CUIABÁ
Feira “Viva Mulher” movimenta o Museu do Rio entre os dias 10 e 29 de junho

A Prefeitura de Cuiabá dá início, nesta terça-feira (10), ao programa “Viva Mulher”, com a realização da Feira Viva Mulher no Museu do Rio, localizado no bairro Porto — região considerada um importante polo cultural e turístico da capital. Voltado à valorização e ao protagonismo feminino, o evento será realizado de terça a domingo, das 9h às 18h, até o dia 29 de junho.
O lançamento oficial da feira acontece nesta terça-feira, às 15h, com apresentação da violoncelista Karoline Fernandes Bataioli, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Ao todo, 52 feirantes participarão do evento, que contará com exposições de artesanato, apresentações de música regional e MPB com cantoras locais, poesia, teatro, dança, gastronomia, estética e produtos autorais.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio das Secretarias Municipais da Mulher e de Cultura, o evento celebra a força, a criatividade e a diversidade das mulheres cuiabanas.
“A partir do dia 10, o Museu do Rio — que hoje é o ponto turístico mais visitado de Cuiabá — será palco da Feira Viva Mulher. É uma ação que une a força da Secretaria da Mulher com o desenvolvimento econômico e o turismo, valorizando o empreendedorismo feminino, a economia criativa e atraindo um novo público para esse espaço tão importante da cidade”, destacou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros.
A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, classificou a feira como um espaço acolhedor e descontraído, onde cultura, arte, moda, bem-estar, gastronomia e inovação se encontram em uma verdadeira celebração da feminilidade e da força coletiva.
“Mais do que produtos, a Feira Viva Mulher promove conexões, autoestima e autonomia”, afirmou.
Durante o evento, o Museu do Rio também receberá palestras e oficinas artísticas e culturais com temas voltados ao empreendedorismo feminino, autocuidado e educação financeira. Haverá ainda um espaço de orientação sobre políticas públicas e direitos das mulheres, além da arrecadação e doação de kits de higiene pessoal.
Programa Viva Cuiabá
O Viva Cuiabá é um programa estratégico da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico que visa impulsionar o turismo, o comércio local e a economia criativa por meio da revitalização de espaços públicos e da promoção de eventos culturais.
Seus principais objetivos são: estimular o turismo e o comércio local; requalificar e ocupar positivamente espaços públicos; incentivar pequenos empreendedores da economia criativa; valorizar a cultura cuiabana; gerar impacto social positivo e consolidar Cuiabá como destino turístico e econômico de referência.
Com foco na Orla do Porto e no Centro Histórico, o programa busca gerar oportunidades econômicas, atrair visitantes e fortalecer a marca da cidade. O nome Viva Cuiabá simboliza a proposta de requalificação urbana e ativação turística, inspirada em modelos internacionais de sucesso.
Cronograma da “Feira Viva Mulher” – Museu do Rio
Quinta-feira (12)
Oficina: Beleza com propósito – 14h às 16h
Sexta-feira (13)
Palestra: Como o Empreendedorismo muda vidas – 9h às 11h
Oficina de Olaria – 9h às 11h
Oficina de Olaria – 14h às 16h
Sábado (14)
Oficina de Olaria – 13h às 15h
Oficina de Olaria – 16h às 18h
Segunda-feira (16)
Oficina: Empreender com Clareza – 9h às 11h
Palestra: Vamos falar sobre dinheiro – 14h às 16h
Terça-feira (17)
Oficina: Autocuidado – 9h às 11h
Oficina: Gestão de tempo – 14h às 16h
Quarta-feira (18)
Oficina: Empreender com Clareza – 9h às 11h
Palestra: Importância do Google Meu Negócio – 14h às 16h
Sexta-feira (20)
Oficina de Olaria – 9h às 11h
Oficina: O Caminho Emocional para uma Carreira Próspera – 9h às 11h
Oficina: Técnicas de produtividade no empreendedorismo – 14h às 16h
Oficina de Olaria – 14h às 16h
Sábado (21)
Oficina de Olaria – 13h às 15h
Palestra: Como encantar e fidelizar seu cliente – 14h às 16h
Oficina de Olaria – 16h às 18h
Terça-feira (24)
Oficina: O Caminho Emocional para uma Carreira Próspera – 9h às 11h
Oficina: Maravilhosa Sim, Perfeita Não – 14h às 16h
Quarta-feira (25)
Palestra: A importância do inglês no turismo – 14h às 16h
Quinta-feira (26)
Oficina: Maravilhosa Sim, Perfeita Não – 14h às 16h
Sexta-feira (27)
Oficina de Olaria – 9h às 11h
Oficina: Mude a sua água e mude a sua vida – 9h às 11h
Oficina de Olaria – 14h às 16h
Oficina: A Imagem que Fala – O Poder dos Acessórios no Dia a Dia – 14h às 16h
Sábado (28)
Oficina de Olaria – 13h às 15h
Oficina: Construindo potências: mulheres fortes, emoções inteligentes – 14h às 16h
Oficina de Olaria – 16h às 18h
#PraCegoVer
A imagem mostra a entrada do Museu do Rio, localizado no bairro Porto, onde também está situado o Aquário Municipal e será realizada a Feira Viva Mulher.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Rei e Rainha da Festa de São Benedito visitam a Prefeitura de Cuiabá

O secretário municipal de Turismo de Cuiabá, Everson da Silva Jesus, recepcionou nesta segunda-feira (16), no terraço da Prefeitura, o Rei Mário Mansur e a Rainha Juliana Bussiki, representantes da tradicional Festa de São Benedito 2025. A visita teve como objetivo alinhar os preparativos do evento religioso, que será realizado, como de costume, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Devoto de São Benedito, o secretário destacou o valor simbólico da celebração para a cidade. “Sou devoto e entendo a importância dessa festa para a alma cuiabana. A Prefeitura está comprometida em manter viva essa tradição centenária que fortalece nossa fé e nossa identidade cultural”, afirmou Everson.
A rainha Juliana Bussiki emocionou-se ao falar da responsabilidade de representar o evento. “É uma honra estar à frente de uma celebração tão rica em significado. São Benedito representa fé, resistência e união do povo cuiabano”, declarou. O rei Mário Mansur também ressaltou a relevância da festividade. “Essa festa atravessa gerações. É o coração pulsante da cultura da nossa capital tricentenária”, disse.
A programação da Festa de São Benedito 2025 já começou com a peregrinação, que vai de 8 de junho a 1º de julho. O baile de abertura aconteceu em 13 de junho, seguido pela visita da Bandeira, entre os dias 16 e 28. As novenas serão realizadas de 24 de junho a 2 de julho, antecedendo o início oficial da festa, no dia 1º de julho, que segue até o domingo, 6 de julho.
Com mais de 300 anos de história, a celebração começa tradicionalmente com a Missa Campal às 5h da manhã, seguida do “Tchá cô Bolo” e, à noite, a festa cultural que envolve música, dança e gastronomia típica, movimentando a comunidade cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso