65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Em live, prefeito Emanuel Pinheiro anuncia que eventos serão limitados a 30% da capacidade dos ambientes

Publicado em


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou, na noite desta terça-feira (1º), durante live no Facebook, que irá limitar a 30% da capacidade dos ambientes a realização dos eventos esportivos e artísticos em estádios e ginásios, eventos religiosos (excetuando missas e cultos realizados ordinariamente) e aqueles realizados em espaços e casas de shows. O decreto será publicado na edição da Gazeta Municipal que circulará na quarta-feira (2). 

“Tudo que eu mais quero é vencer essa pandemia. Trabalhamos intensamente, mantemos uma campanha, a Vacina Cuiabá, com mais de um milhão de doses aplicadas, mas, diante do cenário, é preciso que tenhamos precaução”, declarou Pinheiro durante a transmissão ao vivo.

No decreto nº 8.946/2022, de interesse sanitário e de caráter excepcional, fica estipulado que para acessar e permanecer nos eventos citados será necessário apresentar comprovante de imunização contra a covid-19 com a segunda dose ou dose única. Além disso, deverão ser observadas rigorosamente as medidas de biossegurança, já anteriormente determinadas no âmbito municipal, sob pena de aplicação das penalidades legais cabíveis.

No caso das missas e cultos realizados ordinariamente, fica mantida a necessidade de observância das medidas de biossegurança, com distanciamento, uso de máscara e disponibilização de álcool para higienização das mãos. 

Conforme o monitoramento dos casos de covid-19, as medidas previstas do decreto poderão ser alteradas. “Torço para que essas medidas sejam rápidas e passem logo, afinal estamos avançando na imunização”, declarou o prefeito. 

Dentre os motivos que levaram à adoção das novas regras, estão: o aumento exponencial de casos de Influenza e de covid-19, o aumento da taxa de ocupação dos leitos hospitalares nos estabelecimentos públicos e privados de saúde de Cuiabá, por pacientes infectados pela covid-19, a orientação aos municípios emanada da 14ª Reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública – COE/SES-MT, além do nível de avaliação de risco de Cuiabá diante da situação epidemiológica de Mato Grosso. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Em Cuiabá, Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração destaca inovação e modernização

Published

on

A abertura do Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração: Inovação, Modernização e Eficiência em Destaque aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), em Cuiabá, com a presença de secretários municipais de Administração de nove capitais e representantes de municípios convidados. A cerimônia contou com apresentações artísticas do grupo Siriri Elétrico, destacando as tradições cuiabanas do Siriri e Cururu. O evento está sendo realizado no Hotel Deville e segue até amanhã. Esta é a terceira edição do FONAC realizada em Cuiabá. Coincidentemente, uma das edições, a 69ª, ocorreu em 2018, no início da gestão de Emanuel Pinheiro, enquanto agora, no encerramento de seu segundo mandato, Cuiabá sedia a 83ª edição do Fórum. A outra ocasião foi a 57ª edição, em 2012.

Entre os temas em discussão durante o evento está a definição da capital que sediará a próxima edição, prevista para abril de 2025, além de estratégias de trabalho para o próximo ano.

O secretário de Governo, Júnior Leite, representou o prefeito Emanuel Pinheiro, que cumpre agenda em Brasília. Ele apresentou as principais ações da gestão e seus resultados para a sociedade, destacando a importância do FONAC.“A relevância de sediar um evento como este está principalmente na troca de experiências entre os secretários. Temos aqui representantes de todo o Brasil, de diversas capitais e municípios convidados, onde compartilhamos ações e realizações, como a entrega do maior hospital do estado, o HMC, construído e entregue pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, além dos mais de 28 mil títulos de regularização fundiária que garantiram dignidade e segurança ao cidadão cuiabano. Também destacamos dois viadutos construídos com recursos próprios da Prefeitura, algo inédito nos 300 anos de Cuiabá, rompendo a dependência histórica de verbas federais e estaduais”, afirmou.

Júnior Leite enfatizou que o prefeito Emanuel Pinheiro quebrou paradigmas ao investir na mobilidade urbana da cidade. Ele também destacou iniciativas como a distribuição de uniformes escolares, a climatização de 100% das escolas municipais e a valorização dos servidores públicos por meio da aprovação de leis que atualizaram os planos de carreira de quase todas as categorias.“O prefeito Emanuel Pinheiro tem como lema cuidar de gente, e isso está diretamente conectado ao propósito do FONAC, que valoriza a experiência humana e o papel dos servidores públicos. Durante os oito anos de gestão, quase todas as categorias foram beneficiadas, demonstrando o compromisso com o funcionalismo público. Receber o FONAC pela terceira vez em Cuiabá reafirma o protagonismo da cidade na troca de experiências e no fortalecimento da administração pública no Brasil”, concluiu.

O presidente do FONAC, André Barbosa, secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, reforçou a importância da união e continuidade do Fórum, especialmente em um momento de transição política para muitos municípios.“O FONAC em Cuiabá é uma oportunidade de troca de experiências em um período desafiador para a administração pública. Aqui definiremos estratégias e a programação para 2025, assegurando que o Fórum continue forte e unido”, afirmou.

Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá e anfitriã do evento, deu as boas-vindas aos participantes e destacou as transformações vividas pela capital nos últimos anos.“Nos últimos oito anos, vivenciamos uma verdadeira revolução em Cuiabá. Este Fórum é uma oportunidade de compartilhar essas conquistas, trocar experiências e levar ideias inovadoras para nossas cidades. Nossa gestão deixa um legado que será lembrado como um marco na história de Cuiabá”, declarou.

A subsecretária de Planejamento e Gestão de Vitória (ES), Magna Rocha, também elogiou a oportunidade de compartilhar projetos inovadores, como o Laboratório Urbano Vivo, um dos destaques da programação.

O FONAC, realizado a cada quatro meses em diferentes capitais brasileiras, promove debates qualificados e o desenvolvimento de políticas públicas sólidas e representativas.

Programação do período vespertino (12/12):

  • Painel: A Inovação na Gestão Pública
    • Case 1: Uso da inteligência artificial nas licitações públicas – Katherine Schreiner, secretária de Licitações de Florianópolis (SC).
    • Case 2: Compras públicas sustentáveis e ODS – Marcela Arruda, secretária de Gestão de São Paulo (SP).
    • Case 3: Estratégias para o equilíbrio atuarial do sistema previdenciário de Cuiabá – Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá (MT).
    • Case 4: Criação do Laboratório Urbano Vivo – Magna Rocha, subsecretária de Vitória (ES).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS