CUIABÁ
Horto Florestal é reaberto para visitação por meio das trilhas

O Horto Florestal Tote Garcia foi reaberto nesta semana para visitação nas trilhas que cortam a área preservada. Para marcar o retorno das atividades, na terça-feira (3), 20 alunos da EMEB Maximiano Arcanjo da Cruz, do bairro Santa Laura, em Cuiabá, participaram de uma trilha guiada. Durante o percurso, tiveram uma aula sobre a fauna e a flora que compõem o ecossistema local.
As visitas estão abertas a estudantes, turistas, grupos de idosos e famílias, das 7h30 às 17h, e devem ser agendadas pelo número (65) 99358-7483. A reabertura integra a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Crea-MT e o Sebrae. A programação segue até sexta-feira (06), no Centro Sebrae de Sustentabilidade.
Entre as peculiaridades do Horto Florestal, destaca-se uma espécie de cipó que serve de abrigo e proteção para macacos de hábitos noturnos, que costumam se esconder entre seus fios.
Outra característica curiosa é que parte do Horto não pertence ao bioma Cerrado, sendo resultado de reflorestamento. Apesar da grande presença de árvores, o local costuma ser quente. “As árvores disputam o sol, crescem muito, e as copas se fecham no alto, impedindo a ventilação, o que torna o espaço mais quente”, explicou a educadora ambiental Analice Nazário Castelo.
A árvore conhecida como novateiro ou pau-de-formiga chamou a atenção dos alunos. Seu tronco abriga formigas, e basta um toque para que elas apareçam e piquem, com dor intensa.
O Horto também abriga diversas espécies de macacos, entre elas o bugio, a maior da região.
Nas proximidades do Rio Coxipó, que cruza o Horto Florestal, as crianças aprenderam sobre a importância das matas ciliares para proteger o rio e os impactos negativos da interferência humana, como a poluição da água.
Para encerrar o passeio, os estudantes participaram de uma oficina de produção de mudas e levaram para casa o resultado de seu trabalho.
“Nunca tinha vindo aqui, é tudo muito lindo. Amei especialmente os macaquinhos. Vi e até toquei em um deles enquanto comiam bananas. E aprendi muito sobre a natureza”, disse a aluna Ângela Vitória, de 10 anos.
Ela e a prima Ágatha, de 9 anos, fizeram o trajeto juntas. “Gostei das árvores lisas, onde os macacos escorregam como se fosse areia. Na escola, já aprendemos sobre o uso das folhas para fazer adubo”, contou Ágatha.
A servidora pública de Porto dos Gaúchos, Rosa Maria da Silva, também participou do passeio pelas trilhas do Horto Florestal. Em Cuiabá para acompanhar a Semana do Meio Ambiente, ela aproveitou a manhã livre para vivenciar a experiência de conhecer o local.
“Nossa cidade, Porto dos Gaúchos, também é banhada por um rio, o Arinos. Se não cuidarmos, evitando a poluição, podemos enfrentar situações semelhantes às dos rios de Cuiabá. Precisamos aprender com os erros e adotar medidas para prevenir e proteger o meio ambiente”, declarou.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, José Afonso Portocarrero, destacou a importância do Horto como espaço de referência para os moradores. “A reabertura do Horto Florestal, após um trabalho de revitalização das trilhas, representa mais do que a recuperação de um espaço natural. É a reafirmação do nosso compromisso em integrar o verde ao cotidiano da cidade. Queremos que o Horto faça parte da rotina das pessoas, um local de lazer, saúde, educação ambiental e conexão com a natureza. É fundamental que espaços públicos como este estejam vivos, acessíveis e presentes na vida da população”, afirmou.
A programação também contou com a presença da equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, composta pelo diretor Fábio Moura, a coordenadora Amanda Juliano Massuda e a gerente de educação ambiental Zilda Helena da Silva.
#PraCegoVer
A foto mostra o grupo caminhando pelas trilhas arborizadas do Horto Florestal.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Rei e Rainha da Festa de São Benedito visitam a Prefeitura de Cuiabá

O secretário municipal de Turismo de Cuiabá, Everson da Silva Jesus, recepcionou nesta segunda-feira (16), no terraço da Prefeitura, o Rei Mário Mansur e a Rainha Juliana Bussiki, representantes da tradicional Festa de São Benedito 2025. A visita teve como objetivo alinhar os preparativos do evento religioso, que será realizado, como de costume, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Devoto de São Benedito, o secretário destacou o valor simbólico da celebração para a cidade. “Sou devoto e entendo a importância dessa festa para a alma cuiabana. A Prefeitura está comprometida em manter viva essa tradição centenária que fortalece nossa fé e nossa identidade cultural”, afirmou Everson.
A rainha Juliana Bussiki emocionou-se ao falar da responsabilidade de representar o evento. “É uma honra estar à frente de uma celebração tão rica em significado. São Benedito representa fé, resistência e união do povo cuiabano”, declarou. O rei Mário Mansur também ressaltou a relevância da festividade. “Essa festa atravessa gerações. É o coração pulsante da cultura da nossa capital tricentenária”, disse.
A programação da Festa de São Benedito 2025 já começou com a peregrinação, que vai de 8 de junho a 1º de julho. O baile de abertura aconteceu em 13 de junho, seguido pela visita da Bandeira, entre os dias 16 e 28. As novenas serão realizadas de 24 de junho a 2 de julho, antecedendo o início oficial da festa, no dia 1º de julho, que segue até o domingo, 6 de julho.
Com mais de 300 anos de história, a celebração começa tradicionalmente com a Missa Campal às 5h da manhã, seguida do “Tchá cô Bolo” e, à noite, a festa cultural que envolve música, dança e gastronomia típica, movimentando a comunidade cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso