Várzea Grande
Equipes de fiscalização realizam 4ª edição da operação Sossego Público em Várzea Grande
Atendendo as solicitações feitas por moradores de várias regiões de Várzea Grande, a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Guarda Municipal, Gestão Fazendária, Polícia Militar e Bombeiros Militar realizaram neste fim de semana, a 4ª edição da Operação Sossego Público. Dos 12 locais que foram alvos de denúncias, 9 foram fiscalizados, 8 notificados por estarem com níveis de sonoridade acima do que é permitido por lei, causando transtorno e irritabilidade aos moradores, e 1 empreendimento foi fechado por não apresentar alvará de funcionamento.
“Focamos a nossa atuação, principalmente nos locais que são reincidentes e que já foram alvos de denúncias de perturbação à ordem pública, porém o nosso objetivo é intensificar ainda mais as ações dos órgãos envolvidos que compõem a operação Sossego Público, em várias regiões da cidade. O silêncio é um direito fundamental do cidadão é assegurado na Constituição Federal”, destacou o comandante da Guarda Municipal, Alison Baracat Salgado.
O comandante assegura que a operação não tem intenção de privar com o lazer de ninguém, mas de assegurar tranquilidade daqueles que desejam descansar depois de uma semana pesada de trabalho. “O nosso objetivo é combater o abuso de sons altos em veículos estacionados em frente a bares e restaurantes, bem como ambientes comerciais que utilizam caixas de som acima do permitido, além de atitudes suspeitas de algumas pessoas. A ação vai continuar sendo desencadeada no município sendo pontos alvos, os registrados por reclamações”.
Além de repressiva a operação Sossego Público tem também caráter de fiscalização uma vez que cada equipe realiza o trabalho desenvolvido por sua pasta de atuação.
A equipe da Secretaria de Gestão Fazendária observa se o empreendimento possui alvará de funcionamento, o Corpo de Bombeiros se possuem o plano de segurança contra incêndio, a Guarda Municipal e a Polícia Militar atuam na segurança e a equipe do Meio Ambiente na fiscalização e multa em função dos decibéis excedentes em cada local visitado.
O limite tolerável ao ouvido humano é de 65 dB (A), e acima disso, o organismo sofre estresse, o que aumenta o risco de doenças, além de comprometimento auditivo. Dois fatores são determinantes para mensurar a amplitude da poluição sonora: o tempo de exposição e o nível do barulho em que a pessoa fica exposta.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Célio Santos disse que essas operações são realizadas com frequência no município, por que além de uma questão de saúde é também considerado um crime ambiental podendo resultar em multa. Ele destacou ainda que os abusos são mais frequentes no período da noite e em áreas de comércio, porém há registros deste fato também em áreas residenciais.
Várzea Grande
Prefeito Kalil transfere ponto facultativo para o dia 9, sexta-feira
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, assinou hoje (6) o decreto de número 57 que transfere o ponto facultativo de 8 de dezembro – quando se celebra o Dia de Imaculada Conceição – para o dia 9, sexta-feira.
O decreto estará publicado na edição de amanhã (7), do Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso. A decisão levou em conta o jogo do Brasil contra a Croácia, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo do Catar, partida que será realizada no dia 9, às 12h.
“Ao invés de parar o atendimento ao público nas repartições em um dia e fazer expediente corrido no dia seguinte, optamos por unir o recesso em apenas uma data”, justifica o Chefe do Executivo.
A medida altera o Decreto Municipal nº. 113/2021, o qual dispõe sobre a divulgação dos dias de feriados de âmbito nacional, estadual e municipal, e ainda, define os pontos facultativos nas repartições públicas de Várzea Grande.
O ponto facultativo no dia 9 não se aplica aos plantões e às atividades essenciais que não permitem interrupções, como urgências e emergências na área de saúde, segurança, Defesa Civil e coleta de lixo, por exemplo.
O decreto 57, que traz a nova redação em relação ao Dia de Imaculada Conceição para 2022, também não altera em nada o funcionamento do comércio em geral. Conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o ponto facultativo permite que comerciantes de lojas de rua e de shopping abram as portas normalmente.
Conforme orientação da Fecomércio/MT, a medida exime os empresários do setor de observar os dispositivos contidos na CCT no que se refere ao pagamento das horas trabalhadas, pois existe um acordo firmado entre os sindicatos patronais do comércio filiados à entidade e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Cuiabá (SECC).
-
Turismo6 dias ago
Saiba onde fica a rua de compras mais cara do mundo
-
Policial7 dias ago
Forças de segurança fiscalizam fazendas no noroeste de MT e aplicam cerca de R$ 24,2 milhões em multas
-
Turismo6 dias ago
Arena do Grêmio: como é o tour no estádio do time em Porto Alegre
-
Sorriso5 dias ago
De janeiro a novembro, Saúde Sorriso já realizou quase 3,5 mil cirurgias de média e alta complexidade
-
TCE MT5 dias ago
TCE-MT reúne Sinfra e prefeitos e autoriza Programa de Concessões Rodoviárias
-
MATO GROSSO7 dias ago
Forças de segurança fiscalizam fazendas no noroeste de MT e aplicam cerca de R$ 24,2 milhões em multas
-
PICANTES7 dias ago
Fãs homenageiam Maria Flor em show do cantor Leonardo: ‘FloFlo estourada’
-
Turismo6 dias ago
Arco do Triunfo: como é a visita a um dos ícones de Paris