POLÍTICA MT
Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação é instalada na ALMT

Com o objetivo de promover melhorias na legislação e em políticas públicas voltadas à tecnologia e inovação, foi instalada nesta quinta-feira (15) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso a Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI) . A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do estado por meio do diálogo entre o setor público, privado e a sociedade civil.
A frente é coordenada pelo deputado Chico Guarnieri (PRD), autor da proposta, e conta com a participação dos parlamentares Beto Dois a Um (União), Diego Guimarães (Republicanos), Elizeu Nascimento (PL), Fábio Tardin (PSB) e Júlio Campos (União).
Representantes dos setores de indústria, ciência, tecnologia, agronegócio e educação apresentaram informações atualizadas sobre os avanços tecnológicos em Mato Grosso. Os especialistas reforçaram a necessidade de transformar o estado, já líder em produção agrícola, também em referência em tecnologia de ponta.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, destacou investimentos do governo estadual para fomentar a inovação em diversos setores. Entre as ações, está a criação de um núcleo de inovação e empreendedorismo digital em Cuiabá e projetos voltados à conversão de motores a diesel para etanol. “Tudo isso integra um ecossistema de inovação, onde os centros de pesquisa atuam para resolver problemas reais da sociedade”, afirmou.
Kardec parabenizou o deputado Guarnieri pela iniciativa e destacou a visita do parlamentar ao Parque Tecnológico de Várzea Grande, que será inaugurado em breve e representa, segundo o secretário, uma “virada de chave” para o estado.
Foto: JLSIQUEIRA/ALMT
Guarnieri, que também preside a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia, explicou que a FPTI foi criada para debater o papel da tecnologia em diversas áreas e propor melhorias legislativas. “A inovação está presente em setores como segurança, agricultura, comunicação e produção. As mudanças tecnológicas ocorrem de forma rápida e impactam diretamente o cotidiano da população”, afirmou.
Durante o encontro, a professora Ivana Aparecida Ferrer Silva, representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), destacou a importância da sustentabilidade e da preservação dos biomas locais. Ela defendeu a valorização do patrimônio natural e do conhecimento tradicional das comunidades como base para soluções inovadoras, sustentáveis e alinhadas às necessidades da população. “
A natureza deve ser considerada como uma ‘quinta hélice’ da inovação. A UFMT se compromete a contribuir com seu capital intelectual para promover uma inovação sustentável voltada às necessidades reais da população”, garantiu.
Lays Batista Fitaroni, representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MT), entidade ligada ao Sistema da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), reforçou o compromisso da indústria com a inovação. “Nosso objetivo é capacitar pessoas e manter os talentos dentro do estado, proporcionando um ambiente atrativo para o desenvolvimento tecnológico”, afirmou.
A representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que também faz parte do Sistema FIEMT, Lays Batista Fitaroni, declarou que o sistema está à disposição da Frente Parlamentar e que o objetivo é capacitar cada vez mais pessoas voltadas para a inovação e manter os talentos dentro do Estado. “Nosso objetivo é capacitar pessoas e manter os talentos dentro do estado, proporcionando um ambiente atrativo para o desenvolvimento tecnológico”, afirmou.
Fonte: ALMT – MT

POLÍTICA MT
Wilson Santos representa ALMT em solenidade pelos 125 anos de Santo Antônio de Leverger

O município de Santo Antônio de Leverger (34 km de Cuiabá) completou 125 anos de fundação na última sexta-feira (13). Para marcar a data, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene especial com homenagens a cidadãos e instituições que contribuíram para o desenvolvimento social e econômico da cidade ao longo de sua história. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso esteve presente na cerimônia, representada pelo deputado Wilson Santos (PSD).
O parlamentar falou da importância histórica, econômica e cultural de Santo Amônio para o Estado e destacou que, desde que ingressou na vida pública, mantém forte atuação em Santo Antônio de Leverger. Em sua trajetória política, destinou importantes recursos para a educação, saúde, infraestrutura, agricultura familiar, cultura e esporte. “Temos uma forte relação com o povo de Santo Antônio de Leverger, que tem muita história. Sou defensor de um ICMS mais justo, que desconcentre recursos dos grandes centros e valorize municípios que enfrentam o esvaziamento econômico há muito tempo”, destacou Wilson Santos.
Ele relembrou ainda que há quase quatro décadas, mantém presença constante no município, período no qual acompanhou importantes avanços, como a chegada da energia elétrica, da internet e do asfalto, especialmente na zona rural, que garantiu mais qualidade de vida aos moradores.
Durante a solenidade, presidida pelo vereador Rafael Lima (PSB), diversas autoridades políticas locais celebraram a entrega dos 57 km de asfalto entre os trechos da MT-361 e MT-468, que beneficiam 17 comunidades rurais da região de Agrovila das Palmeiras. A obra, concretizada no dia 31 de maio, é fruto da articulação de Wilson Santos junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), e atende a uma demanda aguardada há mais de 30 anos pela população.
O deputado também ressaltou outras ações realizadas para o município, como a regularização fundiária rural, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que contemplou comunidades como Pontal, Santana do Taquaral e Serrana. Destacou ainda o apoio da Energisa, que levou rede elétrica, iluminação pública e acesso à internet para diversas famílias. Além disso, foram destinados mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares para perfuração de poços artesianos, em parceria com a Funasa e a Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat).
Durante o seu discurso, Wilson compartilhou uma curiosidade histórica sobre o deputado com mais mandatos na história da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, ao longo de seus 190 anos, foi um santo-antoniense Francisco Pinto de Oliveira, que exerceu 12 mandatos entre 1900 e 1936. “Ele era tio-avô do saudoso governador Dante de Oliveira e o primeiro da família a ingressar na política. Ele saiu das barrancas do rio Cuiabá, em São Lourenço. Hoje, o Salão Negro da Casa de Leis leva o seu nome. Francisco foi presidente da Assembleia por quatro vezes”, lembrou.
Wilson Santos também defendeu a inclusão de Santo Antônio de Leverger no traçado da ferrovia em Mato Grosso. Segundo ele, a medida descentralizaria investimentos dos grandes centros e estimularia o desenvolvimento de municípios historicamente esquecidos. “Leverger há décadas assiste ao tráfego intenso de carretas que apenas passam pelo município, sem deixar benefícios. É preciso um modelo de desenvolvimento mais justo e equilibrado, especialmente para cidades com mais de 300 anos de história, como Cuiabá, Vila Bela da Santíssima Trindade e Santo Antônio de Leverger”, finalizou.
Fonte: ALMT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso