65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Jovens líderes do agro apresentam posicionamento sobre uso sustentável do solo

Publicado em


Brasília (31/01/2022) – Os vencedores do programa CNA Jovem, Ana Carolina Zimmermann e Lucas Dierings, participaram do Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA) para apresentar o posicionamento da juventude sobre o tema” Uso Sustentável da Terra: Segurança Alimentar Começa com o Solo”, transmitido de Berlim, na Alemanha, de 24 e 28 de janeiro.

O evento reuniu líderes envolvidos com a política agrícola global e segurança alimentar, incluindo representantes do Ministério da Agricultura de diversos países.

A declaração com proposições foi elaborada durante três encontros virtuais no segundo semestre de 2021 com a participação de 16 jovens do Brasil, México, Zimbábue, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Suécia, Uganda, Índia, China, Canadá, África do Sul e Argentina.  A Embaixada da Alemanha divulgou as vagas o GFFA e selecionou os integrantes.

Os vencedores do CNA Jovem tiveram o suporte e apoio do Sistema CNA/Senar ao longo da trajetória na quarta edição do CNA Jovem, o que contribuiu para a preparação dos novos líderes com desenvolvimento de novas habilidades e competências.

A declaração traz três aspectos norteadores sobre o uso sustentável da terra a partir de 3 perguntas: Como podemos melhorar a proteção do solo e restaurar solos degradados?  Como podemos tornar o uso de recursos terrestres finitos mais sustentável; e Como os agricultores em todo o mundo podem ter acesso justo à terra?

“Recorremos à política para fornecer uma estrutura que ajudará a tornar a agricultura sustentável – agricultura que cuida dos aspectos econômicos, ambientais e sociais – um modelo de negócios vital. Entendemos que tomamos emprestado a terra das gerações futuras e nos esforçamos para deixá-la em um estado melhor do que o recebemos”, diz um trecho do documento.

Ana Carolina, do Distrito Federal, foi uma das escolhidas para a leitura do documento no GFFA. “Eu encaro com muita responsabilidade ser uma jovem mulher, sucessora rural que, de alguma forma, tem voz em um evento com líderes mundiais responsáveis pela elaboração de políticas públicas, além mostrar como o Brasil já pratica o desenvolvimento rural e sustentável”.

Na sua visão, o acesso à educação envolvendo a ciência e tecnologia contribuem para a adoção de boas práticas que vão beneficiar a conservação do solo, restauração de pastagens degradadas e uso de outras tecnologias.

Em um dos projetos paralelos, a jovem foi selecionada pela rede internacional de agronegócio Nuffield para conhecer de perto como a inovação no campo está transformando a realidade. Em fevereiro. ela viajará para o Reino Unido para iniciar a jornada.  Para acompanha-la nas redes sociais, siga: @caroldoagro

Para Lucas Dierings, do Paraná, a experiência de estar entre o seleto grupo de jovens de todos os continentes foi valiosa. “As diferentes realidades da agricultura no mundo exigem políticas agrícolas diferentes. Em diversas discussões, tratamos como é importante fortalecer a agricultura familiar com ações de inclusão tecnológica e políticas agrícolas que mantenham o produtor rural na atividade e, principalmente, facilite o direito à propriedade”.  Para acompanhá-lo nas redes sociais, siga @lucasdierings.agro

Para conhecer um pouco mais sobre o CNA Jovem, clique aqui.

Confira a íntegra do GFFA aqui

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Fonte: CNA Brasil

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AGRONEGÓCIO

Setor produtivo de Mato Grosso ganha reforço para ampliar as exportações

Published

on

Por meio da iniciativa conjunta entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a região Centro-Oeste ganha um reforço no apoio às empresas locais para fortalecimento nas exportações. Na segunda-feira (24), em Cuiabá, será inaugurado o Escritório da ApexBrasil em Mato Grosso (EA-MT) com rodada de negócios entre entidades representativas de diversos setores produtivos e os adidos agrícolas brasileiros.

A cerimônia de inauguração contará com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. O evento será realizado no Cenarium Rural a partir das 8h30.

Atualmente, o Mapa conta com 40 adidos agrícolas brasileiros em 38 postos ao redor do mundo, responsáveis pelo trabalho de abertura, manutenção e ampliação de mercados para o agronegócio brasileiro. Durante a programação, empresários e produtores interessados em exportar seus produtos podem participar das rodadas de negociação com eles. Para isso, é necessário fazer a inscrição prévia clicando aqui.

“Estamos reunindo toda a estrutura de apoio necessária para quem produz poder comercializar seus produtos ao redor do mundo e, com isso, fortalecer a agroindústria e a geração de renda nas diferentes regiões e setores do estado”, comentou o ministro Carlos Fávaro.

Entre 2023 e 2025, o esforço integrado entre ApexBrasil, Mapa e Ministério das Relações Exteriores (MRE) resultou em mais de 170 ações internacionais realizadas em 42 países, gerando US$ 18 bilhões em negócios projetados e atendendo mais de 3 mil empresas brasileiras.

EA-MT

O novo escritório da ApexBrasil está localizado na sede da Famato, no Centro Político Administrativo em Cuiabá. A abertura do EA Mato Grosso faz parte da estratégia de descentralização da ApexBrasil, que busca aproximar os serviços da Agência das empresas locais, ampliando o apoio à exportação, internacionalização e atração de investimentos estrangeiros diretos (IED).

“Mato Grosso tem papel estratégico no comércio exterior brasileiro, especialmente nos setores do agronegócio, alimentos e sustentabilidade. Com esse novo escritório, queremos estar mais próximos das empresas da região e ajudá-las a conquistar novos mercados”, destacou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

No exterior, a agência conta com escritórios nos principais centros comerciais do planeta, como Miami, Dubai, Pequim, Xangai, Moscou, Bruxelas, Bogotá, entre outros. Ao todo, a agência conta com seis escritórios no Brasil e outros 11 atendendo América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Pacífico e Oriente Médio, África e Índia.

Serviço

Lançamento do Escritório da ApexBrasil em Mato Grosso

Data: 24 de novembro (segunda-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: Cenarium Rural – Avenida André Antônio Maggi, S/N, Centro Político Administrativo Cuiabá – MT
Credenciamento de imprensa aqui.

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Continue Reading

MAIS LIDAS