CUIABÁ
Morre padre Celso, o ícone desenvolmentista da Região Oeste; Pinheiro lamenta
“Conheci padre Celso quando tinha meus 17, 18 anos em Brasília onde trabalhava com Jonas Pinheiro. Nos tornamos amigos de imediato. Fiquei extremamente consternado ao saber do seu falecimento. Rogo a Deus que amigos e familiares possam lembrar de suas belas palavras e ter a certeza de que Deus preparou um lugar merecido ao nosso querido monsenhor Celso”, lamenta o prefeito Emanuel Pinheiro.
O monsenhor Ermínio Celso Duca, conhecido como padre Celso, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima do município de Araputanga (345km de Cuiabá), faleceu aos 93 anos. Padre Celso nasceu em Talamona, ao Norte da Itália, mas já morava em Mato Grosso desde 1975.
Ermínio Celso Duca contribuiu com o desenvolvimento do município de Araputanga. Ele foi diretor de emissora de rádio e presidente de cooperativa dentre outros trabalhos sociais de grande importância para o município e região.
“Não tenho dúvidas de que Araputanga vai parar amanhã para prestar as últimas homenagens a esse grande homem de Deus”, finaliza Pinheiro.
O corpo do religioso está sendo velado desde as 22h desta quinta-feira na Igreja Matriz e a celebração da missa de honra fúnebres será realizada nesta sexta-feira (21) a partir das 16h, após o sepultamento.
A prefeitura de Araputanga decretou feriado municipal nesta sexta-feira e luto por três dias.

CUIABÁ
Semana Municipal do Voleibol promove inclusão esportiva com a Taça Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, está patrocinando a Semana Municipal do Voleibol, que acontece entre os dias 18 e 21 de abril de 2025. A programação inclui a tradicional Taça Cuiabá de Voleibol, considerada um dos eventos esportivos mais prestigiados da região.
A competição reúne atletas de alto nível, incluindo times locais e internacionais, com destaque para a participação de uma equipe da Bolívia, o que eleva ainda mais o nível técnico do torneio e reforça a integração esportiva entre países vizinhos.
Com entrada gratuita, os jogos acontecem durante todo o dia nos ginásios Dom Aquino, Lixeira e Quilombo, que foram disponibilizados pela Prefeitura para a realização da competição. A estrutura oferecida garante conforto e segurança para atletas e espectadores.
“A Taça Cuiabá e a Semana Municipal do Voleibol são exemplos do nosso compromisso em fomentar o esporte como ferramenta de inclusão social e promoção da cidadania. Ver atletas de diferentes idades, escolas e até de outros países reunidos em nossos ginásios é motivo de orgulho. É a Prefeitura investindo em eventos que movimentam a cidade, incentivam hábitos saudáveis e revelam talentos,” destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves.
Este ano, o prefeito de Cuiabá sancionou a Lei nº 7.224, de 24 de fevereiro de 2025, a qual institui a Semana Municipal do Voleibol como iniciativa esportiva, educacional, social e cultural do Calendário Oficial de Eventos de Cuiabá. A ação é iniciativa do vereador Eduardo Magalhães.
Abordada no calendário, a Taça Cuiabá de Voleibol é marcada pela diversidade de participantes, reunindo equipes de escolas públicas, particulares e grupos independentes. O torneio será disputado em etapas, começando com partidas organizadas em chaveamento e, na fase final, com confrontos no formato “mata-mata”, garantindo emoção e competitividade até o último ponto.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do esporte, a promoção da saúde e a inclusão social por meio de atividades que envolvem atletas de diferentes realidades e faixas etárias.
#PraCegoVer
A foto mostra a fachada do Ginásio Poliesportivo Dom Aquino, com um mural colorido que retrata elementos da fauna e flora brasileiras. O mural inclui a ilustração de um tuiuiú, vasos cerâmicos e outros elementos culturais.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Comissão de Educação deve votar criação da Carteira Nacional Docente (CND)
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Projeto permite nova destinação de ônibus escolar após dez anos de uso
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
IFI: governo terá déficit primário de R$ 64 bilhões, mas cumprirá meta
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Max Russi mobiliza deputados em busca de soluções para a Santa Casa de Cuiabá
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Projeto institui programa de acolhimento de mães atípicas
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Lúdio inclui quatro emendas em PLC e cobra convocação de servidores para Hospital Central
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Câmara sedia evento em memória das vítimas do Holocausto
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputados aprovam parceria com Hospital Albert Einstein