65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

MATO GROSSO

Estudantes de Escola Estadual Digigov Santana fazem mostra de trabalhos em alusão ao Dia da Consciência Negra

Publicado em

Os 700 estudantes da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, em Cuiabá, realizaram, nesta sexta-feira (21.11), um evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20. Em conjunto com todos os professores de Ciência Humanas, o objetivo do projeto “Escravo nem Pensar” foi conscientizar estudantes e seus familiares sobre o trabalho escravo e trabalho infantil.

Durante todo o dia, foram realizadas palestras, apresentações de danças regionais, apresentação do projeto EducArte, desfile de personalidades negras, além de visitas às salas temáticas relacionadas com a Política Antirracista da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), que é desenvolvido em todas as 648 escolas da rede estadual.

“A gente desenvolveu o Escravo nem Pensar em trabalho conjunto com todos os professores e alunos do ensino médio. Os estudantes formaram grupos em que cada um produziu o seu trabalho e hoje foi feita a mostra com maquetes e cartazes. Alguns grupos trabalharam com o tema empreendedorismo, principalmente as turmas do terceiro ano do ensino médio”, explicou.

Mirela Figueiredo está no 3º ano e desenvolveu junto com os colegas o trabalho sobre produtos afrodescendentes. “A gente fez uma logo de empresa fictícia para representar o projeto chamado Nagoma. O intuito foi trazer a cultura afro às pessoas para ter mais conexão com essa ancestralidade. A importância do nosso projeto foi mostrar de onde a gente vem, saber da nossa história, saber quem construiu o nosso país”, contou.

Já a Rebecca Sargesson, de 17 anos, também do 3º ano, explicou que desenvolveu com o seu grupo o projeto contra o trabalho infantil. “Fizemos uma maquete do trabalho agrícola com exploração infantil e também sobre trabalhos em fábricas infantis. O nosso objetivo é mostrar que uma criança não deve trabalhar, ela deve crescer e viver como uma criança”, disse.

O coordenador pedagógico da escola, João Silvério da Silva, finalizou falando sobre a importância das apresentações das culminâncias. “Trouxemos apresentações com palestras voltadas às mulheres negras. Foi um espaço para trazer a cultura dos povos africanos. Então, é de grande relevância ensinar os nossos alunos sobre o tema envolvendo-os no projeto, criando as próprias maquetes e salas temáticas”, acrescentou.

Fonte: Governo MT – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATO GROSSO

Sesp encerra o ano com mais de 1,1 mil crianças e adolescentes atendidos no programa Rede Cidadã

Published

on

O Programa Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), atendeu 1.116 crianças e adolescentes em 2024. O programa desenvolve projetos e ações educacionais e esportivas para estudantes entre oito e 18 anos em vulnerabilidade, ou seja, que apresentam algum fator de risco social, como evasão escolar, pais cumprindo pena de privação de liberdade ou violência doméstica.

As atividades são realizadas em contraturno escolar, com o objetivo de prevenir a criminalidade e promover oportunidades futuras entre os participantes.

Neste ano, foram oferecidas atividades culturais como aulas de violão, teclado, artes, pintura em tela, coral e desenho. Além disso, práticas esportivas como taekwondo, futebol, handebol, karatê, futsal, vôlei e jiu-jitsu. Também foram ofertadas capacitações de informática básica e avançada e de auxiliar administrativo.

Crianças e adolescentes do programa participaram de seis campeonatos esportivos nos quais mais de 50 atletas conquistaram 59 medalhas. Entre as competições estavam os Campeonatos Estaduais de Jiu-jitsu e Taekwondo, além de um amistoso de futsal. O programa também foi representado em um evento cultural de dança, em que 11 alunas ganharam um troféu.

As ações são realizadas nos quatro polos do programa, sendo eles em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Nova Olímpia, e os participantes podem se matricular em mais de um projeto no mesmo período de tempo, de acordo com a disponibilidade.

O programa também acolhe os familiares dos alunos, atendendo cerca de 16.050 pessoas em 2024. Eles participam de ações como palestras e serviços aplicados pelo Rede Cidadã.

“Neste ano, em especial, estivemos mais presentes na vida de cada um de nossos alunos como uma família. Tivemos a oportunidade de recebê-los mais vezes durante a semana e com melhorias na qualidade do atendimento. Com os profissionais gabaritados que compõem nosso time, a qualidade da merenda ofertada e até o material de apoio utilizado pelo professor, impactamos muito no crescimento pessoal em cada um de nossos alunos, o que é motivo de enorme satisfação para nós”, afirmou a coordenadora do programa, Wilma Wellen Camilo Fernandes.

Na última quinta-feira (28.11), o programa iniciou as atividades de comemoração de fim de ano, com o recital de encerramento. Neste sábado (30) foi realizado um torneio de futebol e na próxima quarta-feira (04.12) ocorrerá a confraternização dos profissionais que trabalham no programa.

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS