65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Emanuel determina realização de estudo técnico para melhoria na mobilidade urbana da Avenida República do Líbano

Publicado em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro revelou na semana passada que determinou a realização de um estudo de viabilidade técnica para nortear uma obra de melhoria na mobilidade urbana da Avenida República do Líbano. Segundo ele, a nova intervenção acontecerá no trecho dá acesso a Rodovia Helder Cândia (Estrada da Guia), a Rodovia Emanuel Pinheiro (Estrada da Chapada) e ao Centro Político Administrativo.

Com o crescimento contínuo no fluxo de veículos que utilizam o trajeto, a região situada nas proximidades do Posto Bom Clima tornou-se um dos grandes gargalos do trânsito da Capital, resultando em transtornos aos condutores principalmente nos horários de pico. Dessa forma, a ideia é elaborar um projeto que, ao se conectar com outras já entregues e em andamento, promova uma grande remodelação no trânsito do local.

“Com a entrega da Avenida Enio Luiz Caldart, o Sistema Viário Lino Rossi, que está em construção, e essa obra no trecho do Bom Clima, vamos promover uma modernização de toda a região, acabando as essas filas quilométricas de carros, com a perda de tempo, e com os transtornos que afetam todo mundo. Seja pedestre, usuário do transporte público, motoristas ou motociclistas, todos sofrem com o trânsito desorganizado dessa região”, disse Emanuel.

De acordo com o prefeito, o estudo é produzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e a obra será executada contando com a parceria da Secretaria de Obras Públicas e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). Além disso, conforme o gestor, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho), já assumiu o compromisso de destinar os recursos necessários para a efetivação das melhorias.

“O deputado Emanuelzinho alinhou a chegada dos recursos, que nos ajudará a promover essa reurbanização. Acredito em breve essas primeiras etapas serão concluídas e, depois que acabar o período chuvoso, a intervenção deve ser iniciada. Vamos fazer um remodelagem dessa região, incluindo a recuperação da malha viária e construção de rede de drenagem de águas pluviais”, completou o chefe do Executivo.

OUTRAS OBRAS NA REGIÃO

Na segunda-feira (17), o prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou a Avenida Enio Luiz Caldart (antiga Avenida Síria), no bairro Jardim Monte Líbano. A via possui 800 metros de extensão e faz a ligação entre as avenidas República do Líbano e Dr. Hélio Ribeiro. A obra recebeu o investimento de cerca de R$ 2,4 milhões e englobou os serviços de rede de drenagem de águas pluviais, pavimentação, sinalização, meio-fio, calçada e iluminação de LED.

Na mesma região, está em construção o Sistema Viário Lino Rossi, com aproximadamente dois quilômetros de extensão. O corredor de mobilidade urbana também ligará a Avenida República do Líbano a outros pontos. O primeiro trecho chegará até a Avenida Dr. Hélio Ribeiro, na altura da rotatória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e já está com os serviços de drenagem e pavimentação finalizados.

O segundo percurso facilitará acesso à Avenida Historiador Rubens de Mendonça, saindo na lateral do supermercado Comper. A continuidade dos trabalhos nesse trajeto depende da conclusão da fase de desapropriação, que está prevista para ocorrer até o mês de março. A partir disso, as maquinas passam a atuar no local. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Em Cuiabá, Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração destaca inovação e modernização

Published

on

A abertura do Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração: Inovação, Modernização e Eficiência em Destaque aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), em Cuiabá, com a presença de secretários municipais de Administração de nove capitais e representantes de municípios convidados. A cerimônia contou com apresentações artísticas do grupo Siriri Elétrico, destacando as tradições cuiabanas do Siriri e Cururu. O evento está sendo realizado no Hotel Deville e segue até amanhã. Esta é a terceira edição do FONAC realizada em Cuiabá. Coincidentemente, uma das edições, a 69ª, ocorreu em 2018, no início da gestão de Emanuel Pinheiro, enquanto agora, no encerramento de seu segundo mandato, Cuiabá sedia a 83ª edição do Fórum. A outra ocasião foi a 57ª edição, em 2012.

Entre os temas em discussão durante o evento está a definição da capital que sediará a próxima edição, prevista para abril de 2025, além de estratégias de trabalho para o próximo ano.

O secretário de Governo, Júnior Leite, representou o prefeito Emanuel Pinheiro, que cumpre agenda em Brasília. Ele apresentou as principais ações da gestão e seus resultados para a sociedade, destacando a importância do FONAC.“A relevância de sediar um evento como este está principalmente na troca de experiências entre os secretários. Temos aqui representantes de todo o Brasil, de diversas capitais e municípios convidados, onde compartilhamos ações e realizações, como a entrega do maior hospital do estado, o HMC, construído e entregue pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, além dos mais de 28 mil títulos de regularização fundiária que garantiram dignidade e segurança ao cidadão cuiabano. Também destacamos dois viadutos construídos com recursos próprios da Prefeitura, algo inédito nos 300 anos de Cuiabá, rompendo a dependência histórica de verbas federais e estaduais”, afirmou.

Júnior Leite enfatizou que o prefeito Emanuel Pinheiro quebrou paradigmas ao investir na mobilidade urbana da cidade. Ele também destacou iniciativas como a distribuição de uniformes escolares, a climatização de 100% das escolas municipais e a valorização dos servidores públicos por meio da aprovação de leis que atualizaram os planos de carreira de quase todas as categorias.“O prefeito Emanuel Pinheiro tem como lema cuidar de gente, e isso está diretamente conectado ao propósito do FONAC, que valoriza a experiência humana e o papel dos servidores públicos. Durante os oito anos de gestão, quase todas as categorias foram beneficiadas, demonstrando o compromisso com o funcionalismo público. Receber o FONAC pela terceira vez em Cuiabá reafirma o protagonismo da cidade na troca de experiências e no fortalecimento da administração pública no Brasil”, concluiu.

O presidente do FONAC, André Barbosa, secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, reforçou a importância da união e continuidade do Fórum, especialmente em um momento de transição política para muitos municípios.“O FONAC em Cuiabá é uma oportunidade de troca de experiências em um período desafiador para a administração pública. Aqui definiremos estratégias e a programação para 2025, assegurando que o Fórum continue forte e unido”, afirmou.

Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá e anfitriã do evento, deu as boas-vindas aos participantes e destacou as transformações vividas pela capital nos últimos anos.“Nos últimos oito anos, vivenciamos uma verdadeira revolução em Cuiabá. Este Fórum é uma oportunidade de compartilhar essas conquistas, trocar experiências e levar ideias inovadoras para nossas cidades. Nossa gestão deixa um legado que será lembrado como um marco na história de Cuiabá”, declarou.

A subsecretária de Planejamento e Gestão de Vitória (ES), Magna Rocha, também elogiou a oportunidade de compartilhar projetos inovadores, como o Laboratório Urbano Vivo, um dos destaques da programação.

O FONAC, realizado a cada quatro meses em diferentes capitais brasileiras, promove debates qualificados e o desenvolvimento de políticas públicas sólidas e representativas.

Programação do período vespertino (12/12):

  • Painel: A Inovação na Gestão Pública
    • Case 1: Uso da inteligência artificial nas licitações públicas – Katherine Schreiner, secretária de Licitações de Florianópolis (SC).
    • Case 2: Compras públicas sustentáveis e ODS – Marcela Arruda, secretária de Gestão de São Paulo (SP).
    • Case 3: Estratégias para o equilíbrio atuarial do sistema previdenciário de Cuiabá – Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá (MT).
    • Case 4: Criação do Laboratório Urbano Vivo – Magna Rocha, subsecretária de Vitória (ES).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS