65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo define diretrizes para o desenvolvimento tecnológico e científico do Estado

Publicados

MATO GROSSO


O governador Mauro Mendes reuniu-se com dirigentes de instituições de ensino e pesquisa para estabelecer diretrizes e metodologias de investimentos no setor de ciência e tecnologia para o ano de 2022. Na ocasião, foi feita ainda a avaliação de algumas ações, programas e projetos desenvolvidos no ano passado.

“Nenhum país ou região do mundo avançou sem investir em pesquisa, em ciência, em educação. E por isso, nós estamos investindo para que as pesquisas desenvolvidas aqui sejam vocacionadas, que tenham finalidade prática para a sociedade”, ressaltou o governador.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva, destacou que o encontro como o ocorrido na quarta-feira (19.01) é realizado regularmente, de modo gerencial, para priorizar as ações conjuntas de todos os parceiros envolvidos no desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

“O governador é nossa principal liderança de motivação para a gestão de nossas ações e atividades. Ele reforçou que a ciência e a pesquisa no Estado devem auxiliar na resolução dos problemas enfrentados pela sociedade, seja na forma de um produto ou um serviço”, disse o presidente da Fapemat após a reunião.

As ações da fundação em 2021 contemplaram a execução financeira recorde no fomento a pesquisas e inovação nas empresas, com total de R$ 18,346 milhões. Nos últimos três anos, o total aplicado soma R$ 39,266 milhões.

Participaram também da reunião, além do presidente da fundação, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva; o reitor do IFMT, professor Julio César dos Santos; professora Laila Natasha Santos Brandão (IFMT); professor Silvio Moisés Negri, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR); professor Francisco Lledo, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Lucas Oliveira de Souza, do Núcleo de Relações Internacionais do Estado (Nurimat); e o diretor Técnico Científico da Fapemat, professor Flávio Teles.

Fonte: GOV MT

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Semana Estadual de Políticas sobre Drogas discute prevenção em escolas de Poconé e Livramento

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Justiça, e o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conesd-MT) realizam entre os dias 27 e 30 de junho a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. Parte da programação será realizada nas escolas públicas dos municípios de Poconé e Nossa Senhora do Livramento.

A solenidade de abertura ocorre na próxima terça-feira (28.06), na Escola Estadual Bacharel Ribeiro de Arruda, em Poconé, com a presença de autoridades. No entanto, na segunda-feira (27.06), a Escola Estadual Professora Eucaris Nunes Cunha Morais, também em Poconé, contará com programação alusiva, com palestras e oficinas.

Já na quarta-feira (29.06) a programação ocorre no município de Nossa Senhora do Livramento, nas escolas Estadual Feliciano Galdino e Municipal Délia Galdino Duarte, finalizando o dia com ato público contra as drogas.

Entre a programação da semana estão previstas palestras sobre o uso do álcool e suas consequências, o fortalecimento da rede municipal no combate às drogas, além de bate papos com os alunos, oficinas para a confecção de cartazes e atos públicos educativos.

O evento conta com o apoio das duas prefeituras municipais, além da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT); das secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT), de Saúde (SES-MT) e de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT); do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); da Federação das Comunidades Terapêuticas de Mato Grosso (FECT); das coordenadorias estaduais de Polícia Comunitária e do Rede Cidadã; da Polícia Judiciária Civil e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência(Proerd) da Polícia Militar de Mato Grosso.

Para ter acesso à programação completa, clique AQUI.

Mais informações: (65) 98435-7138.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MAIS LIDAS