CUIABÁ
Emanuel determina realização de estudo técnico para melhoria na mobilidade urbana da Avenida República do Líbano
O prefeito Emanuel Pinheiro revelou na semana passada que determinou a realização de um estudo de viabilidade técnica para nortear uma obra de melhoria na mobilidade urbana da Avenida República do Líbano. Segundo ele, a nova intervenção acontecerá no trecho dá acesso a Rodovia Helder Cândia (Estrada da Guia), a Rodovia Emanuel Pinheiro (Estrada da Chapada) e ao Centro Político Administrativo.
Com o crescimento contínuo no fluxo de veículos que utilizam o trajeto, a região situada nas proximidades do Posto Bom Clima tornou-se um dos grandes gargalos do trânsito da Capital, resultando em transtornos aos condutores principalmente nos horários de pico. Dessa forma, a ideia é elaborar um projeto que, ao se conectar com outras já entregues e em andamento, promova uma grande remodelação no trânsito do local.
“Com a entrega da Avenida Enio Luiz Caldart, o Sistema Viário Lino Rossi, que está em construção, e essa obra no trecho do Bom Clima, vamos promover uma modernização de toda a região, acabando as essas filas quilométricas de carros, com a perda de tempo, e com os transtornos que afetam todo mundo. Seja pedestre, usuário do transporte público, motoristas ou motociclistas, todos sofrem com o trânsito desorganizado dessa região”, disse Emanuel.
De acordo com o prefeito, o estudo é produzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e a obra será executada contando com a parceria da Secretaria de Obras Públicas e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). Além disso, conforme o gestor, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho), já assumiu o compromisso de destinar os recursos necessários para a efetivação das melhorias.
“O deputado Emanuelzinho alinhou a chegada dos recursos, que nos ajudará a promover essa reurbanização. Acredito em breve essas primeiras etapas serão concluídas e, depois que acabar o período chuvoso, a intervenção deve ser iniciada. Vamos fazer um remodelagem dessa região, incluindo a recuperação da malha viária e construção de rede de drenagem de águas pluviais”, completou o chefe do Executivo.
OUTRAS OBRAS NA REGIÃO
Na segunda-feira (17), o prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou a Avenida Enio Luiz Caldart (antiga Avenida Síria), no bairro Jardim Monte Líbano. A via possui 800 metros de extensão e faz a ligação entre as avenidas República do Líbano e Dr. Hélio Ribeiro. A obra recebeu o investimento de cerca de R$ 2,4 milhões e englobou os serviços de rede de drenagem de águas pluviais, pavimentação, sinalização, meio-fio, calçada e iluminação de LED.
Na mesma região, está em construção o Sistema Viário Lino Rossi, com aproximadamente dois quilômetros de extensão. O corredor de mobilidade urbana também ligará a Avenida República do Líbano a outros pontos. O primeiro trecho chegará até a Avenida Dr. Hélio Ribeiro, na altura da rotatória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e já está com os serviços de drenagem e pavimentação finalizados.
O segundo percurso facilitará acesso à Avenida Historiador Rubens de Mendonça, saindo na lateral do supermercado Comper. A continuidade dos trabalhos nesse trajeto depende da conclusão da fase de desapropriação, que está prevista para ocorrer até o mês de março. A partir disso, as maquinas passam a atuar no local.

CUIABÁ
Projeto de mobilidade vai contemplar eixos estruturantes e corredores de transporte

O prefeito Abilio Brunini determinou a elaboração de um novo projeto destinado à mobilidade urbana de Cuiabá para o convênio firmado com o Governo Federal, podendo ser orçado em mais de R$ 15 milhões. O valor é oriundo do PAC e deverá, com as novas diretrizes, abranger todos os eixos estruturantes e corredores de transporte de Cuiabá. A orientação foi repassada a equipe durante uma reunião com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Planejamento e a Diretoria Técnica de Convênios da Prefeitura. O projeto está sob responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana.
A discussão diz respeito a uma das operações do novo PAC, selecionada em 2023 e contratada no final do ano passado, voltada para a elaboração de projetos alimentadores do Corredor Estrutural de Cuiabá.
Segundo o prefeito, a mobilidade urbana é tão importante para a cidade que deveria ter um plano específico para as vias estruturantes, não apenas as vias coletoras. “No planejamento urbano deveria ter um Plano Diretor do Transporte Público”, frisou. O gestor também pediu agilidade para não perder o prazo e nem o recurso.
O alinhamento direto entre a Diretoria de Convênios e a Secretaria de Mobilidade Urbana impactará significativamente a mobilidade urbana da cidade. “Trata-se de um convênio que tem grande relevância financeira para Cuiabá e está alinhado com o plano de governo do Prefeito, tanto na época da campanha quanto no planejamento atual para a cidade. Estaremos focados nessa ação junto à Caixa Econômica”, disse Leandro Antônio Alves da Silva, diretor técnico de convênios da Prefeitura de Cuiabá.
Para a supervisora da Caixa Econômica Federal, Maristela Okamura, a equipe dará apoio para que o projeto seja construído dentro dos prazos, considera até novembro deste ano.
“A reunião foi extremamente produtiva. Agora, por determinação do prefeito, a mobilidade urbana será tratada de forma mais globalizada. Saímos extremamente satisfeitos com as decisões tomadas e temos certeza de que Cuiabá só tem a ganhar com isso”.
CADERNO DO IPDU
Na ocasião o prefeito ganhou da representante da Caixa Econômica Federal um exemplar do Caderno do IPDU do ano de 1994, época em que o secretário de Meio Ambiente era José Afonso Portocarrero e José Antônio Lemos eram superintendente do IPDU. Ambos estão atualmente nas funções, sendo Portocarrero o atual Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e José Antônio Lemos, secretário adjunto de Planejamento Urbano (IPDU).
O material é considerado uma relíquia por se tratar do primeiro projeto sobre o assunto e não existir mais exemplares no mercado.
#PraCegoVer
A foto mostra toda a equipe participante da reunião de alinhamento liderada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, no salão nobre da Palácio Paiaguás, com a representante da Caixa Econômica Federal, sendo 11 participantes. São profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Planejamento e a Diretoria Técnica de Convênios da Prefeitura. Todos estão em pé, em foto padrão, com o prefeito Abili ao centro segurando um exemplar do Caderno do IPDU elaborado no ano de 1994, que ganhou da representante da Caixa Econômica Federal.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Diversos6 dias ago
Flávia sanciona lei de cessão do “antigo Fórum” à Câmara de Vereadores
-
CUIABÁ4 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Frente Parlamentar da Segurança Pessoal deverá ser prorrogada e recebe sugestões para projetos de lei
-
POLÍTICA MT4 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Lei aprovada na ALMT cria programa para promover a participação das mulheres no setor cultural
-
Lucas do Rio Verde4 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT3 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário