Sorriso
Lideranças debatem regularização fundiária dos Assentamentos…
“Estamos à disposição para avançar com estas discussões em outras esferas também, a exemplo do que foi feito em novembro do ano passado, quando tivemos a honra de receber o secretário Nabhan Garcia”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, que discutiu o tema na manhã desta terça (1.º de fevereiro) com a vereadora Jane Delalibera e o vereador Wanderley Paulo.
A reunião à qual o prefeito se refere é a que ocorreu no dia 24 de novembro, no Centro de Eventos Ari José Riedi com a participação com o secretário de Assuntos Fundiários da Presidência, Luiz Antônio Nabhan Garcia, Executivo e Legislativo de ambos os municípios e cerca de 400 famílias que hoje residem nos dois Assentamentos.
Na data, Nabhan destacou que a regularização fundiária é pauta prioritária do Governo Federal.
“Onde há regularização fundiária há segurança jurídica e onde há segurança jurídica há segurança econômica e social”, pontuou o secretário. “Especificamente em relação ao Jonas Pinheiro e ao Alto Celeste o Ari e o Giacomelli têm nos cobrado essa pauta; faremos tudo o que for possível dentro da legalidade e do alcance federal. Há situações específicas que cabem ao Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso), por exemplo”, pontuou na época, Nabhan Garcia.
Para o prefeito Ari Lafin, a própria vinda do secretário Nabhan Garcia demonstra o respeito do Governo Federal pela rede da agricultura familiar. “Vamos buscar uma agenda com o secretário em Brasília na próxima semana”, diz Ari. A intenção é realizar uma força tarefa entre o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e o Intermat na busca da regularização do Jonas Pinheiro (Sorriso) e do Alto Celeste (Vera).
O gestor da SAMA, Marcelo Lincoln, destaca que outros encontros já debateram as ações do Incra nas esferas ambiental e judicial, além de discutir especificamente a regularização jurídica dos dois assentamentos. “Pautas como a localização da área, georreferenciamento, pagamento da área, registro de matrículas e embargos ambientais também já foram discutidas. Essas questões precisam ficar claras para todos nós”, disse.
A regularização foi um dos pedidos apresentados pessoalmente à ministra Tereza Cistina quando do lançamento do plantio da safra 2021/2022 e também ao senador Wellington Fagundes. “Estamos buscando apoio em todas as esferas”, finaliza o prefeito Ari Lafin.
Sorriso
Prefeito articula com a Nova Rota Oeste a execução do novo anel viário do município
Em uma articulação que será benéfica para a infraestrutura de toda a região, o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, avançou em uma negociação estratégica que pode destravar uma das obras mais aguardadas do município: o novo Anel Viário de Sorriso.
Durante reunião realizada em Cuiabá nesta terça-feira (18 de novembro), o presidente da Nova Rota Oeste, Cidinho dos Santos, assumiu o compromisso de executar a obra, desde que o Município elabore o projeto técnico a ser encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A Prefeitura e a concessionária alinharam que Sorriso ficará responsável pela elaboração do projeto completo, contemplando traçado, soluções de engenharia e os estudos técnicos necessários. Após finalizado, o documento será apresentado à ANTT para aprovação. Com o aval da Agência, a Nova Rota Oeste entrará com a execução integral da obra, garantindo a estruturação do novo corredor logístico para o município.
Para o prefeito, esse avanço representa um marco. “Chegamos a um entendimento histórico e, pela primeira vez, temos um caminho claro e concreto para tirar do papel o novo Anel Viário”, afirmou, complementando que a Nova Rota Oeste assumiu que, “aprovado o projeto, executará a obra, algo que Sorriso aguarda há mais de uma década”.
O economista Ednilson de Lima Oliveira, que acompanhou a reunião, reforçou que o traçado preliminar já está sendo discutido pela equipe técnica municipal. “Nossa missão agora é entregar um projeto sólido, moderno e compatível com a expansão urbana e o crescimento econômico de Sorriso, dado que será um anel viário pensado para os próximos 30 anos”, afirmou.
O novo anel viário deve retirar grande parte do fluxo de caminhões do perímetro urbano, melhorar a segurança viária, acelerar o escoamento da produção agrícola e integrar as principais rotas estaduais que convergem para o município.
“Com o compromisso firmado, Sorriso dá um passo decisivo rumo a uma obra que mudará radicalmente a mobilidade local e Prefeitura seguirá acompanhando todas as etapas para garantir que o projeto avance sem interrupções até sua execução definitiva”, asseverou Alei.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
POLÍTICA MT5 dias agoApós indicações, Diego Guimaraes participa de entregas do governo
-
Saúde4 dias agoSaúde promove oficina sobre gordofobia e estigma do peso para profissionais do Mais Médicos
-
POLÍTICA MT5 dias agoMax Russi destaca avanços na agricultura familiar, educação e gestão municipal durante entrega de investimentos do governo de MT
-
POLÍTICA MT4 dias agoLúdio destaca insegurança e questiona Bombeiros e Prefeitura sobre licenças concedidas a eventos no Parque Novo Mato Grosso
-
Lucas do Rio Verde7 dias agoLixo tem lugar certo: Saae reforça campanha de separação correta de resíduos com moradores de Lucas do Rio Verde
-
Esportes6 dias agoAtlético-MG e Fortaleza empatam em jogo eletrizante; 3 gols de Deyverson
-
POLÍTICA MT7 dias agoAudiência pública valida Carta do Pantanal à COP 30 e reforça compromisso global com a preservação do bioma
-
ECONOMIA5 dias agoNa COP30, Alckmin lança consulta pública para descarbonização da indústria e programa Coopera + Amazônia
