CUIABÁ
Emanuel garante intensificar cobranças por melhoria na organização de cabeamento aéreo da cidade
Ao responder uma pergunta de internauta, na live da última terça-feira (25), o prefeito Emanuel Pinheiro destacou que irá fortalecer a cobrança para que a concessionária Energisa garanta a reorganização da estrutura de cabeamento aéreo existente na cidade. Segundo o gestor, além da poluição visual, essa é uma situação que oferece risco de acidentes, necessitando de uma atenção maior por parte da empresa de fornecimento de energia elétrica.
“Uma das coisas que mais me incomodam em Cuiabá essa essa esculhambação com essa fiação. Quando notifica a Energisa ela diz que são cabos de telefonia e fica esse emaranhado, uma poluição visual, que arrebenta com o ambiente lindo da nossa cidade. Além disso, tem toda a insegurança causada por essa fiação caída no chão, que pode atingir um pedestre, um ciclista ou motociclista e causar um acidente”, disse o prefeito.
De acordo com o prefeito, para garantir que essa demanda receba os devidos cuidados, o Executivo municipal criou uma lei, que já foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada, pela qual foram estabelecidas regras que asseguram a melhoria na prestação desse serviço. A normativa determina, por exemplo que a concessionária é “obrigada a utilizar o espaço publico de forma ordenada em relação ao posicionamento e alinhamento de todas as fiações”.
Ainda conforme a Lei nº 484/2020, a distribuidora de energia elétrica tem o dever de zelar para que o compartilhamento dos postes sigam as normas técnicas, notificando as empresas ocupantes de sua infraestrutura, bem como denunciando junto ao órgão regulador das ocupantes, caso não sejam tomadas as devidas providencias nos prazos estabelecidos. O não cumprimento é passível de multa.
“Mandamos uma lei para a Câmara, que foi aprovada e sancionada. Por meio dela, estamos estabelecendo prazo e multas seríssimas para a concessionária. Ela é que tem o contrato com as companhias de telefonia e internet. Não vamos aceitar mais a nossa cidade com esse descaso no que diz respeito a fiação. Um limpeza nessa bagunça, nessa insegurança deve ser feita e vamos cobrar isso”, finalizou Emanuel.

CUIABÁ
Semana Municipal do Voleibol promove inclusão esportiva com a Taça Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, está patrocinando a Semana Municipal do Voleibol, que acontece entre os dias 18 e 21 de abril de 2025. A programação inclui a tradicional Taça Cuiabá de Voleibol, considerada um dos eventos esportivos mais prestigiados da região.
A competição reúne atletas de alto nível, incluindo times locais e internacionais, com destaque para a participação de uma equipe da Bolívia, o que eleva ainda mais o nível técnico do torneio e reforça a integração esportiva entre países vizinhos.
Com entrada gratuita, os jogos acontecem durante todo o dia nos ginásios Dom Aquino, Lixeira e Quilombo, que foram disponibilizados pela Prefeitura para a realização da competição. A estrutura oferecida garante conforto e segurança para atletas e espectadores.
“A Taça Cuiabá e a Semana Municipal do Voleibol são exemplos do nosso compromisso em fomentar o esporte como ferramenta de inclusão social e promoção da cidadania. Ver atletas de diferentes idades, escolas e até de outros países reunidos em nossos ginásios é motivo de orgulho. É a Prefeitura investindo em eventos que movimentam a cidade, incentivam hábitos saudáveis e revelam talentos,” destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves.
Este ano, o prefeito de Cuiabá sancionou a Lei nº 7.224, de 24 de fevereiro de 2025, a qual institui a Semana Municipal do Voleibol como iniciativa esportiva, educacional, social e cultural do Calendário Oficial de Eventos de Cuiabá. A ação é iniciativa do vereador Eduardo Magalhães.
Abordada no calendário, a Taça Cuiabá de Voleibol é marcada pela diversidade de participantes, reunindo equipes de escolas públicas, particulares e grupos independentes. O torneio será disputado em etapas, começando com partidas organizadas em chaveamento e, na fase final, com confrontos no formato “mata-mata”, garantindo emoção e competitividade até o último ponto.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do esporte, a promoção da saúde e a inclusão social por meio de atividades que envolvem atletas de diferentes realidades e faixas etárias.
#PraCegoVer
A foto mostra a fachada do Ginásio Poliesportivo Dom Aquino, com um mural colorido que retrata elementos da fauna e flora brasileiras. O mural inclui a ilustração de um tuiuiú, vasos cerâmicos e outros elementos culturais.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Comissão de Educação deve votar criação da Carteira Nacional Docente (CND)
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Projeto permite nova destinação de ônibus escolar após dez anos de uso
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
IFI: governo terá déficit primário de R$ 64 bilhões, mas cumprirá meta
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Max Russi mobiliza deputados em busca de soluções para a Santa Casa de Cuiabá
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Projeto institui programa de acolhimento de mães atípicas
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Lúdio inclui quatro emendas em PLC e cobra convocação de servidores para Hospital Central
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Câmara sedia evento em memória das vítimas do Holocausto
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputados aprovam parceria com Hospital Albert Einstein