CUIABÁ
Moradores pedem revitalização das praças do Jardim Europa: Katiuscia apresenta indicação

11/03/2025
Moradores pedem revitalização das praças do Jardim Europa: Katiuscia apresenta indicação
Carolina Miranda – assessoria Vereadora Katiuscia Manteli 
Após conhecer e verificar de perto as demandas e necessidades emergentes dos moradores do Jardim Europa, em Cuiabá, a primeira-secretária, vereadora  Katiuscia Manteli (PSB), acompanhada pelo presidente do bairro, Hugo Schimitz, e vice , Elenir Pinto anunciou durante Sessão Ordinária desta terça-feira (11), que indicações serão encaminhadas à Prefeitura de Cuiabá para a execução dos serviços necessários e urgentes.
“Solicitamos a revitalização completa, a reforma e a troca das lâmpadas dessas praças: a praça em frente à base da Polícia Comunitária, a Praça dos Eucaliptos e a Praça Manoel Soares de Campos. São três praças de extrema importância para o bairro, locais essenciais, como sabemos, e de grande relevância para a comunidade”, pontuou Katiuscia. 
A vereadora reforçou a necessidade desse serviço de revitalização total desses espaços, uma vez que a região tem grande concentração de idosos, podendo ser melhor aproveitado. 
Além disso, foram apresentadas indicações de melhorias para os bairros Parque Georgia, Vista Alegre, Novo Paraíso 1 e 2, Dom Aquino, Santa Maria, Pascoal  Ramos e a região lateral do Alphaville, além de João Bosco Pinheiro, que também precisa de reformas.
“Também indicamos para esses bairros. a troca de lâmpadas, limpeza e outros serviços essenciais para atender às necessidades desses espaços e projetos da comunidade, incluindo o Despraiado.Todas essas solicitações são direcionadas à Secretaria de Obras e à Limpurb, e sabemos que, com certeza, a Prefeitura atenderá essas demandas, com o apoio do secretário Reginaldo”, concluiu.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Lugar de mulher é onde ela quiser, e não nas páginas policiais, afirma vereador Daniel Monteiro

18/03/2025
Lugar de mulher é onde ela quiser, e não nas páginas policiais, afirma vereador Daniel Monteiro
Da Assessoria – Vereador Daniel Monteiro
Durante sessão na Câmara, o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) fez um posicionamento contundente sobre a violência contra as mulheres, destacando o alarmante primeiro lugar de Mato Grosso no ranking nacional de feminicídios.
“Diante da presença da família de Emily, é impossível a gente falar de outro assunto que não seja a violência contra as mulheres”, iniciou Daniel. 
Ele lembrou um vídeo recente publicado em suas redes sociais, no qual já havia comentado sobre o crescimento desse tipo de crime no estado.
O vereador fez uma comparação com a economia de Mato Grosso, que lidera a produção de soja, algodão e carne bovina, mas já enfrentou dificuldades na educação. 
“Eu dizia, quando estava na educação, que não bastava Mato Grosso ser campeão na produção agrícola e ocupar o 22º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Graças à competência de muitos servidores, viramos esse jogo e hoje estamos no 8º lugar”, ressaltou. 
No entanto, ele destacou que, enquanto a educação avançou, outro índice vergonhoso tomou protagonismo. 
“Hoje temos mais um ranking que nos envergonha: o primeiro lugar em mortes de mulheres por serem mulheres ou por estarem em relacionamentos abusivos.”
O republicano enfatizou a importância da Lei Maria da Penha e da legislação sobre feminicídio, mas alertou que o Brasil ainda enfrenta dificuldades para garantir a proteção efetiva das mulheres. 
“A lei coloca a mulher em seu devido lugar no ordenamento jurídico, com prioridade, reconhecendo sua vulnerabilidade e respeitando o princípio da isonomia previsto na Constituição. Mas, na prática, não vemos isso no dia a dia”, afirmou.
O parlamentar destacou o esforço das forças policiais no combate à violência contra a mulher, mas reconheceu as limitações da repressão isolada. 
“Minha família advoga para mais de 900 policiais há 30 anos. Se tem alguém que pode falar de polícia, sou eu nesta Casa. Mas eu sei que o trabalho dos senhores sozinho não é o bastante”, declarou.
Para o vereador, a sociedade precisa deixar claro que a violência contra a mulher não será tolerada. 
“Não é ok agredir mulheres. Não é ok ofender mulheres. Depois do ‘não’, tudo é assédio. O que precisamos garantir não é só o tamanho da pena, mas a certeza de que ela será aplicada”, defendeu.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
CUIABÁ6 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Câmara pode votar projeto que inclui na Lei Maria da Penha punição em caso de aproximação consensual do agressor
-
Lucas do Rio Verde6 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT5 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado alerta sobre restrição do uso de áreas na região do Araguaia
-
CUIABÁ4 dias ago
Prefeito vistoria obra de pavimentação e drenagem no bairro Três Poderes