Sorriso
Executivo e Legislativo debatem estruturação do Parque Tecnol…
Ari pontua que neste ano a estruturação e desenvolvimento do Parque Tecnológico é uma das prioridades da Administração Municipal. “Ainda nas primeiras sessões do Legislativo vamos enviar um projeto de lei detalhando melhor como será o gerenciamento e organização do Parque; para isso, já estamos adiantando o debate com o Legislativo”, explica o prefeito.
O Parque Tecnológico está centrado em uma área de 100 hectares, adquirida pela Prefeitura de Sorriso para alocar laboratórios e campos experimentais tendo como foco a área agroalimentar. A intenção é trabalhar com tecnologia da informação, incluindo agricultura de precisão. Entre os destaques, a área abrigará a instalação de laboratórios de pesquisa e campos de teste com plantio de gêneros agrícolas melhorados. É avaliada também a possibilidade de ao menos sete grandes empresas instaladas em Sorriso migrarem suas atividades para o empreendimento. Há ainda o interesse prévio do local servir de base para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) e a Faculdade Mato-Grossense (Facem). O local vem sendo planejado desde 2013.
E, pensando em parcerias futuras e atuais, o Município já realiza um trabalho em conjunto com instituições como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) e os Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Ari frisa que a documentação do Parque está pronta, necessitando de investimentos para o start inicial. Tendo em vista a necessidade de investimentos, ainda no ano passado os gestores municipais visitaram os Ministérios de Ciência e Tecnologia e de Agricultura, pecuária e Abastecimento para detalhar o projeto. Também em 2021, uma comitiva visitou o Parque Tecnológico de Piracicaba (SP) para entender melhor o modelo de gerenciamento do espaço.
Conforme o prefeito, vale lembrar que Sorriso constantemente recebe comitivas de empresários internacionais com interesse de investimentos no Brasil. “Além disso, Sorriso é mundialmente famoso como o Município que mais produz soja no mundo. Dadas essas situações acreditamos que o investimento em pesquisa e educação se faz extremamente necessário, especificamente em um local onde agricultura, desenvolvimento tecnológico e preservação ambiental andam lado a lado”, finaliza o gestor.
Sorriso
Novo prédio da Gente Sabida é oficialmente inaugurado
“Uma escola tecnológica, estruturada e com equipe capacitada para oferecer a educação que nossos alunos merecem”, comentou o prefeito Ari Lafin, durante a inauguração do novo prédio da Escola Municipal Gente Sabida.
Erguido no Bairro Flor do Cerrado, o novo prédio foi oficialmente entregue nesta quinta-feira (12 de dezembro). A obra, que teve início em julho de 2022, foi 100% concluída em outubro deste ano. No entanto, desde fevereiro, mais de mil alunos já vinham desfrutando da nova estrutura, enquanto algumas etapas eram finalizadas.
Com um investimento de R$ 15,6 milhões, a nova versão da Gente Sabida conta com 21 salas de aula, sala de reforço, espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE), laboratório de Ciências, laboratório de Informática, laboratório de Robótica, sala articulada, biblioteca, banheiros (masculino, feminino, para professores, para funcionários, para pessoas com deficiência), copa, auditório, secretaria, diretoria, coordenadoria, sala para orientações, arquivo, sala de Tecnologia da Informação (TI), almoxarifado e saguão, além de uma arena poliesportiva de 715,15m² e um playground.
“Este olhar carinhoso da gestão para a educação permite melhores condições de trabalho a nossos professores e demais profissionais que atuam nas escolas, e, consequentemente melhores condições de aprendizagem para nossos alunos”, ressaltou a secretária de Educação, Lúcia Korbes Drechsler.
O antigo prédio, que abrigava a Gente Sabida desde 1991, agora está à disposição do Governo do Estado e serve como extensão para a Escola Estadual José Domingos Fraga. Na antiga estrutura, o Município ofertava educação a 427 alunos, e, no novo prédio, a Gente Sabida pode acolher até 1,2 mil estudantes.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
Rondonópolis5 dias ago
80 casais rondonopolitanos se uniram oficialmente em evento promovido pela prefeitura no sábado (7)
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Ministros anunciam na Câmara novas ações voltadas para pessoas com autismo e doenças raras
-
POLÍTICA MT3 dias ago
AL convoca representantes de todos os poderes para evitar paralisação nos atendimentos à população
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Botelho propõe criação do núcleo permanente da PM no distrito de Aguaçu
-
CUIABÁ7 dias ago
Cuiabá conquista mais uma importante premiação: Selo Ouro no ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’
-
Policial4 dias ago
Delegado da Polícia Civil de MT se aposenta com o dever cumprido
-
CUIABÁ6 dias ago
Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Senado vota na terça regulamentação da IA e Programa de Transição Energética