65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Lucas do Rio Verde

Gestão Municipal reorganiza e melhora fluxo de atendimento nos PSFs

Publicado em


A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, orienta sobre a reorganização do fluxo de atendimento dos PSFs e outros serviços de saúde a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro. Medidas internas estão sendo adotadas para melhorar os serviços e garantir o suporte aos luverdenses.

Os atendimentos da Atenção Básica serão mantidos nos PSFs, que já adotam os protocolos necessários para fazer o acolhimento dos pacientes, separando os sintomáticos respiratórios dos demais.

Para testagem de Covid, são encaminhados aqueles que tiverem entre 3 a 5 dias de sintomas. Se o resultado do exame for positivo, o paciente é encaminhado ao PAM para avaliação e conduta. Com testagem negativa ou pacientes fora do período hábil de testagem, a avaliação será feita no próprio PSF.

Como forma de organizar o fluxo, a secretaria informa ainda que estão suspensos os grupos de atividades coletivas e as reuniões de equipe nas unidades básicas. Os atendimentos odontológicos se manterão para urgências, puericulturas/teste da linguinha e gestantes. Serão mantidas as consultas de puericultura a primeira, a de 6 meses e a de 1 ano. Os testes rápidos para ISTs serão realizados apenas por solicitação médica e para as gestantes.

A partir da próxima semana também estarão suspensas nos PSFs as coletas dos exames citopatológicos do colo uterino (preventivos), serviço que deverá ser realizado na segunda quinzena de fevereiro em uma ação da prefeitura em parceria com a Carreta do Instituto de Prevenção do Câncer do Hospital do Amor.

Vacinas
As salas de vacina estarão abertas apenas no período da tarde e de forma que algumas unidades realizarão vacinação contra a Covid-19 e outras apenas rotina vacinal, conforme agenda semanal.

TeleLucas
Para auxiliar com as demandas, o TeleLucas voltará a funcionar apenas para casos com sintomas respiratórios. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h.

O teleatendimento médico via WhatsApp havia sido suspenso em outubro do ano passado com a queda significativa dos casos. Na segunda-feira (24) serão divulgados os números para envio de mensagens.

Com a reativação do serviço, o PSF XVI Bieger Cidade Nova estará fechado, pois comportará a equipe do TeleLucas. A população desta unidade será remanejada para atendimento nas unidades I e II, no Rio Verde, e o atendimento do pediatra será transferido para o PSF VII, no Primaveras.
 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lucas do Rio Verde

Miguel Vaz prestigia troca de comando do 13° BPM e reforça parceria com as forças de segurança

Published

on

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz participou da cerimônia de troca de comando do 13° Batalhão da Polícia Militar, realizada nesta sexta-feira (24), na Câmara Municipal, com a presença de autoridades, empresários, forças de segurança e sociedade. Ao lado do vice-prefeito Joci Piccini, o prefeito destacou o impacto positivo da transição de lideranças para o fortalecimento da segurança pública no município e na região.

“Uma troca de comando é sempre um motivo de renovação e promoção dentro da Polícia Militar. O tenente-coronel Secchi fez um trabalho brilhante à frente do 13° Batalhão e agora assume o comando regional em Nova Mutum, enquanto o tenente-coronel Fernandes, que já demonstrou sua competência na Cavalaria, traz sua experiência para liderar nossa cidade. Esse é um ganho significativo para Lucas do Rio Verde e toda a região. Estamos satisfeitos com essa nomeação e reforçamos que o Poder Executivo está sempre à disposição para apoiar o trabalho da Polícia Militar”, declarou Miguel Vaz.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Mudanças no comando

Depois de 4,5 anos como comandante do 13° Batalhão, o tenente-coronel Paulo Jailson Secchi de Ávila se despediu da função, emocionado e grato pelo apoio recebido da comunidade e das autoridades locais. Ele assumiu recentemente o comando regional do CR-14, que abrange 14 municípios e três distritos.

“O sentimento é de gratidão. Tivemos momentos desafiadores, mas sempre contamos com o apoio da sociedade luverdense, da Prefeitura e das forças de segurança. O trabalho integrado que realizamos aqui foi essencial para garantir respostas rápidas às demandas da população. Levo Lucas do Rio Verde comigo no coração e continuarei contribuindo de perto pela segurança da região”, destacou Secchi.

O novo comandante, tenente-coronel Robson Fernandes da Silva, que anteriormente liderava a Cavalaria em Nova Mutum, ressaltou o privilégio de assumir o 13° Batalhão. “Comandar uma tropa é sempre um grande desafio. Tenho mais de 21 anos na Polícia Militar e já conheço bem a região de Lucas do Rio Verde, o que facilita o trabalho. Nosso compromisso é somar forças e intensificar as ações de combate à criminalidade, sempre buscando a integração com outras instituições”, afirmou Fernandes.

A cerimônia também foi marcada pelo reconhecimento das ações conjuntas realizadas durante a gestão do prefeito Miguel Vaz, como a implementação da Jornada Extraordinária, a vinda da Cavalaria, a compra de cavalos, a construção da sede administrativa do policiamento montado e do batalhão, e a retomada do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

O vice-prefeito Joci Piccini também esteve presente na solenidade, reafirmando o compromisso da gestão municipal em colaborar com a segurança pública e apoiar as forças policiais.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Vieira da Cunha, secretários, representantes de Itanhangá e Tapurah, empresários e agentes de segurança, simbolizando a união de esforços pela segurança pública em Lucas do Rio Verde e na região.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS