MATO GROSSO
Mato Grosso participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente em Brasília

Mato Grosso está participando da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece em Brasília entre os dias 6 e 9 de maio, com o tema ‘Emergência Climática, o Desafio da Transformação Ecológica’. Trinta representantes de diferentes lugares do estado estão presentes no evento, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Conferência do Clima (MMA).
“Mato Grosso vem para a Conferência com uma delegação plural e engajada em articular e avançar propostas que se desdobrem em ações e políticas públicas para preparar e proteger as diversas formas de vida dos efeitos adversos da emergência climática”, destaca a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e uma das representantes do estado na Conferência, Juliana Carvalho.
O evento tem a participação de todos os estados brasileiros e os representantes, chamados de delegados, foram escolhidos após conferências municipais e estaduais que estão ocorrendo desde 2024. As delegações têm a responsabilidade de selecionar as 100 propostas finais entre as que serão apresentadas pelos estados, sendo 20 por cada Unidade da Confederação. O anúncio das selecionadas acontece na sexta-feira (9), durante a solenidade de encerramento da conferência.
Durante a cerimônia de abertura, que aconteceu na noite de terça-feira, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva destacou que: “A conferência é uma demonstração de que a mobilização da sociedade é fundamental na formulação e implementação das políticas públicas”.
Os representantes de Mato Grosso foram escolhidos durante a conferência estadual no dia 19 de fevereiro. Entre os 30 delegados eleitos, 15 foram para sociedade civil, 9 para o setor privado e 6 para poder público. Dos 15 delegados da sociedade civil, 3 são de povos originários e comunidades tradicionais. Já para o poder público, 3 vagas são para o poder municipal e 3 para estadual e federal. A distribuição ocorre com paridade de gênero e raça.
Eixos Temáticos
Serão até 20 propostas para cada eixo temático da conferência: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental.
Entre as propostas discutidas em cada eixo estão:
Mitigação – agricultura e economia sustentável, recuperação e reflorestamento, combate ao desmatamento e gestão hídrica.
Adaptação e Preparação de Desastres – planos de contingência, monitoramento de riscos, engajamento comunitário, tecnologia e capacitação, drenagem urbana e áreas verdes.
Justiça Climática – agricultura familiar, saúde pública, direitos territoriais e regularização fundiária, economia solidária, responsabilidade ambiental, saúde, educação e segurança alimentar, participação sociais e povos tradicionais e indígenas.
Transformação Ecológica – gestão de resíduos e economia circular, infraestrutura sustentável, legislação e políticas climáticas, mobilidade e planejamento urbano, recursos naturais e transição energética.
Governança e Educação Ambiental – educação ambiental formal e comunitária, planejamento e políticas públicas, práticas sustentáveis, estrutura governamental, financiamento e fundos ambientais, animais silvestres e domésticos, economia verde, resíduos sólidos e preservação ambiental.
Fonte: Governo MT – MT

MATO GROSSO
Com investimentos em infraestrutura e tecnologia, educação de MT passa a ser a 8ª melhor do país

O ensino na Rede Estadual de Mato Grosso deu um salto histórico ao longo dos últimos seis anos, passando da 22ª posição para a 8ª melhor do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O resultado é fruto de uma série de melhorias nas políticas educacionais, que visam oferecer uma educação de qualidade na rede pública, investindo em infraestrutura, tecnologia de ponta, materiais didáticos e valorização dos profissionais.
“Temos trabalhado incansavelmente para transformar a educação pública de Mato Grosso em um verdadeiro instrumento de mudança social, e, graças ao empenho conjunto de gestores, professores, estudantes e famílias, já colhemos resultados positivos, demonstrando que estamos no caminho certo para uma educação pública de qualidade, que transforma vidas, impulsiona o desenvolvimento regional e prepara nossas crianças e jovens para os desafios do futuro”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Nos últimos seis anos, o Governo de Mato Grosso investiu para melhorar as condições das escolas, entregando prédios modernos, com salas de aula climatizadas e equipadas com smart tvs e chromebooks, gerando uma transformação tecnológica na Rede Estadual.
Até o momento, foram distribuídos mais de 142,7 mil chromebooks e 8,5 mil smart tvs, além de 27,2 mil notebooks para auxiliar os professores no planejamento e execução das aulas.
A transformação tecnológica também envolve as aulas de robótica educacional, que foram inseridas no currículo de mais de 100 escolas estaduais a partir de 2023, dentre elas escolas do campo. O objetivo é fortalecer as habilidades organizacionais, sociais, comportamentais, cognitivas e de comunicação dos estudantes, além de tornar a escola mais interessante e conectada com a realidade do mundo atual.
Esse investimento tem rendido resultados positivos para a educação de Mato Grosso. No mês de abril, 10 estudantes das Escolas Estaduais Tiradentes e José Aparecido Ribeiro, ambas em Nova Mutum, participaram de um campeonato mundial de robótica nos Estados Unidos. O grupo passou por competições estaduais, regionais e nacionais, até ser selecionado para representar o Brasil. Nos EUA, os alunos disputaram 10 partidas classificatórias, vencendo 4 delas, e terminaram em 54º lugar, entre 75 equipes.
Infraestrutura escolar
Ao longo dos últimos seis anos, o Governo de Mato Grosso entregou 33 novas escolas para atender a comunidade escolar e ainda constrói outras 49. Também estão em construção 30 Colégios Estaduais Integrados, que serão um novo modelo de escola pública, com laboratórios, bibliotecas, salas amplas, climatizadas e equipadas com chromebooks e smart tvs.
Cinco dessas unidades-modelo já foram entregues, como as duas do Complexo Educacional do bairro Pedra 90, em Cuiabá, que abriga as Escolas Estaduais Malik Didier e Mário de Castro, inauguradas pelo governador Mauro Mendes neste mês de maio. Juntas, as unidades atendem 3,3 mil alunos da região.
Outras escolas também passaram por melhorias, sendo que 70 já foram reformadas, como a Escola Estadual Ledy Anita Brescancin, em Campo Verde, e 98 ainda estão em obras, como a Escola Estadual Raimundo Pinheiro, em Cuiabá.
Muito além de nova pintura, as reformas envolvem a modernização das unidades, readequando as instalações para oferecer espaços dignos e de qualidade para os estudantes.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também está implantando novas quadras poliesportivas para a prática de aulas de educação física e projetos sociais. Até o momento já foram 36 novas quadras entregues e outras 19 foram reformadas. Ainda, 70 unidades estão passando por obras.
Ensino militar
O Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares, instituído pelo Governo do Estado em 2024, visa melhorar a qualidade da educação por meio de um modelo de gestão que integra a educação cívico-militar aos aspectos pedagógicos. No ano passado, o Estado contava com 31 escolas cívico-militares. Já para 2025, a previsão é de que 100 unidades estejam em funcionamento.
O Governo também ampliou de 8 para 29 o número de escolas militares, e o bom desempenho dos estudantes dessas unidades em avaliações como o Ideb tem demonstrado que o modelo contribui para a entrega de uma educação de qualidade.
Valorização
Outro marco na educação nos últimos seis anos foram as políticas de valorização dos estudantes e professores. Como forma de incentivo aos estudos, o Governo de Mato Grosso lançou o programa MT no Mundo, que leva os 100 melhores alunos e 15 professores para um intercâmbio cultural na Inglaterra, com todas as despesas pagas pelo Estado. Atualmente, o programa está na terceira edição.
Já os professores passaram a contar com 14º e 15º salários, desde 2023, como forma de incentivo para que os profissionais tenham a capacitação continuada e melhorem o desempenho nas atividades educacionais.
Fonte: Governo MT – MT
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