65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Em quatro dias de evento, Semana Pedagógica da Escola Cuiabana teve mais de 86 mil visualizações

Publicado em


Assessoria

Clique para ampliar

A Semana Pedagógica 2022 prossegue nesta quarta-feira (2) com a palestra ‘Gestão da sala de aula e suas dimensões: relacionamento interpessoal, organização da coletividade e trabalho como conhecimento’, com o Prof. Dr. Celso Vasconcellos. A palestra será às 14h, com transmissão pelo canal 1, da Escola Cuiabana, no YouTube, numa parceria com o Programa A União Faz a Vida, do Sicredi, implementado na rede pública municipal com o objetivo de construir, junto a comunidade escolar, atitudes e valores ligados à cooperação e cidadania.

O Prof. Celso dos Santos Vasconcellos é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação. Foi Professor (Educação Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação), Orientador Educacional, Coordenador Pedagógico e Diretor de Escola. É consultor de secretarias de educação, e responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.

Evento formativo

A Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2022 é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, voltada para as equipes gestoras das unidades educacionais, docentes e técnicos. O evento, consolidado como um momento de formação, subsidia os profissionais nas suas práticas diárias e no planejamento escolar referente ao ano letivo. 

Nesta edição, o evento alcançou a marca de 86.500 visualizações em quatro dias, de 25 a 28/01, em que foram realizadas 17 palestras, duas conferências e duas oficinas.

Alguns dos temas em destaque foram o Combate à Violência Doméstica e Familiar, Educação Financeira para além da Matemática, a Política Educacional na ótica da Educação Inclusiva; Procedimentos de Biossegurança e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), entre outros.

Mais especificamente voltados aos gestores e docentes, os temas abordados tiveram como foco a Linguagem e Comunicação para crianças com Transtorno do Espectro Autista; a Matemática e a Alfabetização; o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes em período de alfabetização, as estratégias na aprendizagem dos estudantes; Sala de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento, entre outros.

Programação

Desde esta segunda-feira (31), até o dia 04/02, as equipes gestoras estarão realizando internamente, nas 170 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino, momentos de estudo e discussão sobre as estratégias pedagógicas e o planejamento do ano letivo 2022.

No dia 04/02, às 14h, será realizada a Aula Inaugural, o primeiro ato da Autoridade Executiva Municipal referente à Educação, evento que marca o início do ano letivo 2022.  Este ano, a Aula Inaugural terá como palestrante o neuropsicólogo, consultor organizacional e escritor, Eduardo Shinyashiki, que abordará o tema ‘A arte do conviver e do aprender: o caminho do conhecimento’. A Aula Inaugural será transmitida pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube, para cerca de 8 mil profissionais da Educação do Município.

Serviço

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2022

Data: 25/1 a 04/02

Transmissão: Canais da Escola Cuiabana no Youtube e Google Meet

Programação – 02/02, Terça-feira

Período Vespertino

13:50h – Interação

13:55h – Abertura

Edilene de Souza Machado – Secretária Municipal de Educação

Débora Marques Vilar – Secretária Adjunta de Educação

Intérpretes – Larúbia Arruda e Jéssica Souza

14 às 17h – Palestra – Gestão da Sala de Aula e suas dimensões: relacionamento interpessoal, organização da coletividade e trabalho com conhecimento

Palestrante: Prof. Dr. Celso dos Santos Vasconcellos

Mediação – Zileide Lucinda dos Santos – Coordenadora Técnica de Ensino

Intérpretes – Larúbia Arruda e Jéssica Souza

16:55h – Perguntas/Chat – Zileide Lucinda dos Santos – Coordenadora Técnica de Ensino

17h – Encerramento

Aula Inaugural

Data: 04/02

Horário: 14h

Transmissão: Canal da Escola Cuiabana no Youtube

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

TCE emite parecer favorável à aprovação das contas da Prefeitura de Cuiabá 2023

Published

on

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu, nesta terça-feira (10), parecer favorável às contas da Prefeitura de Cuiabá referentes ao exercício de 2023. O conselheiro relator, José Carlos Novelli, votou pela aprovação das contas, sendo acompanhado pelo presidente da Corte de Contas, Sérgio Ricardo, e pelos conselheiros Domingos Neto, Valter Albano e Guilherme Maluf.

Na análise global, o relator destacou que, embora o agravamento do déficit seja um ponto relevante, especialmente nos gastos com saúde pública, o Município apresentou uma melhora significativa na execução orçamentária em relação a 2022.

Ele citou um estudo técnico, com base em dados do Ministério da Saúde, usado pelo conselheiro Valter Albano, durante emissão de parecer também favorável às contas do exercício 2022.

“Entre 2020 e 2024, mais da metade dos atendimentos ambulatoriais e quase 40% dos atendimentos hospitalares foram destinados a pacientes de outros municípios, um fator relevante na avaliação das contas. Esse contexto reforça a necessidade de garantir segurança jurídica nas decisões da Corte”, ponderou o Novelli.

Ele também citou que outro ponto positivo foi o resultado primário superavitário de R$ 171.250.309,00, que superou a meta prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Adicionalmente, a dívida consolidada líquida manteve-se estável, passando de 40,61% em 2022 para 43% em 2023. Apesar do aumento, o índice permanece amplamente abaixo do limite de 120% estabelecido pela Resolução nº 40/2001 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”.

O conselheiro José Carlos Novelli destacou ainda o cumprimento dos gastos mínimos obrigatórios em educação e saúde, a observância dos limites de despesas com pessoal e os resultados primários superavitários como pontos de grande relevância.

“Esses fatores levaram à conclusão de que o déficit financeiro apurado e as demais irregularidades identificadas não possuem peso suficiente para embasar um parecer contrário à aprovação das contas”, ressaltou o relator.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS