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NIF divulga novo edital com terrenos notificados por sujeira e mato alto

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Prazo para limpeza e apresentação de defesa é de 15 dias

O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) notificou terrenos com sujeira e mato alto por meio do edital 014/2025, publicado na edição desta terça-feira (8 de abril) do Diário Oficial da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O documento também pode ser acessado no site da Prefeitura, na aba do NIF.

Como denunciar?

Para que a população possa denunciar terrenos sujos, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização.

O atendimento digital, que está em fase de consolidação, já garante a catalogação dos atendimentos, trazendo mais agilidade e eficiência ao trabalho.

Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil. Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Recebeu uma notificação? Como fazer?

A partir da publicação do edital, os proprietários têm 15 dias para providenciar a limpeza dos terrenos e apresentar defesa por escrito, com registro fotográfico que comprove que os imóveis estão devidamente livres de mato, entulho e/ou demais resíduos capazes de oferecer risco à saúde, bem-estar e segurança pública. O documento deve ser apresentado na sede do NIF.

E quem não apresentar defesa? Qual o valor da multa?

Na ausência de defesa prévia no prazo estipulado, o Município assume o encargo da limpeza mediante a cobrança de uma taxa administrativa, assim como a emissão de multa que varia de acordo com o tamanho da área e pode chegar a R$ 6.123,00, conforme dispõe a Lei Municipal 3.302/2022. A multa aumenta caso o terreno sofra algum tipo de queimada.

Qual o risco que um terrejo sujo representa?

Assim como o mosquito da dengue, estes terrenos sujos podem ter outros inquilinos também, como animais peçonhentos e insetos. Mais que um problema sanitário, a falta de limpeza dos lotes ainda atrapalha o trânsito, principalmente por dificultar a visão nas esquinas, encobrir placas de sinalização, e pode, inclusive, servir como esconderijo para criminosos.

Notificação por edital

A notificações via edital ocorrem somente depois de não ser possível localizar os proprietários de forma presencial e/ou por meio de Aviso de Recebimento (AR) pelos Correios, seja pela inexistência ou pela desatualização dos dados cadastrais dos proprietários dos imóveis autuados pelo NIF.

Para sanar esta situação, o proprietário pode atualizar os dados do imóvel no Departamento de Tributação. A atualização de dados pode ser feita de modo presencial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no próprio departamento, que funciona no Paço Municipal. O processo também pode ser feito por e-mail, nos seguintes endereços: [email protected] ou [email protected]. É preciso que sejam disponibilizadas as seguintes informações: nome completo, CPF, endereço, numeração predial, CEP, telefone, e e-mail.

Também é possível acionar o Departamento de Tributação pelo Whats App, o 3545 4707. Quem preferir o atendimento telefônico, pode buscar pelo 3545 4757.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

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Sorriso

Trabalhadores da Saúde passam pelo 4º módulo do Cuidando de Quem Cuida

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Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram na manhã desta sexta-feira (09), do 4º módulo da Formação Multiprofissional na Atuação em Saúde “Cuidando de Quem Cuida”, voltado ao fortalecimento do cuidado com os trabalhadores da saúde, oferecendo ferramentas e reflexões sobre o acolhimento, a individualização do atendimento e a comunicação no ambiente de trabalho.

A atividade faz parte do cronograma de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES), visando promover a integração e a valorização do bem-estar dos profissionais, com foco em práticas que favorecem a saúde mental e emocional da equipe

Conduzida pela facilitadora Dr. Juliana Siqueira, especialista em Saúde do Idoso, a formação contempla o autocuidado dos profissionais, além de técnicas que ajudam no trabalho do dia a dia e na abordagem dos pacientes. “Falamos sobre geriatria, alterações de envelhecimento e cuidados paliativos, trazendo um pouco sobre o processo de envelhecimento, das alterações que perpassam a nossa vida e a vida dos pacientes, para que esses profissionais tenham ferramentas para lidar com as situações que requer mais cuidado no dia a dia”, pontua.

Outros temas abordados foram estratégias de atendimento humanizado, respeito as particularidades de cada paciente e Comunicação em Saúde: Desafios e Consequências que aborda as dificuldades enfrentadas no processo comunicativo dentro dos serviços de saúde. “A melhoria da qualidade do serviço prestado à população começa pelo cuidado com quem cuida, que refletirá no aprimoramento das habilidades de interação com os pacientes, especialmente o público idoso” como destaca a coordenadora da CIES, Silvia Gehring. “

Ao final dos módulos, os participantes fazem uma prova para receberem a certificação.

Ao final dos módulos, os participantes fazem uma prova para receberem a certificação.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

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