65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

Tecnologia

iFood recebe autorização da Anac para entregas com drones no Brasil

Publicados

Tecnologia


source
Drone realiza entrega do iFood
Divulgação/iFood

Drone realiza entrega do iFood

O iFood deu mais um passo para implementar as entregas com drones no Brasil. Na última sexta-feira (21), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para entregas comerciais com o modal no país. A modalidade é fruto de uma parceria entre a empresa de delivery e a Speedbird Aero.

A autorização foi dada ao modelo DLV-1 NEO da fabricante Speedbird Aero. Segundo a agência, este é o primeiro multirrotor a receber o sinal verde para ser operado comercialmente em território nacional em rotas BVLOS (Beyond Visual Line of Sight, em inglês), ou seja, além da linha visual do piloto. Assim, o dispositivo pode ser usado para entregas no país.

Leia Também

A permissão é concedida para entregas de cargas de até 2,5 Kg em um raio de 3 km, inclusive em espaços urbanos. Ainda assim, há alguns requisitos para garantir a segurança da operação, como não sobrevoar pessoas, manter distâncias de possíveis fontes de interferências eletromagnéticas e observar alturas máximas e mínimas. As condições meteorológicas também devem ser consideradas.

“É esperado que o ganho de experiência prática e o desenvolvimento de novas ferramentas e soluções tecnológicas permitirão no futuro operações cada vez mais avançadas com menos restrições e em maior volume com manutenção de um elevado padrão de segurança operacional”, anunciou a Anac.

iFood: drones prometem agilizar entregas

Para o head de logística e inovação do iFood, Fernando Martins, a novidade promete agilizar as entregas. Mas isto não significa que toda a extensão será feita com um drone: a empresa explica que o equipamento faz apenas uma parte do trajeto. “[Os drones] levam os pedidos até um droneport (área específica e segura para pousos e decolagens de drones), onde são coletados por um parceiro entregador do iFood que completa a entrega fazendo o transporte até a porta dos clientes”, afirmaram.

O uso de drones para entrega no iFood vem sendo implementado desde 2020. Em agosto daquele ano, a Anac emitiu o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para a companhia testar a tecnologia. A empresa anunciou o início do experimento em Campinas (SP) pouco depois, utilizando o mesmo esquema de levar os pedidos até um droneport para a entregar ser concluída por um entregador.

Outros testes foram realizados recentemente. Em dezembro, o  iFood levou a operação para Aracaju (SE) e testou o trajeto entre duas cidades. Na ocasião, o drone atravessou o rio Sergipe a partir do Shopping RioMar Aracaju e percorreu 2,8 km até Barra dos Coqueiros, cidade vizinha da capital sergipana. “A viagem pelo ar levou 5 minutos 20 segundos, contra a estimativa de 25 a 55 minutos do trajeto terrestre”, afirmaram.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia

Gmail adota como padrão novo visual com Meet e Espaços integrados

Publicados

em

Gmail começa a adotar novo visual como padrão
Unsplash/Solen Feyissa

Gmail começa a adotar novo visual como padrão

O visual do Gmail vai mudar para todos os usuários em breve. Desde a última terça-feira (28), o Google começou a liberar como padrão o novo design da plataforma de e-mails. Com foco na integração entre Mail, Chat, Espaços e Meet, a interface atualizada deve entrar em vigor de forma definitiva até o final de julho.

Em fevereiro, o  Google lançou o novo visual do Gmail para contas pessoais, porém o layout estava em fase de testes e precisava ser ativado pelos usuários. Quem não quisesse experimentar a interface integrada podia escolher continuar no design antigo.

Agora, o Google está se preparando para reformular o Gmail de maneira definitiva. No blog oficial do Google Workspace, a empresa anunciou que uma parcela de usuários vai passar a ver a nova interface da plataforma como padrão. Entretanto, ainda haverá uma opção para reverter o layout a qualquer momento.

A implementação começou em 28 de junho e deve durar por mais de 15 dias. Após esse período, a empresa pretende aposentar de vez o visual atual do Gmail, dando espaço às novas funções do serviço.

Novo Gmail integra apps do Google Workspace

A ideia do novo layout do Gmail é oferecer uma visualização integrada de aplicativos do Google Workspace, como Mail, Chat, Espaços e Meet. Nele, os serviços ficam localizados em uma barra lateral no canto esquerdo da tela.

Com isso, não é preciso mudar de aba ou janela para acessar outras plataformas do Google Workspace. As bolhas de notificação também irão ficar visíveis em cima dos seus respectivos aplicativos, mantendo as informações concentradas em uma única aba no navegador.

No futuro, o Google ainda pretende unificar a ferramenta de busca para mostrar resultados em todos os aplicativos ao mesmo tempo. Caso o usuário não queira utilizar as demais plataformas do Google Workspace, será possível remover todos os serviços e manter somente o Gmail.

Por enquanto, o novo layout do Gmail está disponível para usuários de contas Google pessoais, assim como do Google Workspace, com exceção do plano Google Workspace Essentials.

O Google prometeu lançar o redesign até o final de junho. Porém, como as novidades ainda estão em fase de testes, a estreia deve ser adiada por mais algum tempo.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Continue lendo

MAIS LIDAS