65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

TCE MT

MBA do TCE-MT aborda transição da nova lei de licitações e inovação na gestão contratual

Publicado em

Crédito: Diego Rodrigues/MPC
Ilustração
O 4° módulo da pós-graduação foi ministrado pelo secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Fernando Gomes Bezerra. Clique aqui para ampliar.

Impactos da Nova Lei de Licitações, a coexistência entre regimes jurídicos e o uso de sistemas informatizados na gestão contratual foram temas abordados no quarto módulo do MBA em Gestão de Cidades do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). A aula, ministrada pelo secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Fernando Gomes Bezerra, foi realizada no auditório da Escola Superior de Contas, com transmissão ao vivo pela TV Contas (Canal 30.2) e pelo canal do Tribunal no YouTube.

Durante a exposição, Nilson Bezerra destacou a importância da adoção de ferramentas tecnológicas para aprimorar a administração pública. “A adoção de um sistema informatizado de gestão de contratos por órgãos públicos representa um importante avanço rumo à modernização da gestão contratual, assegurando eficiência, legalidade, economicidade, transparência e controle social. Quando dotado de funcionalidades específicas e integradas, o sistema oferece benefícios significativos para os gestores e para a sociedade.”

Um dos temas centrais da aula foi o desafio da transição entre os regimes jurídicos de contratação pública. “Até 2030 vamos conviver com dois regimes jurídicos diferentes. Tudo que nasce agora só pode nascer de acordo com a lei 14.133, mas os contratos que nasceram antes da vigência da lei anterior continuam em vigor e em alguns casos podem chegar até 2030.”

Ainda segundo o facilitador, a nova legislação impõe exigências adicionais que não estavam previstas na norma anterior. “Na nova lei de licitações e contratos administrativos existe a necessidade de estabelecimento de muitas cláusulas que não são obrigatórias na antiga lei de licitações e contratos administrativos.”

Servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) há 28 anos, Nilson Bezerra atualmente está cedido ao TCE-MT. Sua formação inclui graduação em Ciência da Computação, Direito e Gestão do Serviço Público, além de especializações em Gestão Pública, Gestão do Estado e Docência no Ensino Superior. Também possui mestrado profissional em Administração Pública.

Parte da estratégia da atual gestão do TCE-MT, sob presidência do conselheiro Sérgio Ricardo, o MBA busca fortalecer a capacitação contínua de servidores e gestores públicos. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas, é realizada por meio da Escola Superior de Contas e conta com a coordenação do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar.

Com mil alunos inscritos, o curso reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, técnicos municipais e servidores da administração estadual com formação superior. A proposta é ampliar a qualificação das lideranças públicas em áreas-chave da administração municipal.

O cronograma segue com novos temas nas próximas semanas, entre eles Tecnologias Disruptivas, Metodologia da Pesquisa e TCC, Compliance Ambiental e Controle Interno de Riscos. As aulas abordam ainda tópicos práticos como prestação de contas, compras públicas e tecnologias para a gestão municipal, sempre com foco na melhoria da administração local.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TCE MT

TCE-MT lança plataforma digital para recebimento de contratos de empréstimos consignados

Published

on

Crédito: Divulgação TCE-MT
Ilustração

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) disponibilizou uma plataforma digital para receber os contratos de empréstimos consignados firmados entre instituições financeiras e servidores públicos. Conforme deliberação da mesa técnica que apura o superendividamento no estado, os documentos devem ser enviados pelas empresas até o dia 30 de junho.

A criação da plataforma foi determinada pelo presidente do órgão, conselheiro Sérgio Ricardo, após reunião realizada com as instituições na última quinta-feira (12). “Essa ferramenta vai garantir ainda mais segurança e controle na análise das informações. São 62 mil contratos ativos e precisamos saber o valor, a taxa de juros e quantos anos da vida o servidor está comprometendo,” destacou.

Desenvolvida pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI), a plataforma segue padrões de segurança da informação, alinhados às normas internacionais ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 27701. Entre os recursos implementados estão o controle de acesso com autenticação multifator, criptografia dos dados, rastreabilidade das operações e armazenamento em ambiente segregado e monitorado.

O procedimento de envio está dividido em três etapas: preenchimento do Termo de Responsabilidade, preparação dos arquivos, de acordo com as orientações do Manual de Boas Práticas disponível na página inicial da plataforma, e envio dos contratos em formato PDF com OCR. O não envio no prazo estabelecido ou em desconformidade com os critérios técnicos poderá ensejar medidas administrativas cabíveis.

Mais informações, além dos manuais, do termo de responsabilidade e da Nota Técnica nº 62/2025, estão disponíveis no hotsite do TCE-MT:? https://www.tce.mt.gov.br/hotsites/fiscalizaconsignados/

A mesa técnica

Instalada no fim de maio, a mesa técnica conduzida pelo TCE-MT reúne representantes do Executivo, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades sindicais para discutir soluções para a crise do crédito consignado no Estado. A iniciativa foi proposta pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf e está sob relatoria do conselheiro Campos Neto.

O grupo tem como objetivo analisar o cenário de superendividamento dos servidores públicos estaduais, identificar possíveis irregularidades e propor medidas para garantir maior transparência e controle sobre os contratos. Um dos primeiros encaminhamentos foi a exigência de entrega dos contratos por parte das instituições financeiras e correspondentes bancários, etapa que será viabilizada por meio da nova plataforma digital.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS