CUIABÁ
Katiuscia visita Comunidade Tenda de Abraão e reforça apoio a projetos de reabilitação

12/03/2025
Katiuscia visita Comunidade Tenda de Abraão e reforça apoio a projetos de reabilitação
Carolina Miranda – Assessora da vereadora Katiuscia Manteli
A primeira-secretária da Câmara de Cuiabá, vereadora Katiuscia Manteli (PSB), visitou a Comunidade Tenda de Abraão, em Cuiabá, na tarde desta terça-feira (11), para conhecer os projetos desenvolvidos pela instituição. A entidade atua sem fins lucrativos, oferecendo assistência psicossocial e de saúde a pessoas com distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química.
Entre as iniciativas voltadas à recuperação dos acolhidos, destaca-se o sistema de aquaponia, que combina a criação de peixes com o cultivo hiônico de verduras. Esse modelo sustentável permite a produção de alimentos para consumo na unidade terapêutica, além de servir como capacitação para os internos em seu processo de reabilitação.
“É gratificante conhecer comunidades como a Tenda de Abraão, que trabalham incansavelmente para ajudar homens e mulheres a se libertarem do vício do álcool e das drogas. Vamos buscar mais projetos e emendas para fortalecer essas atividades”, afirmou a vereadora.
A visita foi acompanhada pelo pastor Raimundo Assis, presidente da comunidade, que se mostrou entusiasmado com o encontro. “Katiuscia é uma pessoa humana, transmite confiança e realmente quer nos ajudar. Tenho certeza de que essa parceria será um sucesso e trará muitos frutos”, declarou o pastor.
Uma das voluntárias da instituição, Ana Paula França Soares, reforçou a fala do presidente.  “A simplicidade dela é contagiante, uma pessoa incrível! Sentou, nos ouviu, conversou… Foi tudo de bom. Acreditamos e confiamos que ela será uma peça fundamental para que possamos continuar esse lindo trabalho de cuidar de mulheres. Foi uma experiência incrível, e já estamos ansiosos para recebê-la novamente na próxima semana”. 
Fundada em 2013, a Tenda de Abraão oferece tratamento a dependentes de álcool e outras drogas. Atualmente, atende 50 homens e 16 mulheres, promovendo projetos de escolarização, cursos profissionalizantes e atendimentos com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas, assistentes sociais e outros profissionais.
A instituição baseia seu tratamento no ensino bíblico e na laborterapia, proporcionando um ambiente acolhedor e estruturado para a recuperação de seus acolhidos.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Lugar de mulher é onde ela quiser, e não nas páginas policiais, afirma vereador Daniel Monteiro

18/03/2025
Lugar de mulher é onde ela quiser, e não nas páginas policiais, afirma vereador Daniel Monteiro
Da Assessoria – Vereador Daniel Monteiro
Durante sessão na Câmara, o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) fez um posicionamento contundente sobre a violência contra as mulheres, destacando o alarmante primeiro lugar de Mato Grosso no ranking nacional de feminicídios.
“Diante da presença da família de Emily, é impossível a gente falar de outro assunto que não seja a violência contra as mulheres”, iniciou Daniel. 
Ele lembrou um vídeo recente publicado em suas redes sociais, no qual já havia comentado sobre o crescimento desse tipo de crime no estado.
O vereador fez uma comparação com a economia de Mato Grosso, que lidera a produção de soja, algodão e carne bovina, mas já enfrentou dificuldades na educação. 
“Eu dizia, quando estava na educação, que não bastava Mato Grosso ser campeão na produção agrícola e ocupar o 22º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Graças à competência de muitos servidores, viramos esse jogo e hoje estamos no 8º lugar”, ressaltou. 
No entanto, ele destacou que, enquanto a educação avançou, outro índice vergonhoso tomou protagonismo. 
“Hoje temos mais um ranking que nos envergonha: o primeiro lugar em mortes de mulheres por serem mulheres ou por estarem em relacionamentos abusivos.”
O republicano enfatizou a importância da Lei Maria da Penha e da legislação sobre feminicídio, mas alertou que o Brasil ainda enfrenta dificuldades para garantir a proteção efetiva das mulheres. 
“A lei coloca a mulher em seu devido lugar no ordenamento jurídico, com prioridade, reconhecendo sua vulnerabilidade e respeitando o princípio da isonomia previsto na Constituição. Mas, na prática, não vemos isso no dia a dia”, afirmou.
O parlamentar destacou o esforço das forças policiais no combate à violência contra a mulher, mas reconheceu as limitações da repressão isolada. 
“Minha família advoga para mais de 900 policiais há 30 anos. Se tem alguém que pode falar de polícia, sou eu nesta Casa. Mas eu sei que o trabalho dos senhores sozinho não é o bastante”, declarou.
Para o vereador, a sociedade precisa deixar claro que a violência contra a mulher não será tolerada. 
“Não é ok agredir mulheres. Não é ok ofender mulheres. Depois do ‘não’, tudo é assédio. O que precisamos garantir não é só o tamanho da pena, mas a certeza de que ela será aplicada”, defendeu.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
CUIABÁ6 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Câmara pode votar projeto que inclui na Lei Maria da Penha punição em caso de aproximação consensual do agressor
-
Lucas do Rio Verde6 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT5 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado alerta sobre restrição do uso de áreas na região do Araguaia
-
CUIABÁ4 dias ago
Prefeito vistoria obra de pavimentação e drenagem no bairro Três Poderes