Lucas do Rio Verde
Fortalecimento da apicultura: Lucas do Rio Verde discute estratégias com órgãos públicos e setor produtivo

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, reuniu representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), órgãos de controle e lideranças do setor produtivo para debater estratégias que impulsionem a apicultura no município. O encontro também abordou medidas preventivas contra a mortandade de abelhas, reforçando o compromisso das instituições com a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia produtiva do mel.
Estiveram presentes na reunião o prefeito Miguel Vaz, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, o superintendente federal de Agricultura e Pecuária em Mato Grosso, Dr. Omar Roberto da Silveira, além de representantes de órgãos ligados a agricultura regional.
“Foi uma reunião muito produtiva. Pudemos, na oportunidade, juntamente com diversas entidades parceiras, como MAPA, Indea, Aprosoja, Empaer, Sindicato Rural e a Associação dos Apicultores de Lucas do Rio Verde, discutir políticas públicas voltadas à apicultura. Vamos trabalhar lado a lado para fomentar cada vez mais a apicultura na nossa região
A reunião teve como principal objetivo a construção de um plano estratégico para o setor, com diretrizes voltadas à proteção das colmeias, incentivo às boas práticas na produção e maior alinhamento entre apicultores e demais cadeias do agronegócio. Além disso, foi fomentada a participação no 4º Seminário para Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso, que será realizado nos dias 23 e 24 de abril, ampliando a discussão e promovendo capacitação para os produtores.
O superintendente federal de Agricultura e Pecuária no Mato Grosso, Dr. Omar Roberto da Silveira, ressaltou que os órgãos estão levantando os problemas que vem afetando a produção de mel no município e região. “Os problemas que aqui ocorrem e são recorrentes, inclusive, em vários outros municípios, tem nos levantado preocupação a ponto de tomarmos a decisão de realizarmos um seminário. E também vamos elaborar um plano preventivo contra a mortandade de abelhas”, destacou Omar.
Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável da apicultura, garantindo apoio aos apicultores e promovendo ações concretas para fortalecer o setor.
Estiveram presentes também o presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Tiago Cinpak, Esmeralda de Almeida, técnica da Empaer, Juliana Carvalho técnica da Empaer, a veterinária da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Silvia Krause, Franco Bilibio presidente da Associação dos Apicultores de Lucas e Ademir Forlin vice-presidente da Associação dos Apicultores de Lucas, Sidnei Bueno de Miranda, técnico do Senar, Andreia Lodi, técnica do Indea, Cintia Faria técnica do Indea, Clodomiro Reverdito, técnico do Indea, Márcio Martins e Taisa Boton, representantes da Aprosoja de Lucas.

Lucas do Rio Verde
Educação: Prefeitura homologa Processo Seletivo 001/2025

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Governo e Administração, informa que homologou o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2025, nesta terça-feira (18), que trata sobre o Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado *001/2025,* apresentado pela comissão examinadora nomeada pela Portaria nº 88/2025.
Conforme o Edital de Processo Seletivo Simplificado nº 001/2025, o primeiro certame do ano ofertou vagas para a contratação temporária e formação de cadastro de reserva na Secretaria de Educação.
Foram ofertadas vagas para os cargos de Técnico Administrativo Educacional (Secretaria), Técnico em Infraestrutura (Alimentação), Técnico Administrativo Educacional (Área Monitoria) e Professor de diversos segmentos.
De acordo com o edital, a prova foi avaliada em etapa única, por meio de avaliação de títulos, de caráter eliminatório e classificatório e/ou análise de experiência profissional.
Dúvidas e informações podem ser sanadas pelo Instituto Selecon, através do Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC): (65) 3653-0131, (65) 9 9269-2400,(65) 9 9233-3619 e (21) 2323-3180, somente em dias úteis, das 9h às 17h.
Confira abaixo a lista de classificados:
Confira o Edital completo 001/2025:
-
CUIABÁ6 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Câmara pode votar projeto que inclui na Lei Maria da Penha punição em caso de aproximação consensual do agressor
-
Lucas do Rio Verde6 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT5 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário
-
MATO GROSSO6 dias ago
Polícia Civil apreende drogas de facção criminosa enterradas em quintal de casa em Várzea Grande
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado alerta sobre restrição do uso de áreas na região do Araguaia