Diversos
Flávia Moretti abre Semana Pedagógica com foco na educação de qualidade

Prefeita reafirmou seu compromisso em equilibrar as contas sem comprometer o futuro das crianças e a valorização dos profissionais da rede
“Se quisermos transformar a cidade, temos que começar pela educação, pois é no futuro que vamos colher nossos frutos”. Com essas palavras, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), deu início, nesta segunda-feira (27), à Semana Pedagógica 2025, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL/MT). O evento, realizado no auditório da UNIFACC/MT, reúne diretores e coordenadores pedagógicos e segue até quinta-feira, com a participação dos professores da rede municipal ao longo da semana.
Durante seu discurso, Flávia ressaltou sua formação como pedagoga e professora, destacando a relevância do papel dos educadores na transformação social. “é uma educação de qualidade que eu quero para nossas crianças: que o dom de ensinar, encorajar e servir seja cultivado por todos. Só assim construiremos uma Várzea Grande mais forte e educadora”, afirmou.
A prefeita também anunciou a finalização das obras do Parque Tecnológico, que será um marco para a profissionalização dos jovens da cidade. “Várzea Grande vai ser uma cidade educadora e tecnológica. O Parque Tecnológico será um espaço onde os jovens que vocês educarem poderão se preparar para o mercado de trabalho e expandir seu conhecimento em tecnologia e inovação”.
Além de abordar os avanços, Flávia não deixou de falar sobre os desafios financeiros enfrentados pelo município, como os R$ 30 milhões em restos a pagar apenas na pasta da educação. Ela reafirmou seu compromisso em equilibrar as contas sem comprometer o futuro das crianças e a valorização dos profissionais da rede.
O secretário municipal de Educação, professor doutor Pe. Edson Sestari, destacou que a Semana Pedagógica é essencial para alinhar as diretrizes que irão compor o plano decenal da educação no Município. “Estamos iniciando um trabalho voltado para os fundamentos, princípios e valores que vão guiar a educação em Várzea Grande. O desafio maior deste ano será a composição do quadro docente, buscando maior estabilidade para assegurar uma educação de qualidade”, afirmou.
A reitora da UNIFACC/MT, professora doutora Ana Maria de Renzo, destacou o papel da educação como pilar de transformação social e alertou para a importância do afeto no processo pedagógico. “A educação começa com afeto, não com conteúdo. Vamos valorizar a saúde mental e o olhar humanizado na sala de aula”, disse.
A promotora de Justiça, Taiana Castrillon Dionello, da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, pontuou sobre a necessidade de preservar o patrimônio público e colocou o Ministério Público à disposição da gestão. Já a superintendente pedagógica da SMECEL/MT, Elizete Gonzaga, reafirmou o compromisso de levar a educação de qualidade para a sala de aula, com a meta de elevar os índices educacionais do município.
A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais da Banda Municipal, do coral infantil “Canto e Encanto” da EMEB Salvelina Ferreira da Silva e da Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT).
Também estiveram presentes os vereadores Charles Araújo e Caio Cordeiro, lideranças sindicais e comunitárias, além de secretários municipais e representantes do Conselho Municipal de Educação.
A Semana Pedagógica reforça o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação e com a busca por inovação e excelência no ensino, preparando os alunos da rede municipal para um futuro de oportunidades.

Diversos
Gerentes das UBS recebem capacitação sobre acompanhamento de exames laboratoriais

Ao entender como o sistema funciona e como otimizar os fluxos, as unidades podem ofertar mais agilidade no atendimento aos pacientes. Essa é mais uma etapa da formação continuada que vem sendo ofertada pela nova gestão municipal
Visando otimizar os processos internos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Várzea Grande e garantir mais agilidade e eficiência no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Superintendência da Atenção Primária realizou, na semana passada, um dia de capacitação voltado aos gerentes das unidades com foco na qualificação do acompanhamento das solicitações de exames laboratoriais via SISREG (Sistema de Regulação).
Para Márcio Frederico de Arruda, superintendente da Atenção Primária, o encontro buscou qualificar os profissionais quanto aos processos de trabalho desenvolvidos na Atenção Primária, fortalecer os fluxos de trabalho da rede e dar mais agilidade nos processos de atendimento. “A capacitação foi voltada às estratégias do sistema de regulação para melhorar o monitoramento das solicitações de exames laboratoriais e a qualificação do processo. Com isso, os profissionais são capacitados a entender como o sistema funciona e como otimizar os fluxos, trazendo mais agilidade aos usuários”, destacou o superintendente.
Para a gerente da UBS Cabo Michel, Nillyanne Oliveira, a capacitação representa um avanço significativo no dia a dia das unidades. “Esse tipo de treinamento nos ajuda a repassar as informações para toda a equipe e, assim, orientar melhor os usuários. Quando a gente trabalha em equipe, o resultado vem com excelência. Toda capacitação contribui para o aprimoramento do funcionamento do sistema de saúde”, avaliou.
A nova dinâmica do sistema traz mais celeridade e autonomia para a unidade de saúde no que diz respeito aos pedidos e cancelamentos dos exames laboratoriais e é vista com bons olhos pela gerente da UBS Parque do Lago, Rosália Fátima da Silva. “A mudança no sistema e o novo acompanhamento das solicitações de exames laboratoriais vão proporcionar mais autonomia às unidades de saúde, o que permitirá uma maior agilidade no atendimento ao paciente”, acredita.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou que iniciativas como essas contribuem diretamente para a qualidade da assistência prestada à população. “A melhoria da qualidade na assistência prestada aos nossos usuários começa pela organização da nossa rede de serviços. É isso que estamos fazendo: exercendo nosso papel orientativo e de acompanhamento”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde segue investindo na formação continuada das equipes da atenção primária, promovendo encontros técnicos e capacitações com o foco na humanização e na eficiência dos serviços ofertados à população.
-
Esportes2 dias ago
Fluminense perde para o Chelsea e é eliminado do Mundial de Clubes
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Participantes do Centro de Convivência de Barra do Bugres vistam a ALMT e recebem homenagem do deputado Chico Guarnieri
-
POLÍTICA MT7 dias ago
O deputado Juca do Guaraná participa de audiência pública sobre mineração em Peixoto de Azevedo
-
Tecnologia4 dias ago
Ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e social do BRICS
-
Saúde3 dias ago
Ministério da Saúde apresenta ao banco do BRICS projeto para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
-
ECONOMIA4 dias ago
Portal Único de Comércio Exterior torna mais ágil e simples o pagamento de taxas para importação
-
ECONOMIA4 dias ago
Corrente de comércio brasileira chega a US$ 312,2 bi de janeiro a 1° semana de julho
-
Saúde2 dias ago
Mutirão do Agora Tem Especialistas realiza em um único dia mais de 12 mil atendimentos para pacientes do SUS