POLÍTICA MT
Moradores do São Matheus recebem Botelho e fazem reivindicações

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS
Com aproximadamente três mil moradores, o bairro São Matheus, de Cuiabá, deverá receber o Mutirão da Cidadania, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, nos próximos dias. A reativação da Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Corrêa; a regularização fundiária; a construção de uma praça com academia ao ar livre e playground, também constam na lista de reivindicações dos moradores entregue ao presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, que visitou o bairro na semana passada.
Recebido pelo presidente Joeder Silva Barbalho, popular Lobão, Botelho constatou as necessidades do bairro, inclusive, das inúmeras famílias que tiveram suas casas alagadas pelas fortes chuvas e perderam, além da mobília, os documentos pessoais.
“Junto com o presidente Lobão, visitei toda a área e têm algumas demandas, como a de regularização fundiária, já pedi ao Intermat prioridade nisso para entregar essas escrituras. Também encaminhamos ofício para resolver a reativação da escola, além de encaminhar o Espaço Cidadania da Assembleia, para fazer um mutirão lá no bairro e arrumar a documentação dos moradores que perderam seus documentos com a enchente. Conhecemos a realidade e vamos ajudar”, afirmou Botelho.
De acordo com Lobão, a escola estadual foi fechada para reforma, o que ainda não aconteceu nos últimos quatro anos em que os alunos foram transferidos para outras escolas mais distantes.
“Não houve a reforma, mas queremos a escola de volta porque no bairro não tem nenhuma escola. Outro pedido é o mutirão da cidadania, pois devido à forte chuva neste mês, praticamente alagou tudo e os moradores perderam roupas, móveis, documentos, o prejuízo foi grande. Mas, ficamos felizes quando o deputado Botelho andou pelo bairro e reforçou o compromisso com a comunidade, durante a reunião no nosso centro comunitário”, avaliou o presidente do bairro Lobão.
Fonte: ALMT – MT

POLÍTICA MT
Wilson Santos defende loteamento popular e solicita apoio do Ministério das Cidades

Durante o lançamento do Novo PAC Seleções, realizado nesta segunda-feira (7), em Cuiabá, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) solicitou ações mais eficazes por parte do governo federal para enfrentar o déficit habitacional em Mato Grosso.
Na presença do senador licenciado e ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro (PSD), e do secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, ele defendeu a criação de um grande loteamento popular na capital, como forma de atender mais de 30 mil famílias que aguardam por uma moradia digna.
Em seu discurso, o parlamentar compartilhou sua trajetória na área de habitação de interesse social desde o início da vida pública, destacando a participação na fundação de 30 bairros em Cuiabá, e reforçou que a modalidade de loteamento popular é mais ágil e acessível para as famílias iniciarem a construção de seus lares. Enfatizou ainda a necessidade de “olhar com mais atenção para as populações vulneráveis”.
“Alguém precisa olhar para esse povo. Espero que no ano que vem o Ministério das Cidades providencie um grande loteamento aqui em Cuiabá. O loteamento popular é o primeiro passo para que o cidadão garanta a sua dignidade. Não sou contra a entrega de casas populares, mas é preciso garantir o acesso à terra para que o sonho de ter uma casa aconteça de forma rápida, pois as próprias famílias se mobilizam para levantar os muros e as estruturas do imóvel. Já testemunhei muitos casos assim que deram certo”, relatou o deputado.
Em resposta, o secretário Nacional de Habitação, Augusto, reconheceu que a política de loteamentos populares ainda é pouco explorada pelo poder público. “Esse assunto de loteamento, historicamente, ficou um pouco renegado pelo poder público local, porque há necessidade de acompanhar. No entanto, já existe uma linha de financiamento do programa Pró-Moradia que contempla lotes, ainda que de forma tímida”, respondeu Augusto ao parlamentar.
Rabelo se comprometeu a levar a proposta de Wilson Santos ao ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e reforçou que o governo federal está aberto a novas soluções para ampliar o acesso à moradia. Na oportunidade, ele também apresentou as diversas frentes do programa Minha Casa, Minha Vida, que incluem modalidades voltadas para a área urbana, zona rural e para entidades sociais habilitadas – sendo as duas últimas ainda pouco utilizadas em Mato Grosso.
Wilson Santos tem uma forte atuação com política habitacional, sendo que atualmente preside a Câmara Setorial Temática (CST) da Moradia Popular na Assembleia Legislativa de Mato Grosso – no propósito de buscar soluções, identificar oportunidades e apresentar propostas para resolver o déficit habitacional que atinge mais de 100 mil famílias no estado.
Fonte: ALMT – MT
-
Esportes2 dias ago
Fluminense perde para o Chelsea e é eliminado do Mundial de Clubes
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Participantes do Centro de Convivência de Barra do Bugres vistam a ALMT e recebem homenagem do deputado Chico Guarnieri
-
POLÍTICA MT7 dias ago
O deputado Juca do Guaraná participa de audiência pública sobre mineração em Peixoto de Azevedo
-
Tecnologia4 dias ago
Ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e social do BRICS
-
Saúde4 dias ago
Ministério da Saúde apresenta ao banco do BRICS projeto para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
-
ECONOMIA4 dias ago
Portal Único de Comércio Exterior torna mais ágil e simples o pagamento de taxas para importação
-
ECONOMIA4 dias ago
Corrente de comércio brasileira chega a US$ 312,2 bi de janeiro a 1° semana de julho
-
Saúde2 dias ago
Mutirão do Agora Tem Especialistas realiza em um único dia mais de 12 mil atendimentos para pacientes do SUS