POLÍTICA MT
Mensagens do governo movimentam a ALMT antes da abertura oficial dos trabalhos
Nestes primeiros dias de 2022, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) convocou três sessões especiais para apreciar mensagens urgentes encaminhadas pelo governador Mauro Mendes (DEM). Ao todo, doze mensagens foram lidas e estão em tramitação. Oito são Projetos de Lei (PL), três são Projeto de Lei Complementar (PLC) e um Decreto.
Uma das mensagens encaminhadas é a nº 3/2022 , que propõe alterações na lei n° 10.893/2019, que trata do Programa Nota MT. O projeto flexibiliza a utilização do prêmio para compensação de débitos junto à Fazenda Pública Estadual. O governo justifica que cerca de 15% dos contemplados pelo programa possuem algum tipo de débito ou restrição e, na lei atual, estão impedidos de receber o prêmio. Com a alteração, o contribuinte poderá utilizar o valor para regularizar a pendência. Sendo os critérios, limites e condições estabelecidas por Decreto Regulamentar.
A mensagem foi recepcionada na ALMT como Projeto de Lei nº 6/2022. A proposta tramita com dispensa de pauta, já foi aprovada em primeira e está apta para passar pela segunda votação, logo após o retorno do recesso parlamentar em fevereiro.
Como funciona a tramitação de mensagem do governo – Algumas demandas do Poder Executivo precisam ser validadas pelo Poder Legislativo, antes de estabelecerem regras ou mudanças do ordenamento social. Para isso, o governo envia mensagens ao parlamento explicando as razões para elaboração ou edição de uma norma.
Ao ser recepcionado, a proposta é lida e recebe uma numeração sequencial para seguir a tramitação. Que, em geral, têm passagem obrigatória pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJR). Em seguida, a proposição é analisada em seu mérito pelas comissões permanentes ligadas aos temas em questão (Educação, Saúde, Defesa Social, Meio Ambiente, etc.). Para só então seguir para votação, como explica o supervisor legislativo da Secretaria de Serviços Legislativos da ALMT, Gabriel Lucas.
No entanto, ressalta o supervisor, o Poder Executivo pode pedir a tramitação em regime de urgência para acelerar o processo. A prerrogativa está prevista no artigo 41 da Constituição Estadual, que estabelece prazo máximo de quarenta e cinco dias para a assembleia deliberar o projeto. “Decorrido o prazo, a matéria deve ser incluída na ordem do dia, sobrestando-se a deliberação quanto aos demais assuntos, para que conclua a votação”, esclarece. Mas geralmente esses projetos são deliberados bem antes desse prazo, afirma Gabriel Lucas.
POLÍTICA MT
Deputado Thiago Silva faz a entrega de bíblias em instituições de Rondonópolis
O deputado estadual Thiago Silva, em comemoração ao Dia da Bíblia instituído pela Lei Municipal nº 021/2017 de sua autoria como ex-vereador de Rondonópolis por dois mandatos, desde domingo (8), tem realizado a entrega de mais de 500 exemplares da Sagrada Escritura para diversas instituições do município. Entre os beneficiados estão o Centro Socioeducativo, escolas confessionais, como a Escola Estadual La Salle, o Hospital Paulo de Tarso, a Comunidade Divina Providência, entre várias outras igrejas locais.
O parlamentar, que é evangélico da Igreja Assembleia de Deus e possui perfil conservador, explica que a iniciativa é para propagar a palavra de Deus e promover a transformação de vidas por meio das sagradas escrituras. “Essas ações são uma extensão do propósito da lei que é disseminar os ensinamentos do Evangelho, que têm o poder de transformar vidas. A Bíblia é uma fonte de sabedoria e conforto e queremos garantir que mais pessoas tenham acesso à palavra de Deus. Como diz a palavra de Deus, no Salmo 119 e versículo 105 – Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”, destacou Thiago Silva.
A juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Rondonópolis, que esteve com o deputado na entrega dos exemplares aos 20 jovens internos do Centro Socioeducativo. “A Bíblia é o refrigério da nossa alma. Eu confio demais e sou testemunha viva de que Deus existe. Agradeço o deputado Thiago Silva pela iniciativa junto aos nossos jovens”, posicionou.
Gisely Bueno, administrativo da Comunidade Divina Providência, conta que atende 32 recuperandos na casa terapêutica da entidade que são contemplados com ações na área da espiritualidade. “Tem muitos acolhidos que não tem condições de comprar e temos apoio da comunidade que compra e doa para nós. E quando a gente consegue, a gente doa. Aqui, usa bastante a Bíblia, que é um dos materiais de estudo que os jovens utilizam durante o acompanhamento”, explica.
A Lei Municipal é comemorada anualmente, desde 2017, no segundo domingo de dezembro e foi incluída no Calendário Oficial de Eventos de Rondonópolis e, essa data comemorativa confirma o compromisso do deputado Thiago Silva com os valores cristãos e o bem-estar espiritual e social da população.
Fonte: ALMT – MT
-
Rondonópolis6 dias ago
80 casais rondonopolitanos se uniram oficialmente em evento promovido pela prefeitura no sábado (7)
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Ministros anunciam na Câmara novas ações voltadas para pessoas com autismo e doenças raras
-
POLÍTICA MT4 dias ago
AL convoca representantes de todos os poderes para evitar paralisação nos atendimentos à população
-
Policial5 dias ago
Delegado da Polícia Civil de MT se aposenta com o dever cumprido
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Senado vota na terça regulamentação da IA e Programa de Transição Energética
-
CUIABÁ7 dias ago
Prefeitura de Cuiabá divulga nesta segunda (9) a lista de classificação das solicitações de matrícula para o ano letivo 2025
-
CUIABÁ2 dias ago
INFORME
-
POLÍTICA MT2 dias ago
Assembleia presta homenagem ao centenário do empresário Ueze Elias Zahran