Lucas do Rio Verde
Novas viaturas para a Guarda e caminhão de sinalização são entregues pela Prefeitura
A segurança pública e o trânsito de Lucas do Rio Verde se tornaram ainda melhores após a entrega de novos veículos da Secretaria de Segurança e Trânsito, nesta sexta-feira (21). O ato oficial foi realizado no Paço Municipal, com a presença do prefeito Miguel Vaz, secretários municipais, vereadores e demais autoridades do município.
Foram entregues à Guarda Municipal três novas viaturas, modelo Renault Duster. Segundo o coordenador da Guarda Municipal, os veículos são ainda mais modernos que os já atuantes, com camburão, rádio digital, giroflex mais moderno, além de luzes strobo, que ficam na altura do para-choque do veículo, melhorando a visibilidade.
“É um incentivo a mais com essa estrutura de trabalho que estamos recebendo da Administração. A demanda do nosso trabalho é muito grande e precisamos ter esses equipamentos novos, para aprimorar ainda mais o serviço da Guarda”, contou o coordenador, tenente Jota Lima.
“É uma proposta nossa, de melhorar a segurança pública, e isso, inclusive, está no nosso plano de governo. Fazer investimentos para melhorar a segurança é o propósito principal e, para isso, claro, precisamos de recursos humanos, que são as pessoas, mas também investimentos em equipamentos modernos”, descreveu o prefeito Miguel Vaz.
Um desses veículos vai ser usado para a Patrulha Maria da Penha, de combate à violência doméstica contra a mulher. O carro foi adesivado especialmente para atender esse serviço, de modo que a população, assim como as vítimas, consigam identificar rapidamente os agentes em ação.
Um novo caminhão para os trabalhos de sinalização viária foi adquirido pela Secretaria. Por ser mais moderno, o veículo possibilitará mais eficiência no trabalho, com agilidade e economia na pintura.
“Com a aquisição desse caminhão vamos aumentar três vezes mais o trabalho de pintura nas nossas vias. Ele traz não só a condição de pintura, mas também já terá o transporte dos funcionários, não dependendo de outro veículo”, explicou o coordenador da sinalização viária, Melquisedeque Mariano.
Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, a carência na frota era uma demanda do município e os trabalhos para fortalecer as patrulhas da corporação devem continuar, como informa o secretário.
“Desde que assumimos a gestão o prefeito nos autorizou a fazer uma nova licitação para viaturas e conseguimos os veículos por contrato de locação. Ainda pretendemos receber mais veículos esse ano. A cidade cresceu a já não estávamos com condições de fazer os trabalhos com eficiência com o que tínhamos, então isso vai ajudar muito”, destacou Paulo.
Estiveram presentes na entrega o presidente da Câmara, Daltro Figur, o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, supervisor da Guarda Municipal, tenente Jota Lima, tenente Correa, do Corpo de Bombeiros, Coronel Secchi, da Polícia Militar, coordenador de sinalização viária, Melquisedeque Mariano e o delegado da Polícia Civil, Dr. Eugênio Rudy.

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.
A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.
Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.
Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.
“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.
A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.
Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.
“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.
Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.
“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Comissão de Educação deve votar criação da Carteira Nacional Docente (CND)
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Projeto permite nova destinação de ônibus escolar após dez anos de uso
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
IFI: governo terá déficit primário de R$ 64 bilhões, mas cumprirá meta
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Max Russi mobiliza deputados em busca de soluções para a Santa Casa de Cuiabá
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Projeto institui programa de acolhimento de mães atípicas
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Lúdio inclui quatro emendas em PLC e cobra convocação de servidores para Hospital Central
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Câmara sedia evento em memória das vítimas do Holocausto
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputados aprovam parceria com Hospital Albert Einstein