65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Juca do Guaraná Filho ouve comerciantes do Shopping Orla em posse de nova diretoria

Publicado em


Secom Câmara

Juca do Guaraná com os comerciantes do Shopping Orla
Jucá aproveitou a ocasião para ouvir os comerciantes que&nbsptrabalham no centro&nbspcomercial&nbsp, há quase 10 anos.
O presidente da Câmara de Cuiabá Juca do Guaraná Filho (MDB), participou nesta terça-feira (01.02), da posse da nova diretoria do Centro Comercial Popular de Cuiabá (CCPC), mais conhecido como Shopping Orla.
Também estiveram no evento o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Francisco Antônio Vuolo , o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico Ernesto Manoel Barbosa e a vereadora por Cuiabá Maria Avalone (PSDB).
O presidente da Câmara de Cuiabá percorreu todo o centro comercial, ouvindo os comerciantes que trabalham no local, há quase 10 anos, e garantiu um estudo para fomentar o desenvolvimento no local.
“Esse centro comercial foi conquistado depois de muita luta desses comerciantes. Aqui eles geram empregos e renda. Atendendo um pedido desses trabalhadores, vamos realizar um estudo para uma possível integração do Shopping Orla com o Mercado Municipal, que passam milhares de pessoas todos os dias. Essa é a nossa função, ouvir o povo e buscar soluções”, disse o presidente da Câmara de Cuiabá.
A presidente empossada foi Aparecida Ribeiro e a vice Vêronica Alves Ribeiro. A popular ‘Cida do Camelô’ destacou que a presença do presidente da Câmara de Cuiabá no local foi uma virada de página para os trabalhadores.
“A gente se sente acolhido com a presença do Juca aqui. Ele está vendo a gente com outros olhos. Eu sei que agora sim vamos viver uma virada de página. O vereador Juca é do povo, ele sabe o que estamos passando. Precisamos de uma atenção maior do poder público e eu sei que com o Juca a gente pode contar”, comemorou a presidente do Shopping Orla.
O espaço abriga hoje 120 boxes de diversos serviços, a preços populares como, artigos para presentes, artesanato, pesca, confecção, calçados e viveiros.

Secom Câmara

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Câmara aprova criação da Regula Cuiabá, agência que vai substituir a Arsec

Published

on

17/04/2025
Câmara aprova criação da Regula Cuiabá, agência que vai substituir a Arsec

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em regime de urgência especial, o Projeto de Lei Complementar de autoria do Executivo, que extingue a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e cria o Cuiabá Regula. Foram 23 votos a favor e 3 contrários durante a sessão desta quinta-feira (17). A nova agência municipal é destinada à fiscalização e regulação dos serviços públicos delegados da capital, como o transporte coletivo urbano e o saneamento básico.
As comissões permanentes, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), emitiram pareceres orais pela aprovação da matéria diretamente no plenário.
Nova estrutura para modernizar a gestão pública
De acordo com o texto, a CUIABÁ REGULA será uma autarquia com autonomia administrativa, financeira e orçamentária, vinculada ao Gabinete do Prefeito. A proposta prevê a extinção da atual Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), com a transferência de suas competências, contratos e obrigações para a nova entidade.
Entre as inovações, está a criação de dois conselhos reguladores especializados — um para saneamento básico e outro para transporte coletivo urbano — que deverão atuar com foco técnico e participação social, incluindo representantes do poder público, dos usuários e dos prestadores de serviços.
O que muda com a CUIABÁ REGULA?
A nova agência terá mais autonomia administrativa, financeira e orçamentária, e será ligada diretamente ao gabinete do prefeito. Ela será composta por uma diretoria reguladora e dois conselhos especializados — um para saneamento básico e outro para transporte coletivo — que terão papel consultivo e técnico.
A ideia é garantir mais eficiência e foco nos principais serviços públicos da capital, além de fortalecer a participação da sociedade na fiscalização, por meio de audiências públicas e relatórios de desempenho obrigatórios.
Principais atribuições da CUIABÁ REGULA:
– Definir, revisar e fiscalizar tarifas dos serviços públicos
– Fiscalizar contratos de concessão e mediar conflitos entre usuários e concessionárias
– Garantir a continuidade e qualidade dos serviços delegados
-&nbsp Estimular a modernização e expansão dos serviços de transporte e saneamento.
Cargos técnicos e estrutura reduzida
A proposta também institui novos cargos técnicos, como analistas de regulação (com perfis como engenheiros, advogados, economistas e contadores) e fiscais de serviços regulados. Os salários variam entre R$ 3 mil e R$ 6 mil. A estrutura organizacional será enxuta, com 18 cargos comissionados e previsão de concurso público para ocupação dos cargos efetivos.
O custeio da nova agência será feito com recursos provenientes da Taxa de Regulação e Fiscalização (TR), paga pelas concessionárias dos serviços públicos.
Transição gradual
Segundo o cronograma previsto no projeto, a nova agência deve iniciar suas atividades até 1º de junho de 2025. A transição será realizada por meio de processo administrativo de inventário, supervisionado pela Controladoria-Geral do Município.
A proposta, segundo o prefeito Abílio Brunini, não representa aumento de despesas para os cofres públicos e busca fortalecer a governança, a eficiência e a transparência nos serviços prestados à população cuiabana.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS