TSE
Nova programação dos canais de comunicação do TSE visa aproximação com o público
Ano eleitoral é sinônimo de muito trabalho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso porque, além de organizar as eleições, aprimorar os sistemas eleitorais e julgar recursos relativos ao pleito, também é função da Corte Eleitoral estabelecer canais de comunicação com o eleitorado do país.
Em 2022, a Secretaria de Comunicação do TSE (Secom/TSE) lançará novos projetos e temporadas inéditas de séries desenvolvidas para estreitar o relacionamento com eleitoras e eleitores. O objetivo é incentivar o voto consciente, divulgar serviços prestados pela Justiça Eleitoral e combater a disseminação de notícias falsas com informações verdadeiras sobre o processo eleitoral brasileiro.
Apesar dos muitos desafios a serem enfrentados ao longo do ano, a Corte Eleitoral está atenta às mudanças tecnológicas e às novas formas de se comunicar com a população para ampliar o alcance das ações promovidas pelo Tribunal, como pontua a secretária de comunicação do TSE, Giselly Siqueira.
“Estamos sempre ligados em tudo o que está acontecendo para poder levar informação rápida, dinâmica e de qualidade para todo mundo, para que todas as brasileiras e brasileiros possam exercer, com consciência e independência, esse ato que é tão importante, que é o ato de escolher o seu representante, aquela pessoa que vai defender os seus direitos pelos próximos quatro anos”, diz.
Linguagem simples
A programação será veiculada em formato de texto, áudio e vídeo, com linguagem de fácil entendimento e uso de recursos de acessibilidade para atender às diferentes necessidades do público.
Na programação preparada para este ano, estão transmissões ao vivo de eventos e das sessões plenárias de julgamentos do Plenário do TSE; a série de reportagens “a JE mora ao lado”; com depoimentos de mesárias e mesários que contribuem com a democracia brasileira; e as novas temporadas do podcast Clica e Confirma, que traz as principais notícias da semana, além do programa Então é Isso, idealizado com o intuito de simplificar expressões utilizadas na Justiça Eleitoral.
Conheça um pouco de cada iniciativa:
Página Fato ou Boato
Criada em outubro de 2020 com o objetivo de combater desinformaçãosobre o processo eleitoral com informações de qualidade, a página Fato ou Boato reúne mais de 300 checagens feitas por nove agências especializadas. Em 2022, a estrutura do site passará por reformulação para garantir mais navegabilidade e fácil acesso ao conteúdo publicado. Participam do projeto as agências AFP Checamos, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, E-farsas, Estadão Verifica, G1 Fato ou Fake, Projeto Comprova e UOL Confere.
A JE mora ao Lado
Durante todo o mês de fevereiro, serão publicadas no Portal e no canal do TSE no YouTube matérias e entrevistas organizadas em uma playlist com mesárias e mesários cujo trabalho é essencial para o bom andamento das eleições em diversos cantos do país.
TikTok
O perfil do TSE no TikTok também terá novidades. A urninha, personagem mais amado do aplicativo de vídeos curtos, passará a narrar aventuras diárias até a data da eleição.
Programa Então é isso
Lançado em outubro do ano passado com a proposta de aproximar a Justiça Eleitoral dos eleitores, o programa Então é isso ganhará uma nova temporada em 2022, com vinheta repaginada. A apresentação continua a cargo do jornalista Henrique Amaral que, a cada episódio, busca traduzir o significado dos termos e expressões usados na Justiça Eleitoral e explicar, de forma dinâmica e acessível, o resultado dos julgamentos realizados pelo Colegiado. O programa é disponibilizado ao público no canal do TSE no YouTube todas as sextas-feiras com um resumo semanal.
Transmissões ao vivo
Os eventos mais importantes e as sessões plenárias de julgamento da Corte Eleitoral, realizadas às terças a partir das 19h e às quintas a partir das 10h, voltam a ser transmitidas ao vivo com vinheta repaginada tanto pelo canal do TSE no YouTube quanto pelos perfis do Tribunal nas plataformas Instagram (@tsejus), Twitter e Facebook.
Além da assinatura com o barulho emitido pela urna após a confirmação do voto, neste ano todos os vídeos produzidos pelo TSE também exibirão as logomarcas das Eleições 2022, da Justiça Eleitoral e o selo de comemoração aos 90 anos da JE.
Nos dias 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno), a programação do TSE no YouTube estará voltada para a realização das Eleições Gerais de 2022, com transmissão em tempo real de todos os acontecimentos ligados ao pleito, do momento de início da votação até o fim da etapa de apuração.
Playlists e shorts
No canal do Tribunal na plataforma YouTube, diversas playlists organizadas por tema reúnem vídeos produzidos pela equipe de TV do TSE sobre assuntos de interesse do eleitorado.
O YouTube Shorts (nova ferramenta criada pela plataforma para exibição de vídeos curtos) será utilizado com a finalidade de desmentir as principais fake news sobre o sistema eleitoral do país que circulam nas redes sociais. Todo o conteúdo pode ser encontrado na playlist Fato ou Boato.
As principais dúvidas de eleitoras e eleitores a respeito do título eleitoral ganharão uma playlist exclusiva em março. No dia 4 de fevereiro, também está prevista a estreia de uma playlist com vídeos que tratam das principais datas do calendário eleitoral de 2022.
E tem mais: também ganharão um espaço no canal do TSE no YouTube duas playlists inteiramente dedicadas à celebração dos 90 anos da Justiça Eleitoral e a nova temporada da série TSE Acessível, com tradução em Libras exibida em maior destaque, legenda com fonte aumentada para pessoas com baixa visão e cores que buscam atender às pessoas com daltonismo.
Clica e confirma e julgamentos em áudio
O primeiro podcast da Justiça Eleitoral cresceu e se transformou em um programa que será distribuído para mais de 7 mil emissoras parceiras do TSE. Os episódios apresentados pelo jornalista Fábio Ruas com o resumo dos principais acontecimentos da Justiça Eleitoral ainda poderão ser acessados todas as sextas-feiras, às 16h, no canal do TSE no aplicativo Spotify e nas plataformas Google Podcasts e Apple Podcasts.
Também está disponível no canal do TSE no Spotify a playlistDireto do Plenário, com todos os processos analisados durante as sessões plenárias de julgamento do TSE.
BA/CM, DM
TSE
TSE cria nova Assessoria com foco no combate à desinformação
Uma das principais preocupações da gestão do ministro Edson Fachin à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o combate à desinformação. Exemplo disso é a criação da nova Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação.
A Assessoria Especial faz parte de um conjunto de ações do Programa de Enfrentamento à Desinformação, lançado em agosto de 2019 com foco nas Eleições 2020 e que se tornou permanente em agosto de 2021, após a assinatura da Portaria TSE nº 510/2021 pelo então presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. O plano estratégico do Programa para as Eleições 2022 já está traçado.
De acordo com o assessor-chefe da nova pasta, Frederico Alvim, servidor do TSE e membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), o maior objetivo do Programa para este ano é intensificar o trabalho desenvolvido desde a última eleição para que a escolha dos eleitores por meio do voto seja legítima, sem interferência de campanhas difamatórias. “Estamos muito felizes com os resultados do trabalho até aqui. O Programa veio para ficar e tomou proporções maiores. O presidente Fachin entendeu que o momento era oportuno para oferecer uma estrutura permanente dentro do Tribunal”, ressalta.
A criação da nova Assessoria também tem relação com a identificação, pelo próprio TSE, da necessidade de adoção de um marco de trabalho específico para a (re)construção da reputação positiva da Corte perante a opinião pública, que deverá ser lançado em breve. “Aqui, além da defesa das instituições eleitorais, trabalharemos para reforçar nossos valores, que se pautam na excelência e no profissionalismo de todos que integram a Justiça Eleitoral, bem como no alto grau de confiabilidade das eleições que planejamos e entregamos”, destaca Alvim.
Ainda segundo ele, a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação trabalhará com um novo Programa de fortalecimento institucional da Corte, feito a partir da gestão da imagem da Justiça Eleitoral. “Há 90 anos, prestamos diversos serviços de qualidade e, em função disso, nossa equipe foi montada de forma variada, multidisciplinar, com profissionais de Tecnologia, Comunicação e Ciência Política, tudo com vistas a reforçar a eficiência do nosso programa e a imagem positiva construída pelo TSE ao longo desse tempo”, completa.
JM/LC
-
Rondonópolis5 dias ago
80 casais rondonopolitanos se uniram oficialmente em evento promovido pela prefeitura no sábado (7)
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Ministros anunciam na Câmara novas ações voltadas para pessoas com autismo e doenças raras
-
POLÍTICA MT4 dias ago
AL convoca representantes de todos os poderes para evitar paralisação nos atendimentos à população
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Botelho propõe criação do núcleo permanente da PM no distrito de Aguaçu
-
CUIABÁ7 dias ago
Cuiabá conquista mais uma importante premiação: Selo Ouro no ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’
-
Policial4 dias ago
Delegado da Polícia Civil de MT se aposenta com o dever cumprido
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Senado vota na terça regulamentação da IA e Programa de Transição Energética
-
CUIABÁ6 dias ago
Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá