65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

Lucas do Rio Verde

Exposição museológica sobre história da cidade está na Expolucas 2022

Publicados

Lucas do Rio Verde

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde lançou, na noite desta quarta-feira (03), a Exposição Museológica “Diálogos e Memórias”, que visa contar a história da cidade através de narrativas em painéis.

Os visitantes terão acesso a três narrativas: Pré-colonização, Colonização e Símbolos e autoridades municipais da cidade.

A primeira narrativa traz informações e imagens do período de pré-colonização da cidade, trazendo imagens do início dos trabalhos de asfaltamento da BR-163, entre Cuiabá-MT e Santarém-PA. Será possível saber também sobre a vida e as dificuldades enfrentadas pelos posseiros que ocuparam as terras luverdenses antes da chegada dos colonos vindos de Ronda Alta (RS).

A segunda narrativa trata da colonização de Lucas do Rio Verde, mostrando como se formaram alguns dos primeiros assentamentos rurais e um pouco mais sobre o início da cidade de Lucas do Rio Verde.

Na terceira narrativa são apresentados os símbolos, armas e monumentos, além das autoridades municipais desde a emancipação política de Lucas do Rio Verde.

O trabalho foi produzido pela equipe do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, após um ano e meio de pesquisa e catalogação do material. 

Conforme a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, o objetivo é que a exposição circule na cidade para que todos os cidadãos tenham acesso, através do projeto Museu Itinerante.

“A história de Lucas do Rio Verde precisa ser conhecida e valorizada, para que todo esse processo de construção do município permaneça firme em nossas memórias. Através do Museu Itinerante, levaremos a exposição para escolas e instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas, para maior conhecimento dos alunos”, explicou a secretária. 
 
Na última semana, a Secretaria de Cultura e Turismo lançou o site oficial do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, onde os cidadãos podem conhecer mais da história da cidade, além de fazer um Tour Virtual através do site: http://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/museu/?text=cultura-turismo.

A Exposição Museológica “Diálogos e Memórias” estará aberta ao público de 03 a 07 de agosto, das 18h às 22h, no estande da Prefeitura na Expolucas.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Assistência Social realiza encontro sobre violência doméstica com merendeiras escolares

Publicados

em

Diante o tema “Dialogando entre Mulheres”, a Secretaria de Assistência Social e Habitação reuniu um grupo de merendeiras da rede municipal de educação de Lucas do Rio Verde para uma tarde de conversa sobre a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento a violência doméstica.

O evento iniciou com uma ginástica laboral, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer. Janice Ribeiro, secretária de Assistência Social e Habitação, explica que o momento proporcionou conhecê-las melhor. “São nessas ocasiões que histórias são contadas. Muitas mulheres viveram algum tipo de violência doméstica e nossa intenção é realizar mais encontros acolhedores para que elas se sintam abraçadas e valorizadas”, refletiu a secretária.

As participantes se sentiram confortáveis com o encontro, que também contou com a presença da Patrulha Maria da Penha, representada pela Guarda Civil Municipal Tatiane Bento, a psicóloga do Cras Lais Marinheiro Seixas e a Assistente Social do Cras Daniely Hurtado de Arruda. Depoimentos emocionantes foram compartilhados, como o da merendeira da Escola Menino Deus, Celita Rosa Campagnoli. “Nós, mulheres, às vezes, ficamos muito isoladas em casa, saindo apenas para trabalhar. Esse momento de conversa me fez ter vontade de contar uma parte triste da minha vida, que já virou passado”, desabafou Celita, vítima de violência doméstica.

“Meu ex-marido, que já morreu por consequência do abuso de bebidas alcoólicas, me trancava em casa e me batia. Eu não denunciava e não tinha coragem de contar para amigas e familiares por vergonha, além da questão cultural, de se manter casada”, desabafa Celita.

Hoje essa história virou uma página virada e segue sendo superada pela merendeira. “Eu aprendi que tudo que eu passei me fez tornar uma pessoa forte, uma mulher guerreira. Não é qualquer coisa que me derruba. Talvez eu pudesse ser uma pessoa frágil, uma pessoa fraca, mas com todo sofrimento eu aprendi a lutar, a ser feliz. Eu não sou o que ele me falava, eu sou linda e maravilhosa”, exaltou.

Celita aproveitou e deixou um recado. “Para as pessoas que estão passando por algum tipo de violência doméstica, busquem ajuda, ao menos se abrir e não ter medo de julgamentos. E se você for a pessoa que está ouvindo a situação, não aponte o dedo, não critique. Apenas ouça. É tudo que precisamos, sermos ouvidas”.

Denuncie
Para denunciar e buscar ajuda às vítimas de violência contra mulheres, ligue 180. A Central de Atendimento à Mulher é um serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Em Lucas do Rio Verde há o Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher, que é de responsabilidade da Polícia Judiciária Civil e conta com a Secretaria de Assistência Social e Habitação por meio de equipe responsável no apoio psicológico às vítimas. O Núcleo está localizado na Delegacia, pelo endereço: Av. Pará, nº 219 E, bairro Cidade Nova.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue lendo

MAIS LIDAS