AGRONEGÓCIO
Instituições estimam mais de 600 ações educacionais para fevereiro
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os 93 Sindicatos Rurais do estado, prevê a realização de 660 ações educacionais no mês de fevereiro, que inicia nesta terça-feira.
Para o curso de Inclusão Digital Rural – níveis básico e intermediário – há mais de 40 capacitações previstas em municípios como Paranatinga, Santo Antônio de Leverger, Cáceres, Nova Marilândia e Alto Taquari.
Também está previsto o início do Programa Mulheres em campo em Pedra Preta, Confresa e Comodoro. No módulo I, as participantes aprenderão sobre Diagnóstico e Empreendedorismo. No II, sobre planejamento, no III sobre custos de produção e no IV sobre indicadores de viabilidade e comercialização. O objetivo é incentivar as mulheres da zona rural a investirem em seus negócios.
A programação está sujeita a alterações de acordo com os decretos municipais vigentes nas datas dos eventos. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural de sua localidade e verificar turmas e vagas disponíveis.
AGRONEGÓCIO
Mapa participa de evento internacional sobre bioinsumos na África do Sul
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participou nesta semana do evento Bio-Alliance (South African–Brazil) – “Unlocking the Value of Bio-Inputs through Collaborative Partnerships”, realizado na África do Sul.
O Brasil foi representado por Marcus Coelho, coordenador de Bioinsumos e Novas Tecnologias da Coordenação-Geral de Bioeconomia e Recursos Genéticos da SDR. Durante sua exposição, foram apresentados os principais resultados e diretrizes do Programa Nacional de Bioinsumos (PNB), com destaque para seu escopo, objetivos estratégicos, iniciativas em andamento e avanços alcançados desde a implementação.
Entre os resultados apresentados, ganhou destaque a Lei nº 15.070/2024, que institui o novo marco regulatório de bioinsumos no Brasil. A legislação consolida as bases legais para o fortalecimento e a expansão do uso desses produtos na agropecuária, promovendo segurança jurídica, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.
O evento reuniu especialistas, representantes de governos e instituições de pesquisa da África do Sul e do Brasil, com o objetivo de estimular parcerias colaborativas e o intercâmbio de experiências na área de bioeconomia e insumos biológicos.
A participação do Mapa reforça o compromisso do Ministério em promover práticas inovadoras e sustentáveis, contribuindo para o fortalecimento da bioeconomia, o desenvolvimento rural e a consolidação do Brasil como referência internacional em sustentabilidade no agronegócio.
Informação à imprensa
[email protected]
-
AGRONEGÓCIO4 dias agoMercado de café segue volátil com incertezas sobre tarifas dos EUA, clima no Brasil e queda nos estoques
-
MATO GROSSO7 dias agoDia D de Matrículas da EJA mobiliza sistema prisional e reforça política de ressocialização pelo estudo
-
Esportes2 dias agoFlamengo vence Santos em jogo eletrizante no Maracanã, com drama no final
-
POLÍTICA MT7 dias agoAudiência pública na ALMT debate proposta orçamentária de R$ 40,7 bilhões para 2026
-
Esportes6 dias agoSão Paulo e Flamengo empatam na Vila Belmiro em jogo de quatro gols
-
POLÍTICA MT6 dias agoProjeto Raízes que Libertam incentiva doação de livros na Assembleia Legislativa
-
POLÍTICA MT6 dias agoUnemat e SES discutem ampliação de estágio no Hospital Regional de Cáceres
-
CUIABÁ2 dias agoPrefeitura e Polícia Militar reforçam segurança e ordenamento urbano na segunda edição da Operação Guardiões do Coxipó
