CUIABÁ
Fred Gahyva assume cadeira na Câmara e reafirma compromisso com o povo cuiabano

15/04/2025
Fred Gahyva assume cadeira na Câmara e reafirma compromisso com o povo cuiabano
Ana Cláudia Fortes – assessoria Vereador Fred Gahyva 
Na sessão ordinária desta terça-feira (15), o vereador suplente Fred Gahyva (Republicanos) participou oficialmente de sua primeira sessão como parlamentar em exercício na Câmara Municipal de Cuiabá. Ele assumiu a vaga deixada temporariamente pela vereadora Maysa Leão (Republicanos), que se licenciou por 31 dias, sem remuneração.
Com 2.195 votos recebidos nas últimas eleições, Gahyva chega ao Legislativo com o objetivo de representar não apenas seus eleitores, mas toda a população cuiabana — especialmente os que mais necessitam da presença do poder público.
Em sua fala de estreia, o vereador destacou sua trajetória na vida pública e reforçou o compromisso com uma política baseada no diálogo, na responsabilidade e na ética.
“Não sou um novato na política, nem alguém de fora. Tenho uma história construída com seriedade, tanto em funções técnicas quanto políticas. Estou aqui para servir com responsabilidade, diálogo e transparência”, afirmou.
Gahyva também destacou que pretende atuar como ponte entre as demandas das ruas e as ações do Parlamento, reforçando a importância de um mandato participativo e atento à realidade das comunidades.
“Quero trazer para esta Casa os problemas da vida real e cobrar soluções. O povo cuiabano espera respostas, e minha missão aqui é dar voz a essas demandas. Meu mandato está à disposição de todos, inclusive daqueles que muitas vezes se sentem invisíveis”, completou.
Durante o discurso, o parlamentar fez questão de agradecer à vereadora Maysa Leão pela oportunidade, além de reforçar sua gratidão à família, ao partido e aos eleitores que confiaram em seu nome nas urnas.
“Assumo esse mandato com gratidão, coragem e a certeza de que política se faz com propósito, ética e compromisso com as pessoas. Quero retribuir cada voto que recebi — e atender a todos os cuiabanos com trabalho sério e presença constante”, concluiu.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Comenda Sargento Odenil vai homenagear agentes de segurança que enfrentarem a criminalidade em Cuiabá

17/04/2025
Comenda Sargento Odenil vai homenagear agentes de segurança que enfrentarem a criminalidade em Cuiabá
Antoniel Fontes – Assessoria do vereador Rafael Ranalli 
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta quinta-feira (17) o projeto de resolução que cria a “Comenda Sargento Odenil Alves”, que concede uma honraria aos agentes de segurança pública da cidade que abaterem bandidos em legítima defesa durante o cumprimento do seu trabalho. O projeto foi aprovado por 24 vereadores na Câmara.
“Os deputados estaduais se negaram, mas a partir de agora, em Cuiabá, vamos dar essa honraria a todo agente de segurança que, em cumprimento do seu dever legal,  abater um criminoso em legítima defesa. A comenda é uma homenagem ao Sargento Odenil, um honroso policial militar que foi morto por um criminoso. Agora, a comenda visa a que a criminalidade entenda, de uma vez por todas, que em Cuiabá o crime não compensa”, disse Ranalli.
Quando assumiu a vaga de deputado estadual por 30 dias na Assembleia, Ranalli apresentou um projeto de lei semelhante, que ganhou repercussão nacional e ficou conhecido como “Lei do Abate”.
Sargento Odenil Alves e a comenda
Natural de Rosário Oeste e lotado no 3º Batalhão da Polícia Militar de Cuiabá, o Sargento Alves foi tragicamente assassinado após ser baleado em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Municipal, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos, falecendo após passar por uma cirurgia.
Sua trajetória na Polícia Militar, iniciada em 1998, representa um exemplo de compromisso com a segurança pública e de bravura. A criação da comenda, portanto, visa perpetuar sua memória, reconhecendo o sacrifício de Odenil e de tantos outros profissionais da segurança pública que, como ele, dedicam suas vidas à proteção da sociedade, enfrentando desafios e riscos diários. A proposta também visa proporcionar um símbolo de reconhecimento e gratidão aos agentes que atuam na segurança pública e privada, destacando suas contribuições para a paz e a ordem na comunidade.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Mesa Diretora da ALMT afasta servidor Luiz Eduardo de Figueiredo Rocha
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Nota Oficial
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Secretário de Saúde é convocado para explicar modelo de gestão do Hospital Central
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado Thiago reivindica campus definitivo e novos cursos na Unemat em Rondonópolis
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Após reunião com Wilson Santos, SES vai reavaliar o acesso ao canabidiol
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Abertas as inscrições para o curso Excelência Legislativa
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado comemora unidades do Corpo de Bombeiros em Canarana e Querência
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Comunicadores que atuam em Mato Grosso são homenageados durante sessão especial