65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Policial

Evento da Polícia Civil homenageia 40 mulheres inspiradoras

Publicado em

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), homenageou 40 mulheres inspiradoras por conta de suas histórias de vida, de luta e conquistas, durante “2º Encontro Mulheres Inspiradoras”. O evento foi realizado nessa terça-feira (11), em Cuiabá, alusivo ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 08 de março.

Metade dessas mulheres passou um “dia de princesa”. Vítimas de violência doméstica, no decorrer do dia, elas vivenciaram um dia bastante especial, em que foram ao shopping, receberam cuidados com os cabelos e unhas, ganharam calçados e vestuários novos para participar e abrilhantar ainda mais o evento, ocorrido no período noturno.

“Nós precisávamos muito disso. Merecemos muito, porque é um momento muito crítico das nossas vidas. A gente passa sozinha, sem amparo. Mas encontramos amparo nessas pessoas, que nos deram apoio emocional, psicológico. Isso (o evento) levanta nossa autoestima, faz a gente se sentir importante, valorizada, reconhecida como pessoa, como mulher e nos faz seguir em frente. Só temos a agradecer a todos policiais por isso”, disse uma dessas mulheres acolhidas pela equipe de policiais e demais profissionais atuantes na DEDM.

Além das mulheres acolhidas, o evento também homenageou outras 20 mulheres profissionais que atuam nessa rede de proteção às vítimas de violência doméstica, dentre elas: delegadas, juízas, promotoras, entre outras. Todas foram agraciadas com o troféu “Mulheres Inspiradoras”.

Organizadora do evento, a delegada Judá Marcondes, ressaltou a importância de também homenagear essas mulheres. “São mulheres que inspiram pelo compromisso, pela firmeza, pela coragem. São mulheres que têm uma história linda de luta pelos direitos de toda mulher”, disse.

A delegada geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, e o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), César Augusto Roveri, elogiaram o evento, bem como toda a ação desempenhada pela DEDM na garantia dos direitos da mulher vítima de violência.

“É uma unidade que trabalha muito, que entrega muito resultado”, enfatizou Maidel. “Por isso temos direcionado tantos investimentos para aparelhamento e capacitação dos profissionais”, completou Roveri.

O evento também contou com o apoio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Vulneráveis, sob a coordenação da delegada Mariell Antonini e da Coordenadoria de Polícia Comunitária, sob coordenação do delegado Mário Dermeval.

Meninas que encantam

O evento foi abrilhantado pela apresentação do Centro de Treinamento em Ginástica Artística (CTGA).

A apresentação contou com a participação de 20 meninas, idades entre 9 e 15 anos, que encantaram o público presente.

“É muito legal. Dá um friozinho na barriga, mas a gente conseguiu apresentar direitinho. Acho que eles gostaram”, disse a pequena Gabriela Costa Basso, de 11 anos, ao final da apresentação.

Conforme a treinadora e investigadora Lilian Silva, o CTGA é um projeto que desenvolvido há dez anos em Mato Grosso, representando o Estado em competições nacionais e internacionais de ginástica artística.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Mandante do triplo homicídio no Pará é preso na Bolívia após investigação da Polícia Civil de MT

Published

on

O mandante de um triplo homicídio que vitimou uma procuradora, a filha e uma funcionária, no ano de 2014, na cidade de Itaituba, no Pará, e que estava escondido em Mato Grosso, foi localizado na segunda-feira (17.3), na Bolívia.

A prisão do foragido foi realizada pela Força Especial de Luta Contra o Crime, da Polícia Nacional da Bolívia, após informações repassadas pela Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas.

Apontado por encomendar a morte da ex-esposa, da própria filha e da funcionária da casa, por não aceitar o fim do casamento, o suspeito teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Estado do Pará, poucos dias depois do crime, e desde então vinha sendo procurado.

A Polinter foi acionada pela Polícia Civil do Pará, por meio do Núcleo de Apoio à Investigação do Baixo e Médio Amazonas do Núcleo de Inteligência Policial, em Santarém, para apurar as suspeitas de que o homem estava desde o ano de 2022 escondido em Cuiabá.

Com base nas informações a equipe de policiais civis mato-grossense passaram a diligenciar para identificar o paradeiro do procurado, e após trabalho de campo e campanas, descobriram que o criminoso havia foragido para o país da Bolívia.

Integração das Polícias

Diante da parceria da Polinter com as forças de segurança pública boliviana para prender foragidos de ambos países, foi solicitado apoio para cumprimento do mandado judicial, resultando na prisão do suspeito na cidade de San Ignacio de Veslasco.

O crime

A advogada e procuradora municipal, Leda Marta Lucyk dos Santos, de 40 anos, a sua filha, Hanna Estela, de 10 anos, e a funcionária da família, Taynara Siqueira, foram encontradas mortas dentro da loja da vítima, na noite do dia 22 de fevereiro de 2014, em Itaituba (PA).

As vítimas foram encontradas por um familiar, e a faca usada no triplo homicídio foi encontrada dentro de uma lixeira a cerca de 60 metros do local do crime.

Investigação

Durante as diligências para esclarecer os homicídios, a Polícia Civil do Pará identificou o ex-marido da advogada e procuradora municipal e pai da criança de 10 anos, como sendo o mandante do crime.

Recambiamento

Nesta quarta-feira (19.3), o preso será transferido da Bolívia para o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, região oeste de Mato Grosso. Em seguida será encaminhado para Cuiabá para as providências cabíveis e posteriormente recambiado para o Estado do Pará.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS