65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Memorial e 65 ipês-roxos homenageiam vítimas de feminicídio em Cuiabá

Publicado em

O Parque da Família, em Cuiabá, recebeu, na quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, 65 mudas de ipês-roxos em homenagem às vítimas de feminicídio em Mato Grosso. O número corresponde ao número de vítimas em 2024 e até maio de 2025.

A iniciativa do Ministério Público (MP), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, presta uma homenagem e fomenta a reflexão quanto ao respeito à vida das mulheres. No local, foi implantado um memorial que identifica a causa, com QR Code do MP e também da Secretaria Municipal da Mulher, para mais informações sobre o trabalho desenvolvido por cada ente no apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Assim como as vidas que se foram tão cedo e cheias de sonhos, os ipês, em época de florada, vão exprimir e representar a beleza dessas vítimas. O ato de plantar árvores é um gesto simbólico e também prático, pois contribui para a melhoria do meio ambiente urbano e serve como um lembrete visual da importância da empatia e do respeito às mulheres.

A ação não apenas presta homenagem às vítimas, mas também serve como um chamado à ação para todos os cidadãos, incentivando a promoção da educação e da conscientização em prol de uma cultura de paz.

“É um ato simbólico com a ideia de lembrar, de dar visibilidade à memória dessas vítimas. Inclusive, a gente vem acompanhando o que continua acontecendo. Desde a última ação, em março, até agora já surgiram mais 11 casos de feminicídio. Então, seguimos, no nosso estado de Mato Grosso, simplesmente matando muitas mulheres. Agora, além do plantio dos ipês, teremos um memorial de todas as vítimas de feminicídio. A ideia é que as pessoas venham fazer sua caminhada, tenham um momento de confraternização com a família, mas também reflitam, observem e visualizem: essas árvores tão lindas representam um crime tão bárbaro que acontece em nossa cidade. ”, declarou a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça Especializadas no Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na Capital, Claire Vogel Dutra.

“A gente sabe que esse é um compromisso da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da Promotoria, para que isso pudesse ser resgatado. É uma pena que a gente esteja fazendo essa homenagem dessa forma; seria muito melhor se não fosse necessário. Mas é também um recado para a sociedade prestar atenção”, disse o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero.

O prefeito Abilio Brunini ressaltou a representatividade da iniciativa e falou sobre as ações voltadas a políticas públicas para a causa, como o fortalecimento da Secretaria da Mulher, o espaço no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), a Casa de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, que está em fase de construção, e a nova sede da Secretaria de Saúde, que funcionará na antiga Unic Barão, na Avenida Barão de Melgaço.

“Terá espaços acolhedores com o propósito de acolher, oferecer suporte e dar apoio às mulheres. Além disso, a Secretaria da Mulher desenvolve vários programas em parceria com entidades como o Ministério Público, a Defensoria Pública, além de outras ações voltadas ao empreendedorismo, geração de emprego e renda. É um conjunto de ações, não se resume a uma ação específica”, explicou o gestor.

Diante do desafio de combater a violência de gênero — responsabilidade não apenas do poder público, mas também da sociedade —, o prefeito reconheceu que impedir totalmente os casos é impossível, mas é possível educar e reduzir as probabilidades. “Infelizmente, impedir a gente não consegue. Para muitas dessas vítimas, as coisas acontecem dentro de casa. As medidas que podemos tomar envolvem falar sobre o assunto, educar crianças e famílias, buscar o máximo possível de conscientização para evitar que isso aconteça. Mas, infelizmente, enquanto o ser humano agir de forma irracional — e não tenho nem explicação —, as coisas tendem a continuar acontecendo”, pontuou.

A ação também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Obras, da Limpurb e da Águas Cuiabá.

Participaram do plantio a secretária Municipal da Mulher, Hadassah Suzannah; a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela; o diretor da Águas Cuiabá, Leonardo Menna; a delegada titular da Delegacia da Mulher de Cuiabá, Judá Marcondes; a delegada da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Doméstica e Vulneráveis da Polícia Judiciária Civil, Mariell Antonini; o titular do Plantão 24h da Mulher, Dr. Richard Damasceno; as vereadoras Maisa Leão e Michelle Alencar; mães de vítimas, simpatizantes da causa e alguns secretários adjuntos do município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Rei e Rainha da Festa de São Benedito visitam a Prefeitura de Cuiabá

Published

on

O secretário municipal de Turismo de Cuiabá, Everson da Silva Jesus, recepcionou nesta segunda-feira (16), no terraço da Prefeitura, o Rei Mário Mansur e a Rainha Juliana Bussiki, representantes da tradicional Festa de São Benedito 2025. A visita teve como objetivo alinhar os preparativos do evento religioso, que será realizado, como de costume, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Devoto de São Benedito, o secretário destacou o valor simbólico da celebração para a cidade. “Sou devoto e entendo a importância dessa festa para a alma cuiabana. A Prefeitura está comprometida em manter viva essa tradição centenária que fortalece nossa fé e nossa identidade cultural”, afirmou Everson.

A rainha Juliana Bussiki emocionou-se ao falar da responsabilidade de representar o evento. “É uma honra estar à frente de uma celebração tão rica em significado. São Benedito representa fé, resistência e união do povo cuiabano”, declarou. O rei Mário Mansur também ressaltou a relevância da festividade. “Essa festa atravessa gerações. É o coração pulsante da cultura da nossa capital tricentenária”, disse.

A programação da Festa de São Benedito 2025 já começou com a peregrinação, que vai de 8 de junho a 1º de julho. O baile de abertura aconteceu em 13 de junho, seguido pela visita da Bandeira, entre os dias 16 e 28. As novenas serão realizadas de 24 de junho a 2 de julho, antecedendo o início oficial da festa, no dia 1º de julho, que segue até o domingo, 6 de julho.

Com mais de 300 anos de história, a celebração começa tradicionalmente com a Missa Campal às 5h da manhã, seguida do “Tchá cô Bolo” e, à noite, a festa cultural que envolve música, dança e gastronomia típica, movimentando a comunidade cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS