65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Sorriso

GMT divulga relatório de acidentes registrados em maio

Publicado em

Nos 31 dias do mês de maio, foram registrados em Sorriso 78 acidentes de trânsito. Em 23 deles, ocorreram somente avarias nos veículos envolvidos. Já 55 ocorrências causaram vítimas. O número, infelizmente, é 20,51% maior que o registrado em abril, quando foram contabilizadas 62 ocorrências.

Nas 78 ocorrências registradas no mês passado, 26 tiveram cruzamentos de vias como cenário. Entre os pontos com mais acidentes, o encontro da Avenida Porto Alegre com a Rua Lupicínio Rodrigues é o ponto com o maior número de registros de acidentes; na sequência aparece o cruzamento da Avenida Noêmia Tonello Dalmolin com a Avenida Brasil.

Nos dados de maio, o horário das 11 às 12 horas, que coincide com a saída da escola e do trabalho, é o ponto com o maior número de acidentes registrados com 15 situações, sendo a sexta-feira o dia da semana com o maior número de sinistros. Ainda, 69% dos acidentes envolveram homens na faixa etária de 29 a 33 anos de idade.

Já em abril, 65% dos acidentes também envolveram homens na direção e a faixa etária dos 39 aos 43 anos, contabilizou o maior número de situações. Ainda em abril, a terça-feira contabilizou o maior número de situações.

“O relatório feito pela Guarda Municipal, que conta com informações dos Bombeiros e também da Polícia Militar serve como um mapa para que possamos planejar ou remanejar ações, intervenções, campanhas, enfim, conhecer, em detalhes, a realidade mês a mês do trânsito de Sorriso”, comenta o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), o coronel da reserva da Polícia militar, Adriano Denardi, reforçando que é integrado o trabalho entre as três esferas.

O coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), Márcio Pires, pontua que a Guarda pode ser acionada nas 24 horas do dia pelo 153 ou pelo 99668-2034; outra opção é ir pessoalmente até a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil na Avenida Imigrantes, n.º 834 no Jardim Guarujá, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. A GMT atende tanto situações de acidentes quanto para denúncias de perturbação do sossego. Além destes atendimentos específicos, o órgão municipal também responde pela confecção de boletins de acidentes, emissão de cartões de estacionamento especial e vistorias.

Nos cinco primeiros meses do ano

O relatório geral dos cinco primeiros meses de 2025 aponta o registro geral de 565 acidentes; destes, 336 ocorrências sem vítimas e 229 sinistros com vítimas. Especificamente com o registro de vítimas, foram 43 ocorrências em janeiro, 45 em fevereiro, 42 em março, 44 em abril e 55 em maio. No relatório geral de janeiro a maio a Perimetral Sudoeste e a Tancredo Neves aparecem com o maior número de acidentes.

Já no comparativo com o mesmo período de 2024, houve uma redução de 18% nos sinistros de trânsito. De janeiro a maio de 2024, foram contabilizados 690 acidentes, dentre as situações com e sem vítimas. “Acreditamos que as ações de conscientização e a presença incisiva das forças de segurança como as operações da Lei Seca e blitzes educativas são fundamentais na queda dos acidentes”, destaca Pires.

Perturbação do sossego

Além do suporte nas situações que envolvem sinistros de trânsito, de janeiro a maio, a GMT atendeu a 768 ocorrências de perturbação do sossego público. Foram 116 ocorrências em janeiro, 106 em fevereiro, 169 em março, 166 em abril e 211 em maio. Sábado e domingo são os dias com o maior número de chamados. O bairro Vila Bela, seguido do São Mateus, foi o ponto com o maior número de chamados em maio. “Infelizmente estamos observando aumento de perturbação do sossego nos últimos meses”, frisa Pires.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Profissionais do SAE ampliam conhecimento técnico no 18º HepatoAIDS

Published

on

Realizado entre 12 e 14 de junho em São Paulo

A infectologista Ana Paula Jorge Fernandes e a enfermeira Michelle Saldanha, que também coordena o Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Sorriso, marcaram presença no 18º HepatoAIDS, que aconteceu entre 12 e 14 de junho, no IAMSPE- Centro de Convenções Ibirapuera, em São Paulo–SP.

Reconhecido nacionalmente como um dos principais fóruns de discussão sobre HIV/AIDS e hepatites virais, tuberculose e infecções sexualmente transmissíveis, o evento reuniu profissionais da saúde de diversas regiões para compartilhar experiências, atualizar protocolos e fortalecer as políticas de prevenção e cuidado.

A programação incluiu conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentações de casos clínicos, com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais abordando temas atuais, além de representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

“Foi uma oportunidade valiosa para aprofundar nosso conhecimento sobre as estratégias mais eficazes de prevenção, diagnóstico e tratamento de infecções como HIV, hepatites e outras ISTs. Além disso, o evento permitiu a atualização de protocolos e a troca de experiências práticas que serão incorporadas à rotina de atendimento, contribuindo diretamente para a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou a enfermeira e coordenadora do SAE/CTA, Michelle Saldanha.

A infectologista Ana Paula Jorge Fernandes, define a participação no encontro como primordial para ampliar horizontes e fortalecer o trabalho desenvolvido pelo SAE/CTA de Sorriso.

“O HepatoAIDS tem se consolidado como referência ao incorporar as estratégias mais atualizadas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Essa troca de experiências é fundamental para aprimorarmos nossos fluxos e protocolos, assegurando um cuidado cada vez mais qualificado, humanizado e centrado nas necessidades da população”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS