MATO GROSSO
Investigada em três operações contra crime organizado e tráfico é presa pela Polícia Civil no sul de MT
A equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis prendeu, nesta segunda-feira (25.11), uma mulher investigada em três operações da Polícia Civil contra o tráfico de drogas e organização criminosa na região sul do Estado.
P.M.K., de 29 anos, foi localizada pela equipe policial em uma universidade privada de Rondonópolis, onde ela apresentaria o trabalho de conclusão do curso de direito. O mandado de prisão preventiva foi decretado pela 7a Vara Criminal de Cuiabá.
Conforme as investigações da Derf de Rondonópolis, a mulher integra uma organização criminosa e era responsável pelas finanças da associação formada para gerir o tráfico de drogas na região central da cidade.
Ela e o marido, W.H.L.R., que está detido na Penitenciária da Mata Grande, foram identificados como responsáveis pela distribuição de drogas em Rondonópolis e em outras cidades da região Sul de Mato Grosso. A investigada foi presa pela Derf anteriormente pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico e integrar organização criminosa. P.M.K. foi investigada pela DHPP de Rondonópolis por tortura e homicídios praticados pela facção criminosa.
Operações policiais
P.M.K. é investigada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Rondonópolis desde 2019. Ela foi alvo naquele ano da Operação Reditus, de combate à organização criminosa e associação para o tráfico de drogas. A Reditus foi deflagrada para cumprimento de 108 ordens judiciais, sendo 67 mandados de prisão preventiva e 41 de busca e apreensão domiciliar. Foram presos na ocasião 57 alvos nas cidades de Rondonópolis, Pedra Preta, Cuiabá (MT) e Amambai (MS).
Na Operação Rouge, também contra organização criminosa e associação para o tráfico, a investigada foi alvo de prisão. Deflagrada em novembro de 2020 pela Polícia Civil, a operação foi realizada para reprimir crimes praticados e desarticular uma facção criminosa na região. Foram efetuadas 14 prisões preventivas e 15 buscas contra os alvos investigados.
Já a Operação Nova Canaã, deflagrada há um ano, a Derf cumpriu 26 buscas e três prisões contra um grupo que tinha pontos de vendas de drogas em várias áreas da cidade, como no centro de Rondonópolis e no bairro Nova Canaã.
Em 2021, a Derf cumpriu buscas no endereço da investigada, que resultaram na apreensão de R$ 45.300 mil, provenientes do tráfico de drogas.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Governo de Mato Grosso convoca 245 classificados em concursos da Segurança Pública
O Governo de Mato Grosso convocou, nesta sexta-feira (13.12), 245 candidatos classificados em concursos públicos para reforçar a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A lista, publicada em edição extra do Diário Oficial, inclui 200 soldados e 30 oficiais da Polícia Militar (PM-MT), além de 15 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).
Os convocados foram selecionados nos concursos realizados em 2022, conforme os editais nº 003, nº 004 e nº 007 da Seplag/Sesp.
O secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra, destaca que essa convocatória fortalece o efetivo militar que atua em benefício dos mato-grossenses.
“Estamos comprometidos com a estrutura das instituições que garantem os direitos e o bem-estar da população. Mais uma vez, o Governo de Mato Grosso reforça o seu compromisso com a segurança dos seus cidadãos”, diz o secretário.
Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, o reforço será fundamental para o combate ao crime organizado.
“Vamos reforçar ainda mais as ações do programa Tolerância Zero ao Crime Organizado com operações ostensivas em todas as regiões do Estado com a chegada dos novos policiais. Intensificamos a repressão desde o dia 25 de novembro, quando o governador Mauro Mendes lançou o programa, e já apreendemos 3,3 toneladas de drogas e conduzimos mais de 2 mil pessoas às delegacias. Então, o aumento do efetivo, que representará mais policiais nas ruas, trará resultados melhores ainda”, afirma.
Os convocados para o cargo de Oficial da PM devem comparecer nos dias 6 e 7 de janeiro de 2025 para a entrega de documentos e inspeção de saúde. Nesse primeiro dia, o atendimento será na Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV), em Várzea Grande (MT), somente no período da manhã, das 7h às 13h. Já o segundo dia contará com atendimento na Diretoria de Saúde da Polícia Militar (DSAU/PMMT), em Cuiabá, com atendimento integral.
“Já temos uma série de medidas do Programa Tolerância Zero em andamento em todo Estado. As nomeações de policiais concursados que estão sendo feitas este mês, que chegam a quase 400 entre militares, civis, bombeiros e penais, é mais uma etapa dos investimentos feitos na Segurança Pública”, observa secretário de Segurança Pública do Estado, coronel César Roveri.
Os convocados para o cargo de Soldados da PM terão do dia 1ª a 14 de fevereiro de 2025, no período da manhã, das 7h às 13h, conforme ordem de convocação, para fazerem a entrega de documentos e inspeção de saúde, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap – PMMT), e de 17 a 21 de fevereiro de 2025, também por ordem de convocação, em período integral, na DSAU/PMMT.
Saiba mais, acesse as listas de convocados no anexo abaixo.
Fonte: Governo MT – MT
-
Rondonópolis6 dias ago
80 casais rondonopolitanos se uniram oficialmente em evento promovido pela prefeitura no sábado (7)
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Ministros anunciam na Câmara novas ações voltadas para pessoas com autismo e doenças raras
-
POLÍTICA MT4 dias ago
AL convoca representantes de todos os poderes para evitar paralisação nos atendimentos à população
-
Policial5 dias ago
Delegado da Polícia Civil de MT se aposenta com o dever cumprido
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Senado vota na terça regulamentação da IA e Programa de Transição Energética
-
CUIABÁ7 dias ago
Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá
-
CUIABÁ7 dias ago
Prefeitura de Cuiabá divulga nesta segunda (9) a lista de classificação das solicitações de matrícula para o ano letivo 2025
-
POLÍTICA MT2 dias ago
Assembleia presta homenagem ao centenário do empresário Ueze Elias Zahran