeu Bezerra.
O secretário Benedito Lucas falou que levará as demandas até a prefeita Flávia Moretti (PL). “Atender com dignidade as pessoas com deficiência foi uma das bandeiras da nossa campanha, e agora será concretizado. Vamos levar essas demandas de todos vocês ao conhecimento da prefeita e iremos dar respostas muito em breve. Vamos nos reunir novamente e ver o que podemos concretizar sobre esses pedidos”, disse Lucas.
A assessora especial Priscila destaca que é fundamental ter esse diálogo com os munícipes. “Estamos aqui de portas abertas para atendê-los. Só vamos saber destes problemas ouvindo vocês, com certeza, vamos buscar melhorar cada vez mais estes atendimentos”, conta.
-
CUIABÁ6 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Câmara pode votar projeto que inclui na Lei Maria da Penha punição em caso de aproximação consensual do agressor
-
Lucas do Rio Verde6 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT5 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado alerta sobre restrição do uso de áreas na região do Araguaia
-
CUIABÁ4 dias ago
Prefeito vistoria obra de pavimentação e drenagem no bairro Três Poderes