65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

GERAL

Hoje é Dia: Tom Jobim e Bossa Nova são destaques

Publicados

GERAL


Nesta semana, do dia 23 ao dia 29 de janeiro, o Hoje é Dia relembra um dos maiores nomes da música popular brasileira: Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim. Além do maestro, o pintor norte-americano Jackson Pollock, o Dia Nacional da Bossa Nova e o Dia da Visibilidade Trans também são destaques.

Nascimento de Tom Jobim

Neste dia 25 de janeiro, o maestro Antônio Carlos Jobim, mais conhecido por Tom Jobim, faria 95 anos. Sendo um dos expoentes da bossa nova, Tom marcou a música brasileira com elementos do jazz e composições que até hoje são lembradas por muitos no mundo. Entre elas estão Águas de Março, Só Tinha de Ser com Você, ambas com a saudosa Elis Regina, e a eterna Garota de Ipanema, regravada inclusive pelo norte-americano Frank Sinatra, que o considerava um gênio.

Vítima de uma parada cardíaca, Tom Jobim faleceu aos 67 anos de idade, em 1994. Confira abaixo o primeiro de três episódios do programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil, dedicado à vida e à obra desse gênio da música brasileira.

Dia Nacional da Bossa Nova

Também no dia 25 de janeiro é comemorado o Dia da Bossa Nova. O gênero musical é derivado do samba e surgiu na década de 1950 a partir das demandas de uma geração de jovens que estava em busca de uma música mais de acordo com o que eles viviam no Rio de Janeiro daquela época. Idealizada por Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto no ritmo, a bossa nova trouxe uma simplificação do samba carioca, com elementos do jazz norte-americano e composições com letras mais leves quando comparadas às do samba.

A música que marcou o começo da bossa nova é de autoria de Tom Jobim e Vinícius de Moraes e é conduzida pela belíssima voz de Elizabeth Cardoso, além de contar com João Gilberto no violão. Chega de Saudade, de 1958, foi regravada posteriormente na voz de João Gilberto, ganhando mais notoriedade. Na década de 1960, a bossa nova conquistou o Brasil e o mundo.

Confira abaixo o documentário feito pela TV Brasil na ocasião dos 60 anos da bossa nova.

Nascimento de Jackson Pollock

No dia 28 de janeiro é comemorado o aniversário de vida do pintor estadunidense Jackson Pollock. Ele é considerado um dos pintores mais influentes do século 20 com o seu estilo artístico um tanto quanto diferente dos padrões da época. Nesse contexto, as pinturas do norte-americano dependiam muito do seu movimento corporal, criando figuras dinâmicas e distintas. Ele é considerado um dos precursores do action painting, tipo de pintura derivada do surrealismo. Pollock faleceu aos 44 anos, em 1956, vítima de um acidente automobilístico enquanto dirigia alcoolizado.

Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo

Já em 28 de janeiro é lembrado o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo. A data faz memória a três auditores fiscais do trabalho que foram assassinados em uma fazenda de Unaí (MG) enquanto investigavam denúncias de trabalho escravo. Só em 2020, quase mil pessoas foram resgatadas de trabalho análogo à escravidão. Dessa forma, essa data vem lembrar e alertar que milhares de pessoas, de acordo com o Ministério Público, ainda são forçadas a fazer esse tipo de trabalho e que isso ainda é uma realidade no Brasil.

Dia da Previdência Social

O 24 de janeiro é o Dia da Previdência Social. Esta data foi instituída em homenagem à Lei Eloy Chaves, que foi aprovada em 24 de janeiro de 1923. A lei fundou a base do sistema previdenciário brasileiro a partir da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias. Hoje, a cobertura previdenciária no Brasil é bastante elevada.

Confira abaixo a reportagem do Agro Nacional, programa da TV Brasil, sobre como o trabalhador rural pode usufruir de benefícios da Previdência Social.

Dia da Visibilidade Trans

No dia 29 de janeiro, é o Dia da Visibilidade Trans. A data foi instituída em 2004 por conta da campanha “Travesti e Respeito”. Esta iniciativa é um marco na luta pelo reconhecimento desta classe no Brasil. O Dia da Visibilidade Trans também foi criado para recordar a importância de criar oportunidades para a população trans e travesti. Recentemente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantiu que o nome social poderá ser utilizado no título de eleitor nas próximas eleições, assim como é feito desde 2018.

*Com supervisão de Alessandra Esteves

Confira na tabela do Hoje é Dia outros fatos e datas que marcaram a semana

23 a 29 de Janeiro de 2022
24

Dia da Previdência Social – a data é uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, que instituía a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias

25

Nascimento do advogado, professor, político e ex-presidente do Brasil, sul-mato-grossense Jânio Quadros (105 anos)

Nascimento do cantor fluminense Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim (95 anos)

Morte do gangster estadunidense Al Capone, Alphonse Gabriel Capone (75 anos)

Nascimento do jogador português Eusébio (80 anos) – considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFHHS), especialistas e fãs. Recebeu a alcunha de “Pantera Negra”

Nascimento do ex-jogador de futebol mineiro Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão (75 anos)

Dia do Carteiro – a data resgata a memória da criação em 25 de janeiro de 1663 do Correio-Mor no Brasil, cujo primeiro titular foi Luiz Gomes da Matta Neto, que já era o Correio-Mor do Reino, em Portugal

Dia da Bossa Nova

26

Morte do radialista fluminense Renato Murce (35 anos) – foi produtor da Rádio Nacional

27

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Dia Internacional do Conservador Restaurador

28

Morte do político cearense José Linhares (65 anos) – foi presidente do Brasil durante três meses e cinco dias

Nascimento do pintor estadunidense Jackson Pollock (110 anos) – foi referência no movimento do expressionismo abstrato. Ele se tornou conhecido por seu estilo único de pintura por gotejamento

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo – a data relembra a chacina cometida em Unaí – MG da equipe de auditores que estava indo investigar uma denúncia de trabalho escravo numa fazenda local

Dia Internacional da Privacidade de Dados

Dia Mundial dos Corais da Amazônia

Fundação no Recife do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (160 anos)

29

Dia da Visibilidade Trans

Criação da Região Administrativa da Fercal – RA XXXI – por meio da Lei nº 4.745, de 2012 (10 anos)

Edição: Alessandra Esteves

Fonte: EBC Geral

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GERAL

Revalida 2022 aplica segunda etapa de provas hoje e amanhã

Publicados

em

A aplicação da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 ocorrre neste sábado (25) e no domingo (26). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),a prova de habilidades clínicas ocorrerá em dois períodos: o primeiro período, que teve início às 11h, e o segundo, às 15h, pelo horário de Brasília.

Pelo Sistema Revalida o candidato pode consultar o cartão de confirmação de inscrição. No documento, o participante pode conferir horário e local de aplicação da prova de habilidades clínicas, número de inscrição, entre outras informações referentes ao exame. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o documento nos dois dias de prova.

Documentos

O participante deve se apresentar ao local de prova com a documentação de identificação oficial com foto, válida, conforme previsto em edital, portando jaleco (preferencialmente na cor branca) e utilizando máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca. O Inep recomenda que a máscara de proteção seja de uso profissional, no modelo N95 ou PFF2.

“O uso de máscara é obrigatório durante toda a permanência do participante no local de prova, exceto para pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara, conforme previsto na Lei n.º 14.019 de 2 de julho de 2020”, ressaltou o Inep.

O candidato pode levar para o local de prova máscara reserva para troca durante a aplicação, além de alimentação pessoal e medicamento. Somente será permitida garrafa e lanche em embalagem transparente e sem rótulo.

Pelas regras do edital, antes de entrar na sala de espera, o participante deve guardar, no envelope porta-objetos, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, desligados, além de outros pertences não permitidos, listados no edital do exame. A Declaração de Comparecimento impressa, caso necessária, também deve ser guardada no envelope, que precisa ser lacrado e identificado, desde a entrada na sala de espera até a saída definitiva do local de provas.

Revalida

Com duas etapas, uma teórica e outra prática, que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional da medicina adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

Continue lendo

MAIS LIDAS