65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

MP MT

Engenharia executa obras e instala sistema de videomonitoramento

Publicados

MP MT


Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o Departamento de Engenharia (Denge) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso concluiu, em 2021, obras de reformas e adequações, além da instalação do sistema de videomonitoramento por circuito fechado de TV via internet nas áreas internas e externas dos prédios da instituição. Foram concluídas, por exemplo, as obras de reestruturação e ampliação do prédio das Promotorias de Justiça da Capital para acomodação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) e da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz).

Segundo o Chefe do Denge, arquiteto José Francisco Capistrano de Pinho, foram concluídas ainda adequações em um imóvel com 276,26 m² de área construída na localidade de Nova Ubiratã, que recebeu a Promotoria de Justiça da comarca. Serviços de manutenções corretivas também foram realizadas no ano passado em algumas unidades, entre elas, as de Chapada dos Guimarães, Várzea Grande, Tapurah, São José do Rio Claro, Procuradoria-Geral de Justiça e Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá.

Comarcas que não estavam inseridas nos contratos de manutenção também foram atendidas a distância com orientação aos servidores e prestadores de serviços locais, com a aprovação dos serviços a serem executados e recebimento deles após execução, tudo acompanhado por imagens encaminhadas do antes e depois da intervenção”, acrescentou o chefe do Denge.

Continuidade – Em 2021, conforme do Departamento de Engenharia, as obras de construção das sedes das Promotorias de Justiça em Rondonópolis, Várzea Grande, Juína, Nobres, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum avançaram, bem como foi retomada a construção do anexo 2 da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá.

Além disso, foram iniciadas as obras de reforma e ampliação da sede das Promotorias em Cáceres. Todas essas obras fazem parte do PPA 2020-2023. Destas obras, a de Nova Mutum, com 92,9% concluídos, deve ser a primeira a ser inaugurada em 2022. Estão previstas ainda as inaugurações de Rondonópolis, Juína e Lucas do Rio Verde no primeiro semestre deste ano. Cáceres, Várzea grande e Nobres serão inauguradas no segundo semestre. Já as obras de Jaciara, Anexo II da PGJ e Alta Floresta devem ser inauguradas em 2023.

Ainda segundo o chefe do Denge, “são obras que trarão muito conforto tanto para os clientes externos e internos, através de ambientes amplos, bem iluminados e refrigerados, estacionamentos amplos, bem localizados e de fácil acesso”.

Eficiência energética – No decorrer de 2021 foram instaladas 168 placas solares na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, além da substituição 3.705 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas tipo LED. Já na sede da Procuradoria-Geral de Justiça de Mato Grosso foram instaladas 156 placas solares, 64 aparelhos de ar-condicionado mais modernos e eficientes e de menor consumo. Essa unidade predial também foi contemplada com 3.370 substituições das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas tipo LED.

A execução do projeto trará um benefício econômico de R$ 202.327,27 por ano à Procuradoria, considerando a economia no consumo de energia (decorrente da implantação das usinas fotovoltaicas, da substituição dos equipamentos de ar condicionado por outros mais eficientes e da substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas tipo LED), na redução dos gastos com manutenção. A instituição vai “economizar” 396,41 megawats hora/ano (MW/h), o que é equivalente à demanda mensal de 1.585 residências, com consumo médio de 250 Quilowatt (kW)/mês.

Videomonitoramento – Até meados de 2021, 45 unidades foram beneficiadas pelo monitoramento das imagens em tempo real, sob a responsabilidade da equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Agora já são 50 Promotorias monitoradas em todo o Estado. Para o ano de 2022 está prevista uma nova licitação de modo a atender as novas unidades em construção, tais como: Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cáceres, Várzea Grande e Nobres.

Fonte: MP MT

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MP MT

Pichações do CV perdem espaço para sensibilização ambiental

Publicados

em

Em Itiquira, município distante 363 Km de Cuiabá, o Ministério Público solicitou à Prefeitura Municipal que pichações do Comando Vermelho fossem substituídas por mensagens de estímulo à proteção da natureza. A proposta visa combater as ações simbólicas do crime organizado e, ao mesmo tempo, promover a conscientização ambiental.

Citações de Manoel de Barros, Leonardo da Vinci, Rachel Carson, Mahatma Gandhi, Martinho Lutero, Maire Cure, Henry David Thoreau, entre outros, passaram a ocupar posições de destaques em muros da cidade.

“Um dos recursos de que se vale o crime organizado é o esforço de se promover, por meio da exibição de armas, veículos e, ainda, a pichação de locais públicos de grande visibilidade, visando afrontar o Estado e intimidar a população em geral. Assim, é de enorme importância que ações sejam empreendidas para frustrar esse esforço do crime organizado de se projetar na esfera simbólica”, ressaltou o promotor de Justiça Claudio Angelo Correa Gonzaga.

Os fundamentos da proposta, segundo ele, estão na Constituição: “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio” (artigo 144, caput). E também no artigo 225: “incumbe ao Poder Público: promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.

Confira algumas das frases:

“Chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade.”
Leonardo da Vinci

“A natureza é o único livro que oferece conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Goethe

“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.“
Victor Hugo

“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância.”
Mahatma Gandhi

“Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore.”
Martinho Lutero

“Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso.”
Manoel de Barros

“Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas – é de poesia que estão falando.”
Manoel de Barros

“Qual é a utilidade de uma casa se você não tem um planeta tolerável para colocá-la?”
Henry David Thoreau

“Mas o homem é uma parte da natureza, e sua guerra contra a natureza é inevitavelmente uma guerra contra si mesmo.”
Rachel Carson

“Durante toda a minha vida, as novas visões da Natureza me fizeram alegrar como uma criança.”
Marie Curie

“Nossa tarefa deve ser nos libertar… ampliando nosso círculo de compaixão para abranger todas as criaturas vivas e toda a natureza e sua beleza.”
Albert Einstein

“Destruir uma floresta tropical para obter ganhos econômicos é como queimar uma pintura renascentista para preparar uma refeição.”
Edward O. Wilson

Fonte: MP MT

Continue lendo

MAIS LIDAS