65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

MATO GROSSO

Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo neste domingo (24)

Publicado em

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT) abre a exposição “Bem-Aventurados: Arte Cristã” a partir deste domingo (24.11), às 9h. Com obras de 33 artistas do Estado, a mostra retrata as fases da vida de Jesus Cristo, da anunciação à ressurreição. A quantidade de artistas faz alusão ao tempo de vida de Jesus Cristo na terra.

“A exposição propõe um pensar sobre temas de fé, redenção e condição humana, utilizando uma linguagem artística que dialoga com as questões contemporâneas, em um cenário de elementos de produção coletiva”, explica a diretora do MAS, Viviene Lozi.

O projeto é uma realização do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Mato Grosso (Artemat).

Para a exposição, os artistas usaram materiais como sucata e reciclados de papel e plástico, matérias-primas que acentuam a urgência de uma reflexão sobre sustentabilidade e responsabilidade social.

“O mais bonito das obras destes artistas são suas sensibilidades em perceber os sinais e significados no tempo de hoje. São representações das pequenas observações de humildade e comportamento cotidiano aos fenômenos mais gritantes, como esses que estamos vivendo nestes tempos difíceis de guerras, migrações, fome, tragédias ambientais e ataques virtuais”, afirma o idealizador da exposição e presidente da Artemat, Carlos Bôsque.

Fazem parte da exposição os artistas: Adaiele Almeida, Albina Oliveira, Bete Gregio, Bia Pinheiro, Carlos Bosquê, Carlos Pina, Cida Silva, Danilo de Melo, Danúbia Leão, Dayana Trindade, Roberto Jorge, Dayse Ojeda, Eduardo Martins, Eliane Schaedler, Ellém Pellicciari, Elpídeo Neto, Iram Almeida, Isabel Araújo, Ita Ceramista, Luana Franco, Eduardo Martins, Marina Levy, Micheli Fanalli, Paulo Lenço Vermelho, Prestes Brasil, Reinaldo D’Arruda, Rimaro Soares, Rita Ximenes, Rosana Schmitt, Rosylene Pinto, Sálvio Júnior, Samara H Melo, Sandra Mussalem, Traudi Hoffmann e Valdir Ricardo.

A mostra fica em cartaz nas salas de Exposição Temporária I e II, do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), até 25 de fevereiro de 2025.

O valor dos ingressos da exposição é de R$ 10 reais (inteira). Aos domingos, a entrada é gratuita. Além disso, professores de instituições públicas, guias de turismo, pessoas com deficiências e menores de 5 anos e maiores de 60 anos estão isentos de pagamento.

Sobre o Museu

Fundado em 1980, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que está sob gestão compartilhada da Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso (Ação Cultural).

Entre suas missões, está a de preservar, conservar, divulgar e transmitir a memória e a história acerca do seu acervo. O museu se encontra localizado na Praça do Seminário, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

Serviço:
Exposição Bem-aventurados: Arte Cristã
Data: 24/11/2024 até 23/02/25
Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Horário de funcionamento: Quarta-feira a domingo, das 9h às 18h

*Sob supervisão de Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATO GROSSO

“Equilíbrio das contas públicas permite que investimentos impactem diretamente na vida dos cidadãos”, afirma secretário de Fazenda

Published

on

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, afirmou que o equilíbrio fiscal é um ponto fundamental para garantir que o Estado faça os investimentos necessários para melhorias à população.

“O equilíbrio das contas públicas permite os investimentos que impactam diretamente na vida dos cidadãos, como na infraestrutura, saúde e educação. Hoje, Mato Grosso é um exemplo de que o caminho para crescer passa por esse equilíbrio. Não há outro caminho e os resultados do Estado mostram o compromisso desta gestão com o equilíbrio fiscal e investimentos estratégicos”, destacou.

De acordo com o Ranking de Competitividades de Estados e Municípios, feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Mato Grosso é considerado o estado mais sólido financeiramente do país e ocupa o primeiro lugar em equilíbrio fiscal.

A avaliação do CLP analisou a capacidade dos estados de administrarem suas dívidas, com base nos dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), do Tesouro Nacional, referentes a 2023.

Em 2023, Mato Grosso consolidou sua posição com o fortalecimento das receitas, fruto de medidas de controle fiscal adotadas nos últimos anos. Esse cenário permitiu a realização de investimentos em infraestrutura, saúde, educação e outros setores estratégicos, sem comprometer a sustentabilidade financeira do estado.

O que é solvência fiscal?

A solvência fiscal mede a capacidade de um estado de honrar suas dívidas, considerando a Dívida Consolidada Líquida (DCL) e a Receita Corrente Líquida (RCL). Quanto menor o percentual, melhor a saúde financeira de um estado, pois indica que suas receitas regulares são suficientes para pagar dívidas e realizar novos investimentos.

Com a combinação de crescimento expressivo na arrecadação e gestão prudente, Mato Grosso alcançou a liderança nacional nesse indicador, mantendo suas dívidas sob controle.

Essa posição fortalece a imagem do estado como confiável para investidores, demonstrando sua capacidade de honrar compromissos e financiar novos projetos.

Além disso, o destaque no ranking possibilita que Mato Grosso obtenha financiamentos com condições mais vantajosas, garantindo recursos para ampliar obras e serviços essenciais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS