65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Equipes do Consultório na Rua aplicaram quase 5 mil doses de vacina contra a covid-19 ao longo de 2021

Publicado em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Ao longo de 2021, as duas equipes do programa Consultório na Rua realizaram as aplicações de 4.916 doses de vacina contra a covid-19 em idosos asilados em nove instituições de longa permanência (Abrigo Bom Jesus, Res. Casa Nova, Recanto Feliz, Lar Doce Lar, Vilage Bittencourt, Casa de Repouso Shalom, Res. Casa Caminho do Redentor, Jardim Home Sênior, Casa Maria Auxiliadora/Casa das Irmãs); cinco residências terapêuticas do Município e na Unidade Adauto Botelho; além de todos os albergues municipais (Porto, Manoel Miraglia,  Guia e Hotel Albergue). 

Também foram realizadas vacinações por meio de abordagens nas ruas de Cuiabá, em locais de maior concentração de pessoas em situação de rua e profissionais do sexo, como a região do Porto, Rodoviária, Viaduto da Rodoviária, Beco do Candeeiro, Morro da Luz, Jardim Leblon, BR-364 (saída para Rondonópolis), Praça 8 de Abril, Paiaguás, Praça Rachid Jaudy, Praça do Quilombo e região do CPA. 

O trabalho começou em 2020, integrando a campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” e segue, agora com foco na dose de reforço dos públicos já citados. No entanto, as equipes ainda encontram quem ainda está na primeira dose, como é o caso das pessoas que vivem na comunidade Valentes de Davi, onde cerca de 30 adultos receberam a primeira dose na última quarta-feira (26). “A comunidade fica há 5 minutos da unidade básica de saúde do Novo Colorado e, por isso, não faz parte da abrangência do Consultório na Rua, mas atendendo ao pedido da secretária Suelen Alliend, fizemos esse atendimento e vamos dar atenção especial a cinco idosos que identificamos lá e que precisam de alguns cuidados”, explica Dejamir Soares, enfermeiro e coordenador do Consultório na Rua. 

Conforme Soares, ainda nesta semana, a equipe deve voltar à comunidade Valentes de Davi para imunizar outras pessoas que não apresentaram os documentos necessários. Nessa segunda-feira (31), o Consultório na Rua realizou as aplicações de doses de reforço em cerca de 30 profissionais do sexo, que atuam em um posto de combustível na BR-364 (saída para Rondonópolis) e, na tarde desta terça-feira (1º) realiza atendimento médico no Hotel Albergue. “Já fizemos vacinação em todos os albergues – Albergue da Guia, do Porto, Manoel Miraglia e Hotel Albergue e, na próxima semana, estamos nos organizando para vacinar as pessoas em situação de rua com a dose de reforço”, afirma o coordenador. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Projeto de mobilidade vai contemplar eixos estruturantes e corredores de transporte

Published

on

O prefeito Abilio Brunini determinou a elaboração de um novo projeto destinado à mobilidade urbana de Cuiabá para o convênio firmado com o Governo Federal, podendo ser orçado em mais de R$ 15 milhões. O valor é oriundo do PAC e deverá, com as novas diretrizes, abranger todos os eixos estruturantes e corredores de transporte de Cuiabá. A orientação foi repassada a equipe durante uma reunião com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Planejamento e a Diretoria Técnica de Convênios da Prefeitura. O projeto está sob responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A discussão diz respeito a uma das operações do novo PAC, selecionada em 2023 e contratada no final do ano passado, voltada para a elaboração de projetos alimentadores do Corredor Estrutural de Cuiabá.

Segundo o prefeito, a mobilidade urbana é tão importante para a cidade que deveria ter um plano específico para as vias estruturantes, não apenas as vias coletoras. “No planejamento urbano deveria ter um Plano Diretor do Transporte Público”, frisou. O gestor também pediu agilidade para não perder o prazo e nem o recurso.

O alinhamento direto entre a Diretoria de Convênios e a Secretaria de Mobilidade Urbana impactará significativamente a mobilidade urbana da cidade. “Trata-se de um convênio que tem grande relevância financeira para Cuiabá e está alinhado com o plano de governo do Prefeito, tanto na época da campanha quanto no planejamento atual para a cidade. Estaremos focados nessa ação junto à Caixa Econômica”, disse Leandro Antônio Alves da Silva, diretor técnico de convênios da Prefeitura de Cuiabá.

Para a supervisora da Caixa Econômica Federal, Maristela Okamura, a equipe dará apoio para que o projeto seja construído dentro dos prazos, considera até novembro deste ano.

“A reunião foi extremamente produtiva. Agora, por determinação do prefeito, a mobilidade urbana será tratada de forma mais globalizada. Saímos extremamente satisfeitos com as decisões tomadas e temos certeza de que Cuiabá só tem a ganhar com isso”.

CADERNO DO IPDU

Na ocasião o prefeito ganhou da representante da Caixa Econômica Federal um exemplar do Caderno do IPDU do ano de 1994, época em que o secretário de Meio Ambiente era José Afonso Portocarrero e José Antônio Lemos eram superintendente do IPDU. Ambos estão atualmente nas funções, sendo Portocarrero o atual Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e José Antônio Lemos, secretário adjunto de Planejamento Urbano (IPDU).

O material é considerado uma relíquia por se tratar do primeiro projeto sobre o assunto e não existir mais exemplares no mercado.

#PraCegoVer

A foto mostra toda a equipe participante da reunião de alinhamento liderada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, no salão nobre da Palácio Paiaguás, com a representante da Caixa Econômica Federal, sendo 11 participantes. São profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Planejamento e a Diretoria Técnica de Convênios da Prefeitura. Todos estão em pé, em foto padrão, com o prefeito Abili ao centro segurando um exemplar do Caderno do IPDU elaborado no ano de 1994, que ganhou da representante da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS