65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

MATO GROSSO

Lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito será neste sábado (25)

Publicados

MATO GROSSO

A 6ª edição da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, será realizada neste sábado (25.06). O evento é um ato cultural de tradição, lembranças, memória que reverencia os ancestrais e louva o santo negro São Benedito.

A abertura será às 5h, no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC), localizado na rua 7 de setembro, nº 349, Centro Norte. Os participantes sairão às 7h, em uma caminhada com cânticos, louvores e hinos religiosos, toque de tambores, danças e água de cheiro, e seguirão até a Igreja do Rosário e São Benedito, para a lavagem das escadarias.

“O ato de lavar as escadarias e saudar seus antepassados marca um movimento de congregação e compartilhamento de crenças, sentimentos de paz, amor e fé. Um encontro que celebra as nossas diferenças e constrói uma ponte para uma sociedade baseada no respeito e na união entre as múltiplas visões de mundo”, destaca o secretário adjunto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jan Moura.

A lavagem das escadarias tem como objetivo promover a igualdade racial e cultural dizendo não a todas as formas de racismo, violência, discriminação e intolerância religiosa, bem como dar visibilidade às ações culturais das comunidades quilombolas, povos de terreiros e religiões de matrizes africanas.

“Para nós da Secel-MT, se fazer presente é manifestar nosso respeito, mas também a afirmação que as práticas religiosas são manifestações culturais milenares e que merecem a nossa atenção e fomento”, ressalta Jan.

Programação

05h – Abertura no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC)

05h45 – Café da Manhã

06h30 – Entrega das quartinhas

07h – Inicio do deslocamento para a Igreja do Rosário e São Benedito

08h – Concentração na Igreja

09h – Inicio da caminhada por uma cultura de Paz

12h – Encerramento

12h15 – Recolhimento do Patrimônio (quartinhas, vassouras e adornos)

12h30 – Deslocamento para o Clube

13h – Feijoada de Confraternização

17h – Encerramento do evento

Fonte: GOV MT

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Semana Estadual de Políticas sobre Drogas discute prevenção em escolas de Poconé e Livramento

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Justiça, e o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conesd-MT) realizam entre os dias 27 e 30 de junho a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. Parte da programação será realizada nas escolas públicas dos municípios de Poconé e Nossa Senhora do Livramento.

A solenidade de abertura ocorre na próxima terça-feira (28.06), na Escola Estadual Bacharel Ribeiro de Arruda, em Poconé, com a presença de autoridades. No entanto, na segunda-feira (27.06), a Escola Estadual Professora Eucaris Nunes Cunha Morais, também em Poconé, contará com programação alusiva, com palestras e oficinas.

Já na quarta-feira (29.06) a programação ocorre no município de Nossa Senhora do Livramento, nas escolas Estadual Feliciano Galdino e Municipal Délia Galdino Duarte, finalizando o dia com ato público contra as drogas.

Entre a programação da semana estão previstas palestras sobre o uso do álcool e suas consequências, o fortalecimento da rede municipal no combate às drogas, além de bate papos com os alunos, oficinas para a confecção de cartazes e atos públicos educativos.

O evento conta com o apoio das duas prefeituras municipais, além da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT); das secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT), de Saúde (SES-MT) e de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT); do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); da Federação das Comunidades Terapêuticas de Mato Grosso (FECT); das coordenadorias estaduais de Polícia Comunitária e do Rede Cidadã; da Polícia Judiciária Civil e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência(Proerd) da Polícia Militar de Mato Grosso.

Para ter acesso à programação completa, clique AQUI.

Mais informações: (65) 98435-7138.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MAIS LIDAS